Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

3 participantes

Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por paulo dias Sex Nov 23, 2012 5:35 pm

Boas
Por não estar familiarizado com esta família de passeriformes por norma (salvo raras exepções) só com o guia na mão (e mesmo assim...) é que consigo ID. Esta escrevedeira levou-me a pensar estar perante uma ave menos comum ou mesmo rara por possuir castanhos quentes e não ter um padrão na cabeça distintivo. Infelizmente em casa e com outros recursos fui confrontado com a possibilidade (quase certeza) de se tratar de uma Escrevedeira-dos-caniços provavelmente juv. (Emberiza schoeniclus) sendo a Escrevedeira-rústica (Emberiza rustica) a mais próxima.
Da 1ª encontro o bico acinzentado assim como as patas, na nuca (com o manto) uma "barra cinza" da 2ª uma possivel (quase indistintiva) marca clara na nuca e listra superciliar beje/amarelada na frente e + clara (branco?) no restante.
Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Pb224065Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Pb224070Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Pb224078Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Pb224071
Vila do Conde 22Nov2012
Espero estar errado...



paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Re: Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 23, 2012 5:59 pm

É difícil ter certezas devido à definição das fotos, mas não havendo barra alar branca nem tom rosado no bico, parece-me que a hipótese E. rustica deve ser excluída...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Re: Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por paulo dias Sex Nov 23, 2012 8:40 pm

Boas
Gonçalo Elias escreveu:É difícil ter certezas devido à definição das fotos...
... pois Embarassed
Gonçalo Elias escreveu:
...
mas não havendo barra alar branca nem tom rosado no bico, parece-me que a hipótese E. rustica deve ser excluída...
Para a próxima estarei atento a essas duas características, presumo fundamentais na distinção. Achas que se trata de um juv.?

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Re: Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 23, 2012 8:59 pm

Provavelmente, mas não tenho a certeza se nesta época do ano é fácil de as distinguir...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Re: Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por Araújo da Silva Sáb Nov 24, 2012 1:10 pm

Aquela mancha branca atrás da bochecha... (?!?!?!)
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Re: Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 24, 2012 1:26 pm

A mancha é suspeita mas por outro lado parece-me muito pequena...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.? Empty Re: Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) juv.?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos