Ajuda ID- Rouxinol pequeno dos caniços
+7
Helder Vieira
Araújo da Silva
João Ferreira
scirpaceus
pedrocardia
Carlos Pacheco
joel silva
11 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda ID- Rouxinol pequeno dos caniços
Boas!
Preciso de uma ajudinha. Parece-me um rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus), mas queria a confirmação!
Fotografado ao lado do rio Ave na Trofa.
Obrigado!
Preciso de uma ajudinha. Parece-me um rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus), mas queria a confirmação!
Fotografado ao lado do rio Ave na Trofa.
Obrigado!
joel silva- Número de Mensagens : 23
Re: Ajuda ID- Rouxinol pequeno dos caniços
Concordo com a ID
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Olá,
Eu estou a ver esta foto num monitor que sei que escurece muito as imagens mas mesmo assim, a ave parece-me mesmo muito verde e nada castanha.
Ou seja, a minha primeira impressão foi que seria uma Felosa-poliglota (Hippolais polyglota).
O que acham?
Pedro
Eu estou a ver esta foto num monitor que sei que escurece muito as imagens mas mesmo assim, a ave parece-me mesmo muito verde e nada castanha.
Ou seja, a minha primeira impressão foi que seria uma Felosa-poliglota (Hippolais polyglota).
O que acham?
Pedro
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Pedro, deve ser do monitor (ou então é o meu:-)). Eu vejo tons acastanhados, bastante típicos de Acro. scirpaceus. Mesmo nos juvenis de H. polyglotta que não tem amarelo algum, a tonalidade do dorso não é aquela. Vamos ver se surgem mais opiniões.
A mim também me parece um scirpaceus, mas isto de identificar só com uma foto nem sempre é fácil!
Abraço
João
Abraço
João
João Ferreira- Número de Mensagens : 802
Local : Vila Real
Sem qualquer dúvida: Hippolais polyglotta
(com os amarelos acastanhados e desmaiados muito típicos desta fase do ano)
Cumprimentos
Jorge
(com os amarelos acastanhados e desmaiados muito típicos desta fase do ano)
Cumprimentos
Jorge
Última edição por Araújo da Silva em Ter Set 04, 2012 9:30 am, editado 1 vez(es)
Valeu a ajuda! Obrigado!
Sensação de deja vu https://aves.forumeiros.com/t9902-ajuda-na-id-passariforme
Parece-me poliglota...
Parece-me poliglota...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
joel silva escreveu:Valeu a ajuda! Obrigado!
Existem mais fotos?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Eu nunca vi Rouxinois pequenos dos caniços...mas já vi poliglotas.
Para mim é 100%poliglota.
Abraço Luscinia
Para mim é 100%poliglota.
Abraço Luscinia
Luscinia Megarhynchos- Número de Mensagens : 1446
Local : Peraboa-Covilha
Mais uma foto para acabar com as duvidas!
Para mim continua a ser um Acro. scirpaceus juvenil.
Boas,
Estamos todos de acordo que a ave é um juvenil?
O meu problema é mesmo a qualidade da foto, eu estou habituado a ver as duas especies em condições normais de campo, esta foto permite ver a ave em condições melhores do que as que são normais para mim, dito isto, tanto o Paulo como o Rui tem experiência com ambas as especies em situações da ave na mão durante as anilhagens, se ambos concordam que é um Rouxinol-dos-caniços, seria interessante que quem defende que é uma poliglota disse-se porque é que acha que é uma, quando em termos de cor pelo menos para mim não se encaixa particularmente bem.
Estamos todos de acordo que a ave é um juvenil?
O meu problema é mesmo a qualidade da foto, eu estou habituado a ver as duas especies em condições normais de campo, esta foto permite ver a ave em condições melhores do que as que são normais para mim, dito isto, tanto o Paulo como o Rui tem experiência com ambas as especies em situações da ave na mão durante as anilhagens, se ambos concordam que é um Rouxinol-dos-caniços, seria interessante que quem defende que é uma poliglota disse-se porque é que acha que é uma, quando em termos de cor pelo menos para mim não se encaixa particularmente bem.
Última edição por pedro121 em Qua Set 05, 2012 5:29 am, editado 1 vez(es)
Araújo da Silva escreveu:Já não tinha dúvidas: Hippolais polyglotta
Sim, mas porque? é que ter uns a disser que é rouxinol e outros a disser que é poliglota não adianta muito ao debate! Alguém que argumente com características distintivas da espécie.
O argumento que poderá parecer menos válido é o da máquina fotográfica utilizada para fazer este registo. Foi, porém, o que me levou de imediato a reconhecer a ave como sendo uma polyglotta. Tenho umas boas centenas de fotos de juvenis desta espécie e a cor (mais amarelo, menos amarelo) está sempre muito próxima daquela que o Joel obteve. É uma caraterística das Canon, acastanha os amarelos e não só nesta espécie, claro. De qualquer modo, se estivéssemos face ao um scirpaceus as cores mais quentes da parte superior, mesmo num imaturo, logo se revelariam.
Então vamos àquilo que o Pedro, e muito bem, pediu. E vou fazer este exercício sem recorrer a qualquer literatura. Repara nestas fotos de scirpaceus.
Podia mostra-te mais algumas dezenas de fotos do rouxinol mas estas foram as primeiras que me vieram à mão, assim, de repente.
Aquela sombra castanha nos flancos imediatamente abaixo da asa aparece sempre nos scirpaceus. E isto nunca se vê na polyglotta como podes verificar na 1ª foto do Joel.
Agora vê a garganta. Aquele branco quase puro que se estende desde o bico causa sempre contraste com as “sombras” do peito no scirpaceus enquanto que na polyglotta, se houvesse algum contraste (que nunca vi nesta felosa), seria sempre muito ténue pois o branco da polyglotta nessa zona é sempre “creme” como, aliás, podes ver na 2ª foto do Joel.
Talvez se me agarrar a algum guia de campo encontre outros aspetos reveladores. Mas como espero que isto apenas inicie a discussão não me alongarei.
Abraço
Jorge
Então vamos àquilo que o Pedro, e muito bem, pediu. E vou fazer este exercício sem recorrer a qualquer literatura. Repara nestas fotos de scirpaceus.
Podia mostra-te mais algumas dezenas de fotos do rouxinol mas estas foram as primeiras que me vieram à mão, assim, de repente.
Aquela sombra castanha nos flancos imediatamente abaixo da asa aparece sempre nos scirpaceus. E isto nunca se vê na polyglotta como podes verificar na 1ª foto do Joel.
Agora vê a garganta. Aquele branco quase puro que se estende desde o bico causa sempre contraste com as “sombras” do peito no scirpaceus enquanto que na polyglotta, se houvesse algum contraste (que nunca vi nesta felosa), seria sempre muito ténue pois o branco da polyglotta nessa zona é sempre “creme” como, aliás, podes ver na 2ª foto do Joel.
Talvez se me agarrar a algum guia de campo encontre outros aspetos reveladores. Mas como espero que isto apenas inicie a discussão não me alongarei.
Abraço
Jorge
Araújo da Silva escreveu: enquanto que na polyglotta, se houvesse algum contraste (que nunca vi nesta felosa), seria sempre muito ténue pois o branco da polyglotta nessa zona é sempre “creme”
Claro que me refiro à polyglotta juvenil, pois a cor típica da garganta e peito de um adulto é amarelo.
Bem é um facto de que em monitores diferentes a aparência da ave e sobretudo os tons podem ser muito diferentes, assim como a grande variebilidade das aves.
Quando vi a ave tive tambem a impressão instantanea de H. polyglotta, tanto no formato como nos tons que a mim me parecem mais cinzentos, verdes ou mesmo amarelados, aos quais junto o facto de as patas/pernas serem cinzento/azulado.
Algo mais concreto e menos dado à subjectividade:
1ª primária ser mais longa do que as coberturas primárias
2ª primária sem emarginação
3ª, 4ª, 5ª primária com emarginação
A.scirpaceus apenas tem emarginação na 3ª primária, vejam a 1º foto de scirpaceus do Jorge Araújo
cumps,
Rui
Quando vi a ave tive tambem a impressão instantanea de H. polyglotta, tanto no formato como nos tons que a mim me parecem mais cinzentos, verdes ou mesmo amarelados, aos quais junto o facto de as patas/pernas serem cinzento/azulado.
A.scirpaceus apenas tem emarginação na 3ª primária, vejam a 1º foto de scirpaceus do Jorge Araújo
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Primárias enumeradas por ordem ascendente logo, 1º primária corresponde à P10, 2ª primária à P9 e por aí fora...não sei se terão todos percebido.
cumps,
Rui
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:
Ok, parece-me bem.
Araújo da Silva escreveu:
Bem, entre os teus argumentos e os do Rui convenceram-me.
Obrigado amigos!
Bem dizia o Araujo da Silva que o pessoal deste forum é porreiro!
Continuação de boas observações...
Bem dizia o Araujo da Silva que o pessoal deste forum é porreiro!
Continuação de boas observações...
Fosga-se, altamente!
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx