Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Gaivota

3 participantes

Ir para baixo

ID Gaivota Empty ID Gaivota

Mensagem por Paulo Alves Qui Nov 15, 2012 5:35 pm

Esta gaivota foi observada no Porto da Baleeira (Sagres) no dia 7 de Novembro de 2012. Não foi mais observada.
A íris era amarela, o bico rosa esverdeado e as patas rosa carne. As primárias eram completamente brancas.

A cabeça demasiado angular deixa algumas dúvidas. Híbrido? Michahellis leucística? Ou glaucoides?
Alguém opina?

ID Gaivota Estrel17

ID Gaivota Estrel18

ID Gaivota Estrel19

ID Gaivota Estrel20

ID Gaivota Estrel21

ID Gaivota Susana13

ID Gaivota Susana14

ID Gaivota Susana15


Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por pedro121 Sex Nov 16, 2012 2:26 am

Bom, podemos penso eu excluir hyperboreus, o bico é demasiado leve e a base não é rosa, mas rosa esverdeado. Agora para dizer se pode ser o não uma gaivota-polar.... as fotos não ajudam muito a estabelecer a idade, 2º ou 3º ano? O que dificulta a coisa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por Paulo Alves Sex Nov 16, 2012 8:57 am

A minha opinião é que se trata de uma ave de 3º ano.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 16, 2012 10:18 am

Tambem me parece ser um 3º ano Paulo, o meu opinanço vai para glaucoides e o angular da cabeça + o tamanho relativamente grande e robusto pode apontar para um macho. A projecção parece-me longa e poderá não estar ainda completa, assim como a marcação do peito coloca a ave na opção glauco/hyper.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por Paulo Alves Sex Nov 16, 2012 11:32 am

Obrigado a ambos.
Quando a vi achei logo que se tratava de uma Glauco. Mas eu (e os outros observadores que estavam comigo) tivemos muito pouco tempo para analisar a ave no campo.
O dia estava a acabar (razão pela qual as fotos estão como estão Rolling Eyes ) e não ter sido detectada no dia seguinte ajudou à festa...

Ao analisar as fotos fiquei com mais dúvidas que certezas.
Principalmente pela forma da cabeça e tamanho do bico. As fotos que pululam pela net de glauco's são quase sempre de aves com cabeça redondinha e bicos piquenitos...daí ter pensado num híbrido ou numa micha leucística.

Rui obrigado pela achega em relação à possibilidade de ser um macho. Sendo assim és da opinião que poderão apresentar uma cabeça mais angular.

Não me parece uma Hyper. O tamanho seria maior em relação às michas presentes, ou estou enganado?






Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por pedro121 Sex Nov 16, 2012 12:05 pm

Eu alinho numa Glaucoides, não me sinto totalmente confortável com a id devido as fotos disponíveis, as boas são com a ave demasiado perto e isso pode ser confuso, as que queria ver bem era as de conjunto mas pronto...

Ela é grande mas nada realmente de extraordinário, como o Rui disse deve ser um macho, e para o tamanho acho o bico bem maneirinho.

Voto em Gaivota-polar, tenho duvidas na idade.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 16, 2012 3:30 pm

hummm...pois mas parece notar-se que o manto e coberturas são já muito tipo adulto/cinzentas e não tipicas de um 2º inv., nota-se particularmente na 6ª foto e na foto seguinte em voo, assim como na ultima foto de grupo, nesta há um contraste entre o cinzento azulado do manto para o branco das terciárias e o branco das primárias. O Paulo disse que as primarias eram brancas, e uma ave de Novembro ainda não sofre particularmente de desgaste, como é tipico em glau/hyper de Jan em diante.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos