Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flamingo anilhado

3 participantes

Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Flamingo anilhado

Mensagem por Miguel Rolo Seg Out 06, 2008 11:31 am

Boa tarde
Ao rever fotografias tiradas à cerca de 15 dias no estuário do Sado, verifiquei que um dos flamingos fotografado está anilhado (anilha branca).
Sendo um iniciado na observação e fotografia de aves, a pergunta que faço é se esta informação pode ser util / deva ser enviada, a alguém ou a alguma instituição.

Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por RicardoLima Seg Out 06, 2008 12:53 pm

Olá!

Geralmente as anilhas de cores, para além de um código colorido também têm um código alfa-numérico, que é essencial para a identificação do indivíduo. Penso que é sempre esse o caso, para os flamingos... Só com a informação da cor das anilhas deve, no entanto ser possível descobrir o local onde foi anilhado, que em princípio deve ser o local onde nasceu. Essa informação pode ser encontrada no site http://www.cr-birding.be/!

Se a informação recolhida fôr suficiente para identificar o local de anilhagem, o responsável por esse programa de marcação deve ser avisado (o contacto deve estar no site anterior) sobre o local, data, observador e outras informações relevantes sobre a ave sempre que for possível, como idade ou sexo. Havendo uma foto também poderá interessante enviá-la. Se for possível chegar a alguma conclusão é enviado em troca uma ficha com a história do animal (geralmente os dados de captura e locais onde foi "recapturado visualmente") informação dever ser enviada para a central portuguesa de anilhagem - CEMPA (por exemplo: castrof@icnb.pt).

Cumprimentos,
RICARDO.

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Data de inscrição : 29/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por scirpaceus Seg Out 06, 2008 1:00 pm

Olá

Se conseguires fazer a leitura da inscrição, poderás enviar essa informação para a Central Nacional de Anilhagem - ICNB para encarnacaov@icnb.pt ou através do seguinte sitio - http://blx1.bto.org/euring/lang/pages/rings.jsp?country=PT

Podes obter mais informação em:
www.apaa.pt

e podes efectuar o download de um ficheiro em pdf que mostra as diferentes anilhas utilizadas em flamingos, os locais e datas de anilhagem em http://www.flamingoatlas.org/ e buscas "summary of bans used" e escolhes o pdf em português

Em www.cr-birding.be podes conseguir o contacto dos anilhadores que efectuaram essa marcação e normalmente eles fornecem rápido o historial da ave ( mas envia sempre essa informação para os contactos que divulgo no primeiro parágrafo)

Abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por Miguel Rolo Seg Out 06, 2008 1:23 pm

Olá e obrigado pela ajuda e rapidíssimas respostas.
Tanto quanto consegui ver parece-me ver " ? RED" ou " "?RFD" neste momento não posso anexar a fotografia, o que farei mais tarde.

Ajuda em alguma coisa ?
De qualquer forma farei o que sugeriram.

abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por RicardoLima Seg Out 06, 2008 4:31 pm

Óptimo!

Se dá para ler o código, mesmo com a dúvida (RED vs RFD), deve dar para identificar o indivíduo, seguindo o link que o scirpaceus deixou!

No entanto é ESSENCIAL contactar o CEMPA! Se as recapturas visuais não forem comunicadas não se acrescenta nenhuma informação ao historial da ave.

O que eu costumo fazer é contactar primeiro o responsável, para ele enviar o resumo da informação sobre o animal (o que geralmente é muito rápido). E depois encaminho o historial para o CEMPA (que, pela minha experiência, demora a responder)! Acho que é o melhor procedimento. Ou há algum melhor?

Já agora uma sugestão: Acrescentar o que fazer com as anilhas coloridas no site da APAA! É recorrente aparecerem pessoas com esta dúvida. E pelo que já percebi, nem mesmo os anilhadores o fazem da mesma maneira. Parece-me importante uniformizar este procedimento!

Um abraço e já agora depois conte-nos a história do bicho....

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Data de inscrição : 29/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por Miguel Rolo Ter Out 07, 2008 3:32 pm

Boas

Ponto de situação (e obrigado pela ajuda e interesse)
- anteriormente já tinha mandado mail, por indicação da Maria Elias, para encarnacaov@icnb.pt (até agora sem reposta);
- seguindo as vossas "instruções" e indicaçõesdo site, anilha branca na tibia esquerda, pode ser originada na Andaluzia ou Itália. Já mandei mail para os dois contactos disponibilizados no site;
-por nabice ainda não fui capaz de inserir a fotografia, e devida ampliação, para poderem ver pormenor da anilha!;
- novato e desconhecedor destes assuntos agradeço a ajuda e confesso-me impressionado com a "participação" no forum.
obrigado e 1 abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por Miguel Rolo Ter Nov 18, 2008 10:23 am

Boas

Apenas para dar uma satisfação e relatar a desilusão ! Nenhum resposta aos mails enviados . . . é essa a razão porque não posso partilhar a história do bico !
abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por scirpaceus Ter Nov 18, 2008 10:31 am

Calma Smile

Esta troca de informação demora por vezes. São milhares as observações que cada coordenador recebe durante o ano.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por Miguel Rolo Ter Nov 18, 2008 12:02 pm

Obrigado pelo "apoio"
esperamos então
abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Flamingo anilhado Empty Re: Flamingo anilhado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos