Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

+5
daniel.sobral
Gonçalo Elias
Arade
Alexandre_Leitão
Pedro Correia
9 participantes

Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Pedro Correia Qui Jul 17, 2008 5:05 pm

Viva, alguém tem dados sobre a nidificação da gaivota-de-patas-amarelas em edifícios em Portugal e qual a tendência para a utilização destes locais? Em Viana do Castelo, onde vivo, os locais de nidificação de que tenho conhecimento tem aumentado. Este ano dois "novos?" locais foram usados por esta espécie.

Saudações

Pedro Correia
Pedro Correia
Pedro Correia

Número de Mensagens : 100
Idade : 55
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 27/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Alexandre_Leitão Sex Jul 18, 2008 5:16 pm

Caro Pedro:

é extremamente complicado saber tendências de uso do habitat pelas espécies por que não há estudos de séries longas. Por isso, basicamente, existem sensibilidade, experiência e expeculação sobre o assunto.

Conheço pelo menos, mais dois casos e suspeita de outro, de nidificação em edificios por L. michahellis - conheço em Peniche e em Lagos, e penso que em Portimão também já devem ter criado (para esclarecer sobre este local, apelo ao Nelson Fonseca que conhece melhor o local).

segundo a experiência que tenho de Lagos (em Peniche não acompanhei a situação), e de acordo com as queixas dos moradores dos prédios onde as gaivotas fazem o ninho, a tendência parece ser para aumentar...mas sublinho o que disse ao ínicio.

As razões para a utilização maior destes locais (continuam a existir bastantes casais a utlizar as arribas junto à cidade de Lagos) deve estar relacionada com melhor protecção, sobretudo de predadores terrestres vorazes e «carniceiros» do tipo cães e gatos...

é provável que criem em mais locais como Viana e Lagos...

Cumprimentos
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Arade Qui Jul 24, 2008 10:43 am

Na Docapesca de Portimão (concelho de Lagoa, Algarve), este ano suspeitei da nidificação provável de pelo menos dois casais no edifício principal da Lota. Mas como não vou ao local à quase dois meses, desconheço do sucesso ou não destes.

Vou lá na próxima semana, espero ir a tempo de poder aferir da situação referida, para além de começarem as migrações pós-nupciais de Larus fuscus e as (muitas) anilhas coloridas para ler!
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 24, 2008 10:55 am

Já ouvi dizer por duas pessoas diferentes que estão a criar em Lisboa (na zona de Belém) mas não tenho mais pormenores
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por daniel.sobral Sex Jul 25, 2008 11:57 am

Por aqui (em Marselha) elas nidificam por todo o lado.
Mesmo no edifício em frente já é o 2º ano que nidificam... o raio dos putos nem me deixam dormir tanto passam a noite a pedinchar comida aos pais... algumas noites tava mesmo com vontade de ter uma espingardita à mão. Twisted Evil
daniel.sobral
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Idade : 44
Local : Almada
Data de inscrição : 24/06/2007

http://www.grupoflamingo.org

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 11, 2008 6:17 am

Hoje soube por um colega meu que as gaivotas nidificaram com sucesso nos prédios da Baixa Pombalina (ele viu pintos a correr sobre os telhados, em Junho)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Arade Seg Ago 11, 2008 7:21 am

Pelos comentários obtidos de residentes na baixa de Portimão, parece que esta espécie terá nidificado em alguns edifícios na baixa da cidade.
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 20, 2012 6:57 am

Portimão tem 40 mil gaivotas
Data: 14 Dezembro 2012
Fonte: cmjornal.xl.pt

As gaivotas são um dos símbolos de Portimão, mas a sua população aumentou tanto que já motiva queixas de turistas e residentes. Por isso, a autarquia celebrou um protocolo com uma empresa especializada com o objectivo de estudar a evolução do número desta espécie de aves e propor medidas de controlo.

Segundo fonte da autarquia, "o estudo, que não terá custos financeiros para a câmara, determinará a dinâmica populacional das gaivotas", adiantando que se estima que "haja actualmente cerca de 40 mil na cidade".

O recenseamento detalhado levará à marcação de aves com anilhas para posterior seguimento, de forma a apurar os seus locais de alimentação e nidificação. Está ainda a ser equacionada a colocação de emissores com GPS.

O projecto, da empresa Mãe d’Água, prevê uma plataforma, no site da câmara, para receber reclamações e a disponibilização de um manual sobre os procedimentos a adoptar para evitar ninhos.

As gaivotas também geram queixas em Lagos, onde um estudo revelou a existência de 32 mil. "Foram sensibilizados os operadores da lota para não as alimentar e colocados obstáculos para nichos em prédios", diz Júlio Barroso, presidente da câmara.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/portimao-tem-40-mil-gaivotas
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Simon Wates Qui Dez 20, 2012 12:11 pm

Gonçalo,

Acho os números presentados acho bastante exagerados!

Embora a população de Larus michahellis e L.fuscus em Portimão não tenho estimativas - menos que fiz uma contagem no aterro de Silves com o propósito de tentar averiguar se os de Lagos utilize este, o aterro mais próximo. Foi difícil ter provas, mas estou convencido que muitas das gaivotas de Lagos percorrem os 20 tais kms pare se alimentar.

Sim recorrer meus dados, lembro no censo que fiz em 2008 estimou uns 400+ casais urbanas em Lagos e o contagem (inverno) mais elevado (na Meia Praia) foi um pouco mais de 2000 inds de L.fuscus e L.michahellis. Na Ria de Alvor há contagens acima de 4000 acho - mas estes pode ser aves de Lagos ou Portimão (em principio).

Se precisas posso filtrar os meus dados, mas o numero de 32,000 inds é muito!

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 20, 2012 12:44 pm

Simon,

Pela minha parte não estou envolvido em qualquer estudo sobre esta espécie - só coloquei aqui a notícia porque achei que seria interessante. Wink

1 abraço,
Gonçalo

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Simon Wates Qui Dez 20, 2012 12:55 pm

Eu sei Gonçalo!

Tenho certeza também que o presidente de câmara de Lagos sabe que não foram presentadas 32,000 gaivotas no relatório, mas 3200 sim - como máximo do inverno! - deve ser coisas de prensa Wink
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por barrento Ter Jul 15, 2014 1:38 pm

Existe um casal com duas crias no Sítio da Nazaré! Nidificaram em rocha, mas mesmo junto a casas.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por patriciaeluis Dom Jul 27, 2014 3:10 pm

Nidificam nos telhados de Vila Nova de Gaia, basta subir à Serra do Pilar e olhar para os telhados em baixo.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Miguel M Seg Jul 28, 2014 4:20 am

Em Cascais também nidificam nos telhados
Miguel M
Miguel M

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 10/08/2011

http://500px.com/MiguelM

Ir para o topo Ir para baixo

Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas Empty Re: Nidificação de gaivota-de-patas-amarelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos