Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

4 participantes

Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por paulo dias Ter Jan 22, 2013 3:08 pm

Boas
Esta menina que o mais provável é ser uma micha. de 1º inv. (que não consigo excluir), mas que não me satisfaz... Palpites.
L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) P1177262
L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) P11772602

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por Helder Vieira Ter Jan 22, 2013 5:17 pm

Paulo eu acho que é uma micha, mas 2º inverno. As orlas das terciárias gastas e pálidas, a base clara do bico e algumas coberturas cinzentas na asa levam-me mais para aí.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por paulo dias Ter Jan 22, 2013 5:30 pm

Boas
Helder Vieira escreveu:Paulo eu acho que é uma micha, mas 2º inverno. As orlas das terciárias gastas pálidas, a base clara do bico e algumas coberturas cinzentas na asa levam-me mais para aí.
Um gajo já não pode sonhar Very Happy Very Happy Very Happy.... mas penso que tens razão.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por pedro121 Qua Jan 23, 2013 1:57 am

Helder Vieira escreveu:Paulo eu acho que é uma micha, mas 2º inverno. As orlas das terciárias gastas e pálidas, a base clara do bico e algumas coberturas cinzentas na asa levam-me mais para aí.

Concordo, talvez tenha duvidas por causa da idade, mas uma micha.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por RuiCaratao Qua Jan 23, 2013 4:14 pm

micha de 1º inv. Wink

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 24, 2013 4:06 am

RuiCaratao escreveu:micha de 1º inv. Wink

cumps,
Rui

Esta confesso que não fico convencido.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2013 4:19 am

Helder Vieira escreveu:
Esta confesso que não fico convencido.

que é uma micha ou que é de 1º inverno?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 24, 2013 7:38 am

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:
Esta confesso que não fico convencido.

que é uma micha ou que é de 1º inverno?

Vai daí e ambas!!!
Sendo micha não me parece ser 1º inverno, sendo 1º inverno não me parece micha drunken (mais dizzy que drunken!).
O aspecto claro da ave e o bico bicolor (tão marcado!) confundem-me. Por outro lado as primárias e secundárias parecem muito gastas, um 2º inverno suponho que nesta altura as teria em melhor estado, certo?!?

Tenho mesmo que "estudar" mais a muda das gaivotas.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por RuiCaratao Sex Jan 25, 2013 8:21 am

Repara Helder, que o que já venho dizendo à muito tempo é que que as michahellis da mesma idade não são todas iguais, nem em tamanho nem em coloração nem em muda, variam consoante a proveniência e a latitude, e o mesmo para as outras especies. Uma micha que veio do mediterrâneo e que não vês habitualmente causa tanto mais confusão quanto mais diferente é da maioria das michas presentes na tua zona num determinado mês!!

Esta é uma ave bastante tipica, talvez mais para as minhas latitudes ou mesmo mais a sul sem que tenha de obrigatoriamente ser micha micha, está ainda dentro da variação possivel das populações reprodutoras da costa portuguesa.

cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 25, 2013 2:05 pm

RuiCaratao escreveu:Repara Helder, que o que já venho dizendo à muito tempo é que que as michahellis da mesma idade não são todas iguais, nem em tamanho nem em coloração nem em muda, variam consoante a proveniência e a latitude, e o mesmo para as outras especies. Uma micha que veio do mediterrâneo e que não vês habitualmente causa tanto mais confusão quanto mais diferente é da maioria das michas presentes na tua zona num determinado mês!!

Sim Rui, lembro-me perfeitamente. Aliás já o constatei em alguns 1ºs invernos clarinhos (anilhados) que já observei, quer de Múrcia quer de Cádiz.
Este atrapalhou-me mais pelas razões que enumerei.
Obrigado Wink
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

L. michahelis (?)  1ºinv.(?) (espero que não) Empty Re: L. michahelis (?) 1ºinv.(?) (espero que não)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos