Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça: Época 2012-2013 começa hoje

+5
ribeiroa
Upupa epops
Telmo Ribeiro
alcedo
Gonçalo Elias
9 participantes

Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 19, 2012 4:15 am

Caça: Época 2012-2013 começa hoje
19 de Agosto de 2012
Fonte: Lusa

Lisboa, 19 ago (Lusa) - A época de caça 2012-2013 começa hoje, com a alteração do período legal para a caça a várias espécies de patos como principal novidade não só para esta época, como para as duas seguintes, segundo despacho do ministério da Agricultura.

O despacho do ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, publicado em Diário da República em maio, define que a caça aos patos trombeteiro, zarro-comum, zarro-negrinha, marrequinha, arrabio, piadeira e frisada decorre de 01 de outubro a 20 de janeiro, enquanto na época de 2011-2012 foi de 15 de agosto a 31 de janeiro.

Na origem desta mudança está uma recomendação da União Europeia, segundo a qual Portugal estava a terminar a caça aos patos "muito tarde, já em época de reprodução" e, por isso, poderia ser alvo de coima, explicou à Lusa, na altura da publicação do despacho, o presidente da Federação Portuguesa de Caça, Jacinto Amaro.

http://visao.sapo.pt/caca-epoca-2012-2013-comeca-hoje=f681789#ixzz23z3WmA9P
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por alcedo Dom Ago 19, 2012 7:12 am

Compreendo que a situação dos patos não seja a mesma no país todo, mas não é um bocado estranho que se permita a caça a algumas espécies que aqui no fórum são raras ou nem aparecem, o que dá a imagem da do escasso número delas no país inteiro. lol!
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom Ago 19, 2012 3:09 pm

E nem falemos da Rola-Brava...
E o mais estupido de tudo é que as publicações da especialidade de caça, nomeadamente a Calibre 12 em dois numeros consecutivos (e isto os que li, de vez em quando aparecem coisas interessantes em termos de engodos, e técnicas de campo, imagino o que dizem os numeros que não li), ainda há poucos meses andavam a gozar, questionar, e contradizer as afirmações da SPEA e nosso conhecimento geral em relação ao declinio acentuado das populações de rola Brava a nivel europeu... Diziam eles que as conclusoes da SPEA se baseavam em assunções e numeros questionaveis... Bolas se os numeros da SPEA são "questionaveis" os numeros de quem é que são bons? Os "censos" de caça que as associações levam a cabo? LOOOOOL

Eu acho estranho que a epoca tenha começado só hoje, no entanto, ridiculamente já ando a ver caçadores pelos campos há uma semana, e já venho vendo cartuchos pelas maquedas e arneiros há umas 3 semanas... Não me espanta para dizer a verdade, um pais sem rei nem roque, onde ser-se caçador dá direito a desrespeitar tudo e todos!

Ainda ontem encontrei 1 Texugo pendurado numa oliveira, e 2 sacarrabos mortos, os 3 a tiro aqui nas maquedas da area...=((( Isto é triste não só porque eu que ando no campo com frequencia nunca os vejo, e veêm me estes energumneros e não só os vêm como os assassinam... Bolas! QUE ODIO!

A SPEA falou numa moratória na caça á rola...Pois eu diria melhor, uma INTERDIÇÃO total e completa a toda a actividade venatória em território nacional!...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Upupa epops Seg Ago 20, 2012 3:18 am

caça aos patos trombeteiro, zarro-comum, zarro-negrinha, marrequinha, arrabio, piadeira e frisada decorre de 01 de outubro a 20 de janeiro

Compreendo que a situação dos patos não seja a mesma no país todo, mas não é um bocado estranho que se permita a caça a algumas espécies que aqui no fórum são raras ou nem aparecem, o que dá a imagem da do escasso número delas no país inteiro.

Nem mais, não percebo o que se anda a fazer, deviam ser espécies protegidas e não espécies para a caça...

Ainda ontem encontrei 1 Texugo pendurado numa oliveira, e 2 sacarrabos mortos, os 3 a tiro aqui nas maquedas da area...

Isso é mesmo de quem não tem o mínimo de censo..., tanta coisa com conservação da Natureza e mesmo assim há sempre alguém que estraga tudo..
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por ribeiroa Seg Ago 20, 2012 8:17 am

Carissimos,

Vou-vos transmitir a minha humilde opiniao como observador de aves, e sobretudo como caçador.
Honestamente acho que as leis da caça estap completamente dejasustadas face ás densidades de aves existentes seja num contexto regional ou seja num contexto global.
Em primeiro lugar é ridiculo a caça á rola brava, o que mais ainda me surpreende é que os caçadores com quem eu convivo, e oiço opinioes sao todos a favor do fim da caça á rola.
Entao a quem agrada esta possibilidade ? a meia duzia de capitalistas que conseguem atraves de gestao cinegetica ( cevadouros, etc ) concentrar a meia duzia de rolas existentes naquele concelho na sua zona de caça ?
Depois temos as aves que sao autorizadas abater como o caso de todos os patos que nao sejam o pato real, conforme foi mencionado pelo Telmo Ribeiro.
Segue-se outro caso gritante - a tordoveia - Será que quem está atras da secretaria nao compreende que abatendo aquela tordoveia ou aquele casal que frequenta aquele montado, acabou-se a tordoveia naquela zona?
Por fim e nao menos ridiculo temos o estorninho malhado. O problema do estorninho é que na pratica em acto de caça é praticamente impossivel distingui-los levando a abates da especie protegida.
Lamentavel tambem para mim é a pratica de controle de predadores que só prova a cegueira, a falta de evoluçao mental que acompanha a maior parte das comunidades de caçadores. Como foi referido e eu ja presenciei ouvem-se tiros fora da epoca, mas esses individuos nao podem ser apelidados de caçadores.
O problema nao esta na caça propriamente dita, mas simplesmente na mentalidade predominante dos aficcionados desta actividade que espero com o correr dos tempos, a evoluçao das mentalidades, a divulgaçao das informaçoes possam vir a mudar, de forma a praticar a sua actividade de uma forma equilibrada e sustentavel. Felizmente tenho vindo a ssistir a algumas melhorias sobretudo nas novas geraçoes mas vai ser um processo muito lento...

Cumprimentos
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por lameiras Seg Ago 20, 2012 8:59 am

Mad
Ribeiroa, felizmente sei que há caçadores sensatos e moderados. Mas por causa de uns..
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Idade : 45
Local : Anadia
Data de inscrição : 19/03/2011

http://olhares.com/ndre

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por ribeiroa Seg Ago 20, 2012 9:12 am

lameiras escreveu: Mad
Ribeiroa, felizmente sei que há caçadores sensatos e moderados. Mas por causa de uns..


Lameiras, e o que mais me entristece é que a percentagem de caçadores sensatos é muito reduzida pondo em causa o nome dos restantes aficionados desta pratica.
Quero acreditar que a sensatez e a moderaçao acompanhe as novas geraçoes, que pelo menos assim me parece que esteja a começar a acontecer...

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Paulo Alves Ter Ago 21, 2012 3:40 am

ribeiroa escreveu:Em primeiro lugar é ridiculo a caça á rola brava, o que mais ainda me surpreende é que os caçadores com quem eu convivo, e oiço opinioes sao todos a favor do fim da caça á rola.

E esses caçadores que são a favor do fim da caça à rola deixaram de caçar rolas, ou continuam a caçar rolas porque é permitido?
Porque uma coisa é ser contra algo e não fazê-lo, outra é ser contra e continuar a fazê-lo porque é permitido... Até hoje nunca vi um caçador levantar a voz para que acabasse a caça a que espécie fosse...

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por ribeiroa Ter Ago 21, 2012 5:17 am

E esses caçadores que são a favor do fim da caça à rola deixaram de caçar rolas, ou continuam a caçar rolas porque é permitido?
Porque uma coisa é ser contra algo e não fazê-lo, outra é ser contra e continuar a fazê-lo porque é permitido... Até hoje nunca vi um caçador levantar a voz para que acabasse a caça a que espécie fosse...

[/quote]

Paulo, provavelmente nao ouviu nenhum caçador ser a favor de acabar com a caça a alguma especie porque poderá este grupo nao fazer parte da sua convivencia regular, contudo noto que existem muitos caçadores que nao sao a favor da caça á rola e que nao a praticam, tambem sei que predomina infelizmente a mentalidade " nao sou eu que vou mudar o mundo, se nao forem caçadas cá sao abatidas em larga escala quando chegarem a marrocos "...

Eu pessoalmente nao caço rolas, assim como tordoveias e patos que nao sejam os reais conforme critiquei acima essa possibilidade.
Já o fiz mas como tudo vamos aprendendo, ouvindo outras opinioes e ajustando-nos a novas realidades.
Posso-lhe dizer Paulo que estive numa zona de caça ordenada onde convivi 3 anos com um casal de tordoveias que nao abati e sensibilizei os restantes elementos para nao o fazerem.
Portanto Paulo, se ainda nao conhecia um unico caçador capaz de criticar e por em pratica as ideologias de fim de caça a algumas especies, acho que acabou de conhecer um. Nao vou mudar o mundo mas terei sempre presente uma atitude de sensibilizaçao para com os outros parceiros que espero que se venha a propagar.

Deixo novamente um link onde tambem predomina a opiniao de caçadores que defendem o fim da caça á rola.

http://kacipesca.super-forum.net/t4893-rola-brava-ave-do-ano-2012

Cumprimentos,
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Paulo Alves Ter Ago 21, 2012 6:04 am

ribeiroa escreveu:Paulo, provavelmente nao ouviu nenhum caçador ser a favor de acabar com a caça a alguma especie porque poderá este grupo nao fazer parte da sua convivencia regular, contudo noto que existem muitos caçadores que nao sao a favor da caça á rola e que nao a praticam, tambem sei que predomina infelizmente a mentalidade " nao sou eu que vou mudar o mundo, se nao forem caçadas cá sao abatidas em larga escala quando chegarem a marrocos "...

António caí no erro de generalizar...peço desculpa por esse facto.
Sei que existem muitos caçadores honestos, responsáveis e acima de tudo conhecedores da espécies que caçam.

Ao ler as opiniões dos foristas caçadores reparei que alguns trocariam a rola-brava pela turca, alegando que haveria competição entre as duas espécies. Achei interessante e nunca me lembrei que isso poderia acontecer Rolling Eyes
A princípio pensei: mas a Rola-turca predomina em espaços urbanos onde a brava é rara ou enexistente. Depois lembrei-me que a turca começa já a colonizar espaços "selvagens" (montados de sobro, por ex) principalmente quando há oferta alimentar, como cevadouros, alimento para gado...
E basta fazer uma pesquisa "competition streptopelia decaocto turtur" para encontrar alguns estudos sobre o assunto.

O problema é que não é só a competição com a Rola-turca, que será o menor dos males (?). Terão enorme peso a destruição do habitat, a modificação das práticas agrícolas, a situação nos países de Invernada...

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por ribeiroa Ter Ago 21, 2012 7:53 am

Paulo, nao é caso para pedires desculpa. Um forum é um local onde essencialmente partilhamos experiencias e opinioes e sei que neste caso nao é o " ambiente ideal "para manifestar opiniao como caçador, mas pretendo demonstrar a realidade que existe nos nossos campos enquanto jogador da outra equipa para que possamos todos nos em conjunto contribuir para uma melhoria. Acho francamente que o desejo de trocar de rola para este periodo da caça novamente revela o desconhecimento e o desejo incontornavel de dar um tirinho... ( de uma forma algo violenta chamo a isto cegueira... ).
Se abrem a caça á rola turca como alguns foristas sujerem acho que o que vai acontecer é uma extinçao imediata no primeiro ano, porque em primeiro lugar esta ave nao tem a desconfiança necessaria para se proteger. Segue-se o facto de estar muito concentrada em zonas de caracter urbano e em zonas de alimentaçao artificial como os que referiste.
No que diz respeito á caça em tiro ao voo é de relativa facilidade quando comparado com a rola comum e as restantes especies cinegeticas.

Creio que " trocar de rola " pela competiçao entre elas nao é a razao mas sim o pretexto.

Tinhas a noçao que os foristas caçadores em grande parte defendiam o fim da caça á rola?

De uma forma geral e creio que ja disse anteriormente acho que a alteraçao das praticas agricolas nao tem grande influencia porque vejamos: Aquando da chegada da rola brava as sementeiras ja estao feitas e num estado de maturaçao de onde nao conseguem extrair grao e no entanto elas chegaram. No fim das colheitas, os chamados restolhos tem alimento mas numa altura em que as rolas já estariam fixadas.
Segue-se o caso do baixo alentejo e por exemplo da andaluzia com imensas plantaçoes de cereais e rolas? Nada ou quase nada...
A perda de habitat e nomeadamente por causa dos incendios no periodo de nidificaçao acredito que tenham muita influencia. Nao sei se haverá tambem alteraçao nas rotas de migraçao.

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Paulo Alves Ter Ago 21, 2012 8:15 am

ribeiroa escreveu:Um forum é um local onde essencialmente partilhamos experiencias e opinioes e sei que neste caso nao é o " ambiente ideal "para manifestar opiniao como caçador,
Pois acho que é exactamente o "ambiente ideal" para o fazer Wink

E concordo perfeitamente que trocar de espécie não é a solução.
Se há "caçadores honestos, responsáveis e acima de tudo conhecedores das espécies que caçam", há aqueles que querem lá saber que espécie é, desde que possam dar o tiro.
Referi a proposta de alguns foristas caçadores, porque nunca me tinha lembrado de haver competição entre as duas e como disse será o menor dos males da Rola-brava.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por pedro121 Ter Ago 21, 2012 8:24 am

Paulo Alves escreveu:
Pois acho que é exactamente o "ambiente ideal" para o fazer Wink


Humm, mas talvez noutra zona do forum, e termos dois tópicos paralelos também é discutível
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por LuisMM Ter Ago 21, 2012 4:51 pm

Ai vão alguns bitaites pessoais de um ex-caçador que ainda se lembra do tempo em que todo o território era livre:

1- Nesse tempo não era anormal proibirem a caça a várias espécies cinegéticas (inclusivé até à perdiz), durante um ou mais anos seguidos e quando abriam notava-se que havia aumento das respectivas populações. Mesmo que houvessem sempre caçadores que pura e simplesmente caçavam o ano todo...

2- Um dos problemas da caça à rola é a de ser aquela que abre a época de caça (juntamente com o pombo e outras espécies não tão populares). Isso leva a que muita gente não ressta à ânsia de "desenferrujar" o gatilho (muitos deles estão parados desde o final de Dezembro ou fins de Fevereiro) o que por vezes leva a muitos exageros (atirar a tudo o que mexe, ultrapassar o limite diário permitido, etc);

3- Já se vê com muita frequência muitas rolas turcas no interior transmontano, mesmo fora das aldeias e parece-me que o seu numero aumenta de ano para ano, ao contrário da rola-comum. Se poderá ser uma alternativa à rola-comum ou não, isso é que já não sei;

4- Fiscalização: Infelizmente já assisti a muitas situações de claro desrespeito pela lei e em algumas situações em que as autoridades estavam presentes estas nada fizeram...

5- Com a implementação das diferentes zonas de caça, surgiram-me situações em que ao perguntar a um responsável pela zona de caça em que estava como é que eles faziam os censos às espécies cinegéticas, esse senhor pura a simplesmente riu-se. Já para não falar na forma como são feitos os repovoamentos...

6- Mesmo não caçando à mais de 10 anos, em conversa com amigos caçadores, noto que há uma cada vez maior consciência em relação à necessidade de se tomar medidas mais fortes de protecção de algumas espécies cinegéticas, mas:
- Enquanto não houver uma efectiva e dura fiscalização quer dos caçadores quer da forma como são geridas todas as zonas de caça;
- As pessoas que gerem as zonas de caça, incluindo as municipais, não estiverem bem formadas em todas as areas que envolvem a gestão cinegética;
- Os decisores politicos permitirem a caça a espécies como por exemplo a pega e o melro (tenho ideia que houve algumas alterações em relação a espécies que inicialmente poderiam ser abatidas e que depois deixaram de o ser, mas não tenho presente quais foram);

Então dificilmente a caça em Portugal entra nos eixos...

E como acontece em todo o lado, há sempre aqueles que teimam (ou fazem mesmo questão) de pura e simplesmente desrespeitarem as leis...
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Paulo Alves Ter Ago 21, 2012 5:23 pm

pedro121 escreveu:
Paulo Alves escreveu:
Pois acho que é exactamente o "ambiente ideal" para o fazer Wink


Humm, mas talvez noutra zona do forum, e termos dois tópicos paralelos também é discutível

A que outro local te referes Pedro?

Concordo que ter dois tópicos com temas semelhantes dispersa ideias...
O que eu quis dizer com "o ambiente ideal" é o seguinte: raramente há a opinião do outro lado da barricada, os caçadores. Penso que é uma boa oportunidade para isso mudar.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 21, 2012 5:35 pm

Pois na verdade fui eu que originei esta confusão, pois coloquei esta notícia aberta à discussão e nem me lembrei que há havia outro tópico sobre a caça. Como o outro tópico é mais antigo e já vai mais longo, este fica trancado.

O debate prossegue então neste tópico.

Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça: Época 2012-2013 começa hoje Empty Re: Caça: Época 2012-2013 começa hoje

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos