Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casal de leopardos-da-pérsia do Zoológico de Lisboa "emigra" para a Rússia

Ir para baixo

Casal de leopardos-da-pérsia do Zoológico de Lisboa "emigra" para a Rússia Empty Casal de leopardos-da-pérsia do Zoológico de Lisboa "emigra" para a Rússia

Mensagem por jheitor Qui Out 18, 2012 2:26 pm

Casal de leopardos-da-pérsia do Zoológico de Lisboa "emigra" para a Rússia


18.10.2012

fonte:publico.pt

É uma viagem de mais de cinco mil quilómetros rumo a uma nova vida. O Zadig e a Andrea, dois leopardos-da-pérsia que vivem no Jardim Zoológico, em Lisboa, partem no sábado em direcção à Rússia para serem reintroduzidos no seu habitat natural.

Os animais, cuja subespécie está "criticamente em perigo" segundo a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza, vão integrar um programa de reintrodução no centro de reprodução da Reserva Natural do Cáucaso.

O objectivo é que, numa primeira fase, se adaptem ao meio ambiente e se reproduzam. Depois, o casal de sete anos e as crias vão viver para as florestas daquela região, em liberdade.

O Jardim Zoológico de Lisboa participa no programa europeu de reprodução desta subespécie, uma das mais ameaçadas na categoria dos leopardos. Estima-se que existam 870 a 1290 leopardos-da-pérsia em estado selvagem.

A espécie, originária do Médio Oriente, é ameaçada pela redução do habitat natural, pela caça para o comércio ilegal da pele e dos ossos, e ainda pela perseguição directa por ser considerada predadora do gado doméstico e uma ameaça às populações.

Em comunicado, o curador de mamíferos do Zoo, José Dias Ferreira, explica que este casal em particular tem um “elevadíssimo índice de reprodução”, o que justifica a escolha para integrar o programa.

A reintrodução dos leopardos no Cáucaso vai permitir “recrutar população sustentável para esta zona histórica”, onde ainda sobrevivem alguns grupos, nota o Jardim Zoológico em comunicado.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1567961
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos