Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gull 3º inv.

3 participantes

Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Gull 3º inv.

Mensagem por paulo dias Sex Jan 25, 2013 7:12 am

Boas

Esta eu tenho evitado olhar para ela porque desde a primeira vez que a vi (no computador) fiquei com a percepção que seria um beco sem saída. O manto claro (muito claro) distinto chamou-me de imediato atenção até porque tinha uma argentatus junto. Não consegui observá-la em pé (e asa sempre fechada), tenho algumas fotos sempre nesta posição a minha aposta (mais que insegura) vai para um 3º inv de argentatus (argenteus ssp ?) a menina (1) acho que é uma argentatus 4º inv..
Gull 3º inv. P1177380
Gull 3º inv. P1177394
VN Gaia, 17Jan2013


paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por RuiCaratao Sex Jan 25, 2013 7:54 am

A 1 é um subadulto de michahellis Paulo, a numero 2 é sim uma argentatus de 3º inverno, tens mais fotos? sobretudo da cauda e asa aberta? Uma ave tão marcada num 3ºinv não podemos descartar smithsonianus

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 25, 2013 7:58 am

Rui quando falas em subadulto para a 1 isso significa 4º inverno? Ou há outras idades com essa designação?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25586
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por RuiCaratao Sex Jan 25, 2013 8:09 am

Poderá ser Gonçalo, mas tambem poderá ser um 5cy, devido a doenças ou outras causas de atraso no crescimento, há gaivotas (grandes) com plumagem tipo subadulto num 5cy ou 6cy. Acabei por lhe chamar um subadulto por esta razão.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por paulo dias Sex Jan 25, 2013 11:50 am

Boas
Estava convicto que era uma argentatus 4 inv (ou como tu defendes subadulta), a estrutura aos meus olhos encaixa numa, assim como o tom de cinz. ligeiramente + claro, apesar das pequenas pontas brancas das primárias e do riscado ténue na cabeça/pescoço/flancos/peito (posssivel numa 4ºinv), não querendo abusar Rui poderias elaborar como concluiste que é uma michah.(nº 1 que está em pé).
Em relação às fotos eu já tinha salvaguardado essa situação (na 1ºint.) e só possuo fotos dela sentada, eu aguardei mas ela fugiu com o bando afugentada por um canídeo "umano" e apesar dos meus esforços não a voltei a ver.
Desculpem mas só agora é que pude responder.
Gull 3º inv. P1177371
Editei para introduzir mais uma foto da gull Nº1

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por RuiCaratao Sex Jan 25, 2013 6:34 pm

Oi Paulo, são os subadultos ou 4º e 5º invernos que te têm traído, numa boa parte das aves que tens postado e na minha opinião porque não lhes dás a atenção que merecem no campo. Enquanto o rosa das patas te encandear as ID´s vai ser dificil ultrapassares os 4º invernos (subadultos), apesar de veres aves desta idade de patas amarelas, ou seja mais tipicas ......estes individuos, doentes, mais fracos hormonalmente serão sempre um pitfall, que não tens maneira de rodear a questão sem ser com observação prolongada e comparação directa com aves próximas. Veres com os binóculos por mais tempo, tirares apontamentos do que não fotografaste...

Não gosto muito de avaliar cinzentos por fotos como sabes, mas nas fotos que postas-te existem bastantes michahellis em angulos favoráveis, desde aves adultas ou quase adultas a 2º invernos, e essa tua ave encaixa lá bem no meio, ao contrário da argentatus de 3º inverno.
Para além do facto que é pequena como lusitanius, pata curta como lusitanius, espelho pequeno notório na P10, iris mais escura, cabeçuda....estruturalmente uma micha

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por paulo dias Sáb Jan 26, 2013 9:31 am

Boas Rui

Thanks.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gull 3º inv. Empty Re: Gull 3º inv.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos