Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pombo torcaz e Gaios

+6
Luís Venâncio
DavidSantos
ribeiroa
Jorge Saraiva
jheitor
daniel.sobral
10 participantes

Ir para baixo

Pombo torcaz e Gaios Empty Pombo torcaz e Gaios

Mensagem por daniel.sobral Qui Set 13, 2012 9:47 am

Caros forumeiros,

Queria perguntar se alguém tem dados da evolução da população de pombo torcaz (Col pal) em Portugal.
É porque tive no estrangeiro durante 7 anos e voltei no princípio deste ano, e dá-me a impressão de ver muito mais pombo torcaz aqui na zona de Almada/Lisboa/Oeiras do que há uns anos atrás. No parque da paz em Almada, na zona de Monsanto e nas àreas verdes a caminho de Oeiras todos os dias passo por vários, quando antes nem me lembro se vi alguma vez algum nessa zona.

Outra ave que tenho a impressão de ver muito mais agora do que antes é o Gaio. Ou se calhar é porque se
Para além de haver exóticas por toda a parte!! Isto mais parece um jardim zoológico...
O piriquito azul claro e um companheiro azul mais escuro lá continuam alegres e contentes no parque da paz, ao lado das poupas que já nem parecem incomodadas pelo mar de gente descontraida que tem invado o parque...
Onde antes era acordado pela musicalidade de um melro agora sou acordado todos os dias pelo barulho estridente do Mainato...
E para não falar dos bandos de periquitos de colar do parque do Marquês de Pombal em Oeiras...

Cumprimentos,
Daniel
daniel.sobral
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Local : Almada

http://www.grupoflamingo.org

Ir para o topo Ir para baixo

Pombo torcaz e Gaios Empty Re: Pombo torcaz e Gaios

Mensagem por jheitor Qui Set 13, 2012 11:35 am

já se falou no pombo turcaz há uns tempos... o que tenho a certeza é que há mais pelas zonas que referiste são pombos que ficam por cá , criam e por sua vez as crias também ficam por cá ...

project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Local : cacem

Mensagem por Jorge Saraiva Qui Set 13, 2012 4:29 pm

Vejo os mais urbanos
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Local : Lx

Mensagem por ribeiroa Sex Set 14, 2012 2:35 am

Daniel, a sua percepçao relativa ao pombo torcaz é real.
Nao tendo como base estudos da evoluçao da especie apresento-lhe a minha experiencia como mero observador.
Recordo-me, nao sei precisar exactamente se há 15 ou 20 anos atras encontrei os meus primeiros pombos torcaz residentes na zona de pedrogao-moura. ( 60 a 70 ind. )
A partir daí as observaçoes começaram a ser mais recorrentes, sendo hoje presenca diaria nos meus percursos sejam urbanos, semi urbanos, ou campo.
( refiro-me a pombo torcaz sedentario ).

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro

Mensagem por DavidSantos Sex Set 14, 2012 4:20 am

Bom dia

Não tenho dados sobre Pombo torcaz.
O que vou dizer é apenas para se fazer uma reflexão, estou convencido que talvez não tenha ocorrido um aumento da população.
Em 2008 a BBCnews citando o BTO acerca das espécies observadas em jardins (área urbana) fala num aumento de 27% de observação desta ave. E aponta para uma alteração nos hábitos do Torcaz em relação às cidades. (http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/7166536.stm).
Talvez o mesmo esteja a ocorrer em Portugal, acrescido das alterações na agricultura, que cá se calhar são ainda mais intensas que em Inglaterra, e também a atitude de observador.
Dou um exemplo: em 2005, antes da crise, trabalhei numa imobiliária e aquilo que era a minha atitude sobre descobrir placas de Venda em apartamentos ao fim de algum tempo alterou-se passei a ver muitas mais placas e praticamente sem andar verdadeiramente à procura.
Resumindo talvez não tenha havido um real aumento da população mas ela se tenha deslocado para dentro das cidades fruto da falta de alimento no campo. Nós como observadores passamos a dar mais atenção a esta ave que anteriormente dávamos. Por isso parece-nos que o número de aves aumentou.
Não esquecer que é apenas uma teoria a que faltam dados...
DavidSantos
DavidSantos

Número de Mensagens : 53

Mensagem por ribeiroa Sex Set 14, 2012 4:49 am

David, realmente concordo que quando estamos atentos a algo em particular esse algo aparece mais vezes, contudo o torcaz é ave que eu estou particularmente atento pois tambem sou caçador e foi uma "surpresa" a ocorrencia que referi de há cerca de 20 anos atras. A partir daí comecei a assistir a uma colonizaçao em varios locais distintos sendo neste momento ave contemplada no calendario cinegetico da caça de verao.
Posso referir por exemplo que na zona de elvas ( frequento semanalmente \mensalmente) ha cerca de 7 anos atras nao se visualizava pombos torcaz nidificantes e agora sao cada vez mais abundantes. ( por curiosidade ja encontrei ninhos de torcaz em "oliveiras").
Refiro novamente que o numero de torcaz que menciono como aumento se refere apenas a populaçao sedentaria.

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Mensagem por Luís Venâncio Sex Set 14, 2012 5:08 am

Quanto ao Nordeste Alentejano e à população sedentária de pombo-torcaz, não tenho dúvidas que tem aumentado, certamente devido a alterações na atividade cinegética. Por um lado devido à generalização do Regime Cinegético Especial, que se traduz num menor esforço de caça, e por outro devido à proibição da sua caça nos bebedouros, responsável pelo extremínio quase total desta população todos os Verões.

Luís Venâncio

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100

Mensagem por ribeiroa Sex Set 14, 2012 5:33 am

Luis, mas agora temos ainda outro problema que se trata das concentraçoes nos cevadouros artificiais, onde se nao houver criterios sabemos como é...

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Mensagem por Luís Venâncio Sex Set 14, 2012 5:50 am

Sem dúvida, António! Eu também não disse que o RCE é um poço de virtudes, mas apenas que, em termos globais e no que se refere a esta população, a sua implementação foi positiva. Já que falas em cevadouros, penso que o caso dos patos é ainda mais preocupante, pois é muito mais barato e eficaz (destrutivo).

Abraço, Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100

Mensagem por pedro121 Sex Set 14, 2012 7:00 am

Luís Venâncio escreveu:Sem dúvida, António! Eu também não disse que o RCE é um poço de virtudes, mas apenas que, em termos globais e no que se refere a esta população, a sua implementação foi positiva. Já que falas em cevadouros, penso que o caso dos patos é ainda mais preocupante, pois é muito mais barato e eficaz (destrutivo).

Eu não sou caçador, mas de um modo geral penso que para a maioria das especies cinegéticas não migratórias a situação actual é melhor do que a que se verificava no passado. Também porque se calhar o numero de caçadores que "caça" especies não preferenciais é menor, ou seja especies como os estorninhos, galinhas de agua e galeirões interessam a poucos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por ribeiroa Sex Set 14, 2012 8:19 am

Pedro, em todos os sentidos o actual regime na minha opiniao é mais favoravel, logo a começar pelo numero de caçadores por zona, pelos dias de caça e pelo respeito horario.
As especies menos preferenciais em regime livre serião de ocasiao.Algum controle tambem ajuda e muito.
Especies nao cinegeticas tem neste momento muito mais protecçao.
Pela negativa apenas o " controle de predadores".
De qualquer forma os predadores em regime livre estariam ainda mais sujeitos...
Recordo-me de um episodio em que caçavamos num sobreiral e levantamos e por varias vezes cruzou a linha de homens um bufo real constituindo admiraçao e surpresa para todos.
No regime livre nao sei se se escapava...

Cumprimentos,
A. Ribeiro

ribeiroa

Mensagem por LuisMM Sex Set 14, 2012 4:49 pm

pedro121 escreveu:
Luís Venâncio escreveu:Sem dúvida, António! Eu também não disse que o RCE é um poço de virtudes, mas apenas que, em termos globais e no que se refere a esta população, a sua implementação foi positiva. Já que falas em cevadouros, penso que o caso dos patos é ainda mais preocupante, pois é muito mais barato e eficaz (destrutivo).

Eu não sou caçador, mas de um modo geral penso que para a maioria das especies cinegéticas não migratórias a situação actual é melhor do que a que se verificava no passado. Também porque se calhar o numero de caçadores que "caça" especies não preferenciais é menor, ou seja especies como os estorninhos, galinhas de agua e galeirões interessam a poucos.

Não me venham dizer que agora há maior quantidade de espécies cinegéticas não migratórias do que havia há 10 ou 15 anos atrás, mesmo no Regime Cinegético ordenado (excepto talvez nas ZCT's)...

ribeiroa escreveu:No regime livre nao sei se se escapava

Acredito que tivesse muito maiores hipoteses de escapar no regime livre de há 15 / 20 anos do que no regime ordenado actual, pois nessa altura a presença da Guarda Florestal era muito mais evidente e eficaz do que nos últimos anos. E nessa altura a GNR fiscalizava mesmo os carros à procura de espécies não cinegéticas abatidas ilegalmente e coitados dos que eram apanhados...
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 725

Mensagem por paulo dias Sex Set 14, 2012 4:56 pm

Boas
LuisMM escreveu: ...e coitados dos que eram apanhados...
Não percebi ...

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747

Mensagem por pedro121 Sex Set 14, 2012 4:57 pm

LuisMM escreveu:

Não me venham dizer que agora há maior quantidade de espécies cinegéticas não migratórias do que havia há 10 ou 15 anos atrás, mesmo no Regime Cinegético ordenado (excepto talvez nas ZCT's)...

Pois, maior quantidade de especies não, mas maior quantidade de individuos das especies? bom, não sei como é o panorama global, mas falando apenas do que conheço, ou seja o Oeste a resposta é sim.

LuisMM escreveu:Acredito que tivesse muito maiores hipoteses de escapar no regime livre de há 15 / 20 anos do que no regime ordenado actual, pois nessa altura a presença da Guarda Florestal era muito mais evidente e eficaz do que nos últimos anos. E nessa altura a GNR fiscalizava mesmo os carros à procura de espécies não cinegéticas abatidas ilegalmente e coitados dos que eram apanhados...

E agora não?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por alcedo Sáb Set 15, 2012 1:50 am

O que eu posso dizer da minha zona é que até aos anos 60 a caça era intensa por aqui e as espécies cinegéticas abundavam mesmo até aos limites da área urbana. De meados dos 60 até 80 a caça descotrolou-se completamente e desapareceu tudo. O litoral ficou vazio apenas as gaivotas apareciam e pousavam no mar porque em terra eram caçadas até com armadilhas. Pela praia apanhavam-se literalmente dúzias de cartuxos usados no extermínio das migradoras em Abril e Maio e nas bouças não se ouvia uma rola ou que fosse. Nos campos de produção intensiva primeiro com o DDT e depois o remédio do escaravelho e similares os pássaros caiam como moscas (isto dito por um agricultor).
Nos meus primeiros tempos de observador (1979) vi um maçarico galego rapinas eram uma absoluta raridade, a não ser empalhadas nas prateleiras das tascas, e os caçadores disparavam , na frente de quem estivesse e no meio das casas literalmente contra tudo o que mexesse. Lá por 1986 assisti a uma cena incrível um caçador com a mulher e a filha a irem pelas margens do estuário do Cávado a espantarem o que houvesse para o caçador ter alvos e matar tudo o que mexesse.
Procurando nos meus cadernos de campo da época, limícolas encontrava algumas no estuário do Ave o Cávado estava vazio. Rapinas uma raridade absoluta, cheguei a fazer um ficheiro manual com as rapinas que observava dada a raridade.
No estuário do Douro, nessa altura, as contagens de aves eram zero (ver relatórios policopiados da iniciativa do NEPVS penso eu)
Quem cá anda há mais tempo, pode ter essa visão, e realidade é que passamos de um período triste em que nada havia, para outro em que as ameaças continuam imensas, mas a fauna achou um jeito de as tornear não ultrapassar.
A Consciencialização e Educação também funcionaram a miudagem pilhava sistematicamente os ninhos e os caçadores disparavam até contra chapins e estrelinhas de poupa, nada escapava.
Ser observador de aves era um exotismo solitário hoje felizmente somos muitos e há muito mais para ver
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim

Mensagem por LuisMM Sáb Set 15, 2012 5:09 am

pedro121 escreveu:
LuisMM escreveu:

Pois, maior quantidade de especies não, mas maior quantidade de individuos das especies? bom, não sei como é o panorama global, mas falando apenas do que conheço, ou seja o Oeste a resposta é sim.

LuisMM escreveu:Acredito que tivesse muito maiores hipoteses de escapar no regime livre de há 15 / 20 anos do que no regime ordenado actual, pois nessa altura a presença da Guarda Florestal era muito mais evidente e eficaz do que nos últimos anos. E nessa altura a GNR fiscalizava mesmo os carros à procura de espécies não cinegéticas abatidas ilegalmente e coitados dos que eram apanhados...

E agora não?

Antes de mais deixem-me apenas fazer um pequeno flash-back.

A minha vivência no mundo da caça durou cerca de 16 ou 17 anos (entre meados dos anos 80 até finais dos anos 90), tanto como mero acompanhante como caçador efectivo, após ter tirado a carta de caçador aos 18 anos. Sempre cacei no Norte, principalmente Trás-os-Montes e região do Douro. Uma vez por outra ia-se até Aveiro aos patos. Esse periodo apanhou ainda os anos em que todo o territorio era livre, em que por vezes havia anos em que a caça à perdiz era totalmente proibida em todo o país até à implementação do regime Ordenado.
Nos tempos do regime livre lembro-me perfeitamente da abundância de perdizes, coelhos e lebres. Lembro-me da frequência com que eramos interpelados pela guarda florestal.
Acabei por desistir ao fim de 4 ou 5 anos após ter tirado a carta de caçador. Entre outras razões, passei-me muitas vezes pela forma como eram geridas as zonas de caça municipal e algumas associativas que fui conhecendo. Pela escassez de perdizes, pela forma como se faziam os repovoamentos, pela forma como faziam (quando faziam) os censos, pela forma de "controlo de predadores", pela quantidade e gravidade de infrações que alguns cometiam e que passavam sempre impunes, mesmo nas barbas das autoridades (nas raras vezes em que estas apareciam), pelas guerrinhas estúpidas entre zonas de caça vizinhas, por gastar uma pipa de massa em material, deslocações e dormidas e no dia de caça se viamos 1 ou 2 bandos com meia dúzioa de perdizes cada já era óptimo...

Já deixei a caça à algum tempo e dediquei-me ao pedestrianismo e à "caça-fotográfica", mas continuo a ter amigos que ainda caçam.

A percepção que tenho neste momento (tomando como comparação os anos 90), quer pelo feedback que vou tendo desses amigos quer pelas horas que passo semanalmente no campo fruto da minha profissão e do meu hobby, é que na região transmontana (que é a que melhor conheço) noto claramente uma redução enorme do número de perdizes, coelhos e lebres (já para não falar nas rolas-bravas).

Para mim é também claro o aumento de "pombos-bravos" (até mesmo junto às habitações), javalis e cervideos. Quanto ás espécies não cinegéticas destaco as rapinas.

Quanto à parte da mentalidade dos caçadores que conheço, noto claramente uma grande melhoria em termos da consciencialização ambiental e da necessidade de preservação das espécies, principalmente no pessoal mais novo, apesar de existir ainda muita gente que não sabe (ou não quer saber) distinguir em voo uma rola-turca de uma rola-comum, por exemplo.

Parece-me também que há ainda muito a fazer ao nivel da gestão cinegética, especialmente nas zonas de caça municipais e associativas. Quanto a mim devia ser obrigatório que os seus dirigentes tivessem formação "a sério" antes de poderem gerir estas zonas de caça. Seria provavelmente a forma de começarmos a assistir a um aumento gradual e sustentável das espécies cinegéticas.

LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 725

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo