Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo)

Ir para baixo

Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo) Empty Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo)

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Jul 27, 2012 7:37 am

Boa tarde,

Este mail serve para vos dar conhecimento dos primeiros controlos externos ao Caia da campanha de 2012.

Desde meados de Julho que se observam gaivinas-de-bico-preto nos arrozais do estuário do Tejo. Recentemente fiz duas incursões na tentativa de ler anilhas, dia 25, na companhia do Rui Caratão, e dia 26 (on my own). Estimei que andariam por lá cerca de 300 indivíduos. Conseguimos 8 controlos de 5 indivíduos distintos e mais algumas anilhas apenas parcialmente lidas.

Foram controlados até agora 2 aves marcadas no Caia, uma deste ano, anilhada pela Sara Pardal (vejam fotos abaixo e o link para uma foto muito boa do José Viana) e outra marcada em 2008 como cria não voadora e que foi também controlada este ano no Caia. Controlamos ainda outras 3 aves marcadas em Espanha, sendo uma delas nidificante no Caia. Adicionalmente a estes registos, foi controlada outra espanhola pelo Luís Gordinho, enquanto se distraiu da busca de raridades, e o José Viana fotografou em 2 dias distintos o juvenil das fotos.

http://www.flickr.com/photos/jose_viana/7651105020/in/pool-aves_de_portugal

Algumas notas interessantes: pelos dados que temos vindo a recolher, os jovens migram com os progenitores, que os continuam a alimentar durante a migração e nestas áreas de stopover. Aparentemente, uma proporção significativa das aves que nidificam no Caia desloca-se para os arrozais do estuário do Tejo.

A saber (no que respeita à anilhagem): Quais são estas áreas? Quanto tempo ficam nestas áreas de stopover? Usam as mesmas de uns anos para os outros? Quais as áreas de invernada da nossa população reprodutora? Onde vão nidificar os juvenis nascidos no Caia? Que relação há entre as áreas de nidificação? etc, etc. São estes alguns dos aspectos que pretendemos vir a conhecer com este trabalho.

Vou tentar insistir nos próximos dias para fazer mais leituras. Se tiverem oportunidade façam um esforço, pois todos os registos são muito importantes.

Obrigado pela vossa colaboração!

Carlos Pacheco e Luís Venâncio


Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo) Ap8amarelaaseralimentad


Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo) Ap8amarelaaseralimentad
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo) Empty Re: Tagazes anilhados nos arozzais da Giganta e Alcamé (estuário do Tejo)

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Ago 07, 2012 7:07 am

Regressei aos arrozais no passado sábado (05/08) e o número de tagazes já diminuiu bastante. Estimei que lá estivessem cerca de 60 indivíduos e apenas consegui ler uma anilha. Tratava-se de mais um dos juvenis marcados no Caia este ano, na primeira sessão, diferente dos observados anteriormente neste local. Também este continuava a ser alimentado intensamente pelos progenitores.

O balanço assim sobe para 9 controlos de 6 indivíduos diferentes. Há ainda outro juvenil do qual tenho apenas uma leitura parcial e umas fotos muito distantes, que possivelmente ainda dará para esclarecer.

Resta agora saber se daqui sairão diretas para África ou se ainda param em mais alguns locais na Península.
Aproveito para perguntar aos observadores do Algarve se têm feito observações recentes da espécie e se sim, onde?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos