id várias nas portas do rodão
+2
Gonçalo Elias
pedro pombo
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
id várias nas portas do rodão
ola a todos
este fim de semana fui descer o tejo em kayak na zona das Portas do Rodão e observei muitas aves e fotografei algumas
vi muitos guarda rios, muitas garças brancas e garças reais pelo menos duas que nos acompanharam durante varios kms, cegonhas brancas, um bando de umas 7 ou 8 aves que pelo guia das aves penso ser o charneco iberico e claro muitos grifos e abutres.
das que fotografei venho pedir ajuda na id das seguintes
Grifo?
[img] [/img]
Grifo?
[img] [/img]
Grifo?
[img] [/img]
Abutre?
[img] [/img]
Rouxinol?
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img]
e quase de certeza, Alfaiates?
[img] [/img]
obrigado
este fim de semana fui descer o tejo em kayak na zona das Portas do Rodão e observei muitas aves e fotografei algumas
vi muitos guarda rios, muitas garças brancas e garças reais pelo menos duas que nos acompanharam durante varios kms, cegonhas brancas, um bando de umas 7 ou 8 aves que pelo guia das aves penso ser o charneco iberico e claro muitos grifos e abutres.
das que fotografei venho pedir ajuda na id das seguintes
Grifo?
[img] [/img]
Grifo?
[img] [/img]
Grifo?
[img] [/img]
Abutre?
[img] [/img]
Rouxinol?
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img]
e quase de certeza, Alfaiates?
[img] [/img]
obrigado
Re: id várias nas portas do rodão
O terceiro é um chasco e não um rouxinol.
Quanto aos alfaiates, confirmo a identificação. O registo é muito interessante. Podes por favor confirmar o local exacto da observação?
Quanto aos alfaiates, confirmo a identificação. O registo é muito interessante. Podes por favor confirmar o local exacto da observação?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
obrigado Gonçalo
Tanto o Chasco (já agora que tipo de Chasco é?) como os Alfaiates foram tiradas aqui
[img] [/img]
ao fundo tens as Portas e a seguir V. V. de Rodão o Chasco foi nesta ilhota onde parei e os alfaiates levantaram quando cheguei e foram pousar mais abaixo na margem oposta
Tanto o Chasco (já agora que tipo de Chasco é?) como os Alfaiates foram tiradas aqui
[img] [/img]
ao fundo tens as Portas e a seguir V. V. de Rodão o Chasco foi nesta ilhota onde parei e os alfaiates levantaram quando cheguei e foram pousar mais abaixo na margem oposta
Obrigado Pedro.
A minha questão é esta: os alfaiates estavam na margem norte? É que se é esse o caso trata-se do primeiro registo para o distrito de Castelo Branco, daí o meu interesse em saber o local exacto (na margem sul é distrito de Portalegre).
A minha questão é esta: os alfaiates estavam na margem norte? É que se é esse o caso trata-se do primeiro registo para o distrito de Castelo Branco, daí o meu interesse em saber o local exacto (na margem sul é distrito de Portalegre).
Então se assim é, é um 1º registo porque este local onde parei fica na margem do lado de Vila Velha de Rodão (margem direita do Tejo quando se está virado para a foz).
e quanto ao chasco? qual é? será um hispanica
e quanto ao chasco? qual é? será um hispanica
Obrigado pela informação sobre os alfaiates. vou actualizar a lista.
O chasco é um oenanthe oenanthe (são muito comuns em migração nesta época do ano).
O chasco é um oenanthe oenanthe (são muito comuns em migração nesta época do ano).
Gonçalo Elias escreveu:Obrigado pela informação sobre os alfaiates. vou actualizar a lista.
Os alfaiates são de facto uma exelente observação num sitio completamente inesperado.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Avocettas em VVR, quem diria?
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
No ano passado estive lá em Junho.
A partir da plataforma de observação do Castelo, de relance e ao longe, junto à água, vi uma ave em vôo que me pareceu um alfaiate. Se estivesse num estuário diria de caras que era. Na altura achei que não podia ser e que tinha com certeza visto mal.
Mas agora...
A partir da plataforma de observação do Castelo, de relance e ao longe, junto à água, vi uma ave em vôo que me pareceu um alfaiate. Se estivesse num estuário diria de caras que era. Na altura achei que não podia ser e que tinha com certeza visto mal.
Mas agora...
fmorais- Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Gonçalo Elias escreveu:Obrigado pela informação sobre os alfaiates. vou actualizar a lista.
Ola,
Já nao me lembro da data exacta (na verdade tenho e preguica em procurar...) mas durante o congresso de ornitologia da spea que houve há uns anos em castelo branco participei numa visita às portas de rodao. Nesta visita observamos um bando de alfaiates em voo sobre o tejo, a montante das portas, sobre uma ilhota de areia que creio estava mais próxima da margem norte. De certeza que há gente aqui no forum que também esteve la, ou já sou assim tão "antigo"?
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845