Gaivota d'Asa Escura
+2
Helder Vieira
Elisabete Rodrigues
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Gaivota d'Asa Escura
Arrisquei na identificação... se estiver errada, por favor corrijam-me!
Elisabete Rodrigues- Número de Mensagens : 30
Re: Gaivota d'Asa Escura
Sim, as 4 da frente parecem-me todas fuscus. A que está ao centro, digo eu, em muda para 2º inverno.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Obrigado Hélder,
Adoro gaivotas, mas é muito difícil distinguir e além de poucos(leia-se nenhuns) conhecimentos, não tenho olho treinado...
Adoro gaivotas, mas é muito difícil distinguir e além de poucos(leia-se nenhuns) conhecimentos, não tenho olho treinado...
boa foto
vá la meninas há pouca participação feminina no fórum onde estão as vossas fotos ????
vá la meninas há pouca participação feminina no fórum onde estão as vossas fotos ????
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Obrigada JHeitor, tenho mais umas para colocar aqui, mas tenho uma imensa dificuldade em identificar as espécies... se calhar começo com o pato-real, que até uma criança de 5 anos sabe como é
Foi em que mês a foto? tens mais onde apareça aquela gaivota clarinha em 2º/3º plano? No parque da paz uma ave com esse aspecto pode ser a delaware, que não sei se terá ficado durante o verão.
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Já tinha pensado nessa, por causa da cor e do bico relativamente fino (em comparação com L. michaelis/fuscus) e da cor do manto, mas não disse nada porque a foto não permite ter certezas... Que parece parece
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Estou a presumir que aquele canto conheço e é no parque da paz em Almada...o que aumentaria a probabilidade, mas que a ave tem bom aspecto tem!
Em visitas feitas ao Parque da Paz em Setembro e Outubro não voltei a ver a L. delawarensis que lá tinha visto anteriormente (entre Março e Julho, pelo menos).
No entanto, pode ser que ainda lá ande, mas não tenho a certeza se esta foto da Elisabete foi tirada no Parque da Paz.
Podes confirmar este ponto, Elisabete? Onde foi tirada a foto? E tens outras onde apareça a ave em questão?
No entanto, pode ser que ainda lá ande, mas não tenho a certeza se esta foto da Elisabete foi tirada no Parque da Paz.
Podes confirmar este ponto, Elisabete? Onde foi tirada a foto? E tens outras onde apareça a ave em questão?
Mário Estevens- Número de Mensagens : 123
Local : Almada
Olá Rui, Carlos e Mário,
Esta foto já tem uns meses, foi tirada a 3 de Junho, no Parque da Paz, no workshop de introdução à fotografia de natureza do Ricardo Guerreiro, onde o Mário também estava (a nível da organização, claro)... lamento que tenha criado aqui expectativas sobre se a espécie ainda estaria por cá... a partir de agora coloco sempre a data, para não criar este tipo de confusões... desculpem mais uma vez... de todo o modo tenho mais fotos a este grupo, posso ver se a gaivota que mencionam aparece mais nítida e colocar aqui, embora quando muito só possa eventualmente confirmar o que vocês já sabem, ou seja que a espécie andou por lá no início do verão
Esta foto já tem uns meses, foi tirada a 3 de Junho, no Parque da Paz, no workshop de introdução à fotografia de natureza do Ricardo Guerreiro, onde o Mário também estava (a nível da organização, claro)... lamento que tenha criado aqui expectativas sobre se a espécie ainda estaria por cá... a partir de agora coloco sempre a data, para não criar este tipo de confusões... desculpem mais uma vez... de todo o modo tenho mais fotos a este grupo, posso ver se a gaivota que mencionam aparece mais nítida e colocar aqui, embora quando muito só possa eventualmente confirmar o que vocês já sabem, ou seja que a espécie andou por lá no início do verão
Elisabete, obrigado pelo esclarecimento. Não se tratou de criar expectativas (nem haveria qualquer problema com isso), mas sim de confirmar o desafio que foi detectado na foto. Tendo em conta a data e o local, penso ser seguro afirmar que a ave desfocada no fundo se trata de uma L. delawarensis, a tal que o Rui referiu.
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Ok Elisabete, obrigado pelo esclarecimento.
Mário Estevens- Número de Mensagens : 123
Local : Almada
Pode ser que haja mais fotos, mas diria com quase toda a certeza que é a mesma ave.. obrigado a todos!!!
Estive a verificar as fotos que tenho e creio que esta é onde se vê com maior nitidez:
Já agora, para mim que sou uma leiga, qual é a melhor forma de a distinguir das outras? é por ser mais clara? Por ter o bico mais amarelo?
Obrigada a todos!
Já agora, para mim que sou uma leiga, qual é a melhor forma de a distinguir das outras? é por ser mais clara? Por ter o bico mais amarelo?
Obrigada a todos!
Última edição por Elisabete Rodrigues em Sex Out 12, 2012 5:01 pm, editado 1 vez(es)
Olá Elisabete são várias as diferenças, mas sim a cor do manto é de um cinzento muito claro só igualável pelos guinchos e gaivotas do mediterrâneo, por outro lado diferencia-se tambem pelo formato do corpo, muito redondo e robusto com pescoço longo e cabeça pequena, fazendo lembrar um pombo.
boa...!!!
boa...!!!
Ok, obrigado Rui! Numa próxima oportunidade vou estar mais atenta