sobre aves do Parque Natural do Douro Internacional
+3
jheitor
pedro121
PedroN
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
sobre aves do Parque Natural do Douro Internacional
Olá,boa tarde
Estava a pensar em ir ao Douro Internacional em finais de Maio.Alguém me sabe dizer onde fotografar mais facilmente estas espécies que são:
-cegonha preta
-águia cobreira
-abutre do egipto
-cuco
-rola brava
-rouxinol
-cuco rabilongo
-chasco ruivo
-toutinegra real
-toutinegra carrasqueira
-toutinegra tomilheira
-papa figos
-picanço barreteiro
-chasco preto
Se possivel alguém me pode dizer os sitios melhores onde se consiga fotografar estas espécies de preferência com dados no googleearth ou no googlemaps.
Cumprimentos
Pedro Noronha
Estava a pensar em ir ao Douro Internacional em finais de Maio.Alguém me sabe dizer onde fotografar mais facilmente estas espécies que são:
-cegonha preta
-águia cobreira
-abutre do egipto
-cuco
-rola brava
-rouxinol
-cuco rabilongo
-chasco ruivo
-toutinegra real
-toutinegra carrasqueira
-toutinegra tomilheira
-papa figos
-picanço barreteiro
-chasco preto
Se possivel alguém me pode dizer os sitios melhores onde se consiga fotografar estas espécies de preferência com dados no googleearth ou no googlemaps.
Cumprimentos
Pedro Noronha
PedroN- Número de Mensagens : 55
Re: sobre aves do Parque Natural do Douro Internacional
Algumas espécies vão ser demasiado difíceis para uma primeira abordagem, pelo menos para fazer uma boa foto, podes tirar da lista o chasco preto é demasiado raro, o papa figos é demasiado dificil, só com tempo. Toutinegra real implica uma manha só para ela, mas podes tentar em segura
As espécies planadoras podes tentar nas Portas do Rodão, ou no castelo de Penha Garcia, ou em segura.
Rouxinol em qualquer linha de agua, cuco rabilongo já vais tarde, os adultos já vão estar difíceis e os juvenis não sei se já voam, rola brava é uma questão de sorte, chasco ruivo tambem, eles estão espalhados mas em baixas densidades, picanço barreteiro é por todo o lado, a carrasqueira não é dificil a densidade é alta em habitat adequado, mas a toumilheira....
As espécies planadoras podes tentar nas Portas do Rodão, ou no castelo de Penha Garcia, ou em segura.
Rouxinol em qualquer linha de agua, cuco rabilongo já vais tarde, os adultos já vão estar difíceis e os juvenis não sei se já voam, rola brava é uma questão de sorte, chasco ruivo tambem, eles estão espalhados mas em baixas densidades, picanço barreteiro é por todo o lado, a carrasqueira não é dificil a densidade é alta em habitat adequado, mas a toumilheira....
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
-cegonha preta
-águia cobreira
-abutre do egipto
esta especies são facilmente visivéis nas Portas de Rodão
o papa-figos ja são dois anos que os vejo perto da barragem da Povoa .. nas figeiras neste sitio..
39.500748,-7.527497
-águia cobreira
-abutre do egipto
esta especies são facilmente visivéis nas Portas de Rodão
o papa-figos ja são dois anos que os vejo perto da barragem da Povoa .. nas figeiras neste sitio..
39.500748,-7.527497
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Viva,
Abutre do egipto e grifos, vês bem no Penedo Durão, um miradouro a 3km de Freixo-de-espada-à-cinta (está bem identificado).
Chasco-preto fotografas facilmente em Maio, mas apenas em alguns sítios localizados. No Douro Internacional não conheço nenhum. Se quiseres passar por Carrazeda-de-Ansiães, perto de Vila Flor, há dois locais onde nidificam todos os anos.
Abutre do egipto e grifos, vês bem no Penedo Durão, um miradouro a 3km de Freixo-de-espada-à-cinta (está bem identificado).
Chasco-preto fotografas facilmente em Maio, mas apenas em alguns sítios localizados. No Douro Internacional não conheço nenhum. Se quiseres passar por Carrazeda-de-Ansiães, perto de Vila Flor, há dois locais onde nidificam todos os anos.
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
Em relação ao Chasco-Preto, tenho observado bem mais nestes últimos tempos. Julgo que uma prospecção direccionada a esta espécie que abrange-se os vinhedos do Douro (a zona é pouco frequentada por observadores) e afluentes ia trazer grandes surpresas (é a minha esperança). Mas sem dúvida a melhor aposta é Carrazeda.
Abraço
JP
Abraço
JP
João Ferreira- Número de Mensagens : 802
Local : Vila Real
boas,alguém sabe algum sitio perto do Tejo Internacional para fotografar solitário (cercotrichas galactotes), mocho de orelhas (otus scops) e andorinhão cafre (Apus caffer)?
Cumprimentos
Cumprimentos
PedroN escreveu:boas,alguém sabe algum sitio perto do Tejo Internacional para fotografar solitário (cercotrichas galactotes), mocho de orelhas (otus scops) e andorinhão cafre (Apus caffer)?
Cumprimentos
cercotrichas não ocorre habitualmente no Tejo Internacional.
otus scops ocorre mas não é comum e não sei indicar sítios precisos (talvez perto das aldeias?)
apus caffer o melhor é capaz de ser nas portas de Ródão
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25660
agradecimento
Ok,obrigado pela informação,Gonçalo.
Algumas dessas espécies "saca-las" bem na Faia Brava, perto do Douro internacional. Rapinas e a cegonha (esta nem sempre aparece), as toutinegras, o papa figos, a rola, abelharucos, picanços... Nos campos à volta da aldeia que serve de ponto de partida...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia