Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

B. rufinus?

5 participantes

Ir para baixo

B. rufinus? Empty B. rufinus?

Mensagem por HL Seg maio 13, 2013 1:13 pm

B. rufinus? 8736374332_fca86fa313_z
Parece-me o suspeito do título, qual é a vossa opinião?
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por JaimeSousa Seg maio 13, 2013 1:20 pm

Parece-me buteo vespeiro (Pernis apivorus)

JaimeSousa

Número de Mensagens : 27
Data de inscrição : 11/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por HL Seg maio 13, 2013 1:33 pm

Olá Jaime, P. apivorus penso que não seja. Repare que a cauda não é barrada. E a "mão" é muito clara sem barramento também.
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por Rui Dias Pereira Seg maio 13, 2013 2:00 pm

Pois, realmente o bicho tem um mix de caracteristicas interessante. Que é buteo nao tenho grandes duvidas mas para rufinus falta algo (peito avermelhado).

Rui Dias Pereira

Número de Mensagens : 1754
Idade : 52
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por RuiCaratao Seg maio 13, 2013 3:25 pm

Olá Hugo tens mais fotos? Depreendo que seja perto de Castro V., mas se puderes dar a localização e a data era um dado importante na tentativa de compilar todas as aves estranhas incluindo esta. Aves de cabeça escura foram observadas com alguma regularidade o ano passado e eram sempre aves mais perto de búteo do que de rufinus.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por HL Seg maio 13, 2013 3:49 pm

Tenho mas não estão grande coisa (fora de foco). Posso carrega-las amanha ao fim do dia. Foram observados 2 indivíduos muito similares ontem (12/03/2013) e hoje (as fotos são de hoje) em S. Marcos (cerca de 2km a oeste do portão da liga mais próximo do Guerreiro).
Tenho fotos de um dos indivíduos apenas.

Quando dizes mais perto que buteo, está a falar do fenótipo?
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por RuiCaratao Seg maio 13, 2013 4:16 pm

Conheço o local sim! Bem quando me refiro a mais perto de búteo refiro-me a fenótipo sim, mas também estruturalmente.
Há alguns casais de búteos na zona que se reproduzem anualmente, e há portanto a possibilidade de se tratarem de búteos do ano passado nascidos no local, a tua ave fotografada é uma ave de 2cy. Mesmo imaturos de búteo no seu 2cy podem ter a estrutura esguia que vês na foto fazendo lembrar pernis, na minha opinião quase inseparável de cirtensis, de vulpinus e mesmo de búteo nacional, embora haja diferenças com as aves do centro e norte da europa. Se são os tão na moda gibraltinos, acho que ninguém sabe.

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por RuiCaratao Seg maio 13, 2013 4:49 pm

Uma ave que nasceu a menos de 2km desse mesmo local, fotografada com a plumagem de juvenil fresca, após 1 ano pode muito bem ser tão clara como essa ave inclusive a cauda que pode aparentar nem ser barrada depois de gasta. Não será a mesma pois as carpais são relativamente marcadas.

B. rufinus? Juvenil1_cruz_zps2f3e4172
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por pedro121 Ter maio 14, 2013 2:23 am

RuiCaratao escreveu:Uma ave que nasceu a menos de 2km desse mesmo local, fotografada com a plumagem de juvenil fresca, após 1 ano pode muito bem ser tão clara como essa ave inclusive a cauda que pode aparentar nem ser barrada depois de gasta. Não será a mesma pois as carpais são relativamente marcadas.

não sendo a mesma, são muito parecidos Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por HL Qui maio 16, 2013 3:51 pm

Aqui vão:
B. rufinus? Copy_IMG_4772_crop_1027_768

B. rufinus? Copy_IMG_4773_crop_1024_768

B. rufinus? Copy_IMG_4774_crop_1024_768

No caso dos cirtensis (estou a assumir que são o mesmo que os "gibraltinos" que referiste), os imaturos têm esta coloração escura na cabeça?
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por RuiCaratao Sex maio 17, 2013 5:50 pm

Olá Hugo, é muito difícil dizer algo sobre estas aves sobretudo quando se trata de imaturos neste tipo de padrão, como podes ver nesta foto de Marrocos http://libya.observado.org/fotonew/1/1162491.jpg a ave imatura é praticamente indistinguível de B. buteo, mesmo na estrutura e salvo aves típicas muito claras e de cabeça branca a certeza e sobretudo para quem só vê as fotos é pouca.
O que te chamou a atenção na ave? a cauda? Como eram as partes superiores?

HL escreveu:No caso dos cirtensis (estou a assumir que são o mesmo que os "gibraltinos" que referiste), os imaturos têm esta coloração escura na cabeça?

Os "gibraltinos" http://www.avesdeceuta.com/principal/aves.php3?orderby=9 são aves que se reproduzem na zona de Ceuta e que mostram características intermedias entre buteo e cirtensis, não se tendo provas se serão uma população hibrida numa zona de contacto ou apenas morphs mais escuros de cirtensis. Mesmo assim, gibraltinos ou não são todos muito variáveis, o escuro da cabeça não exclui nada!
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por HL Sáb maio 18, 2013 3:36 am

Não tive hipótese de ver as partes superiores com detalhes. O bicho pôs-se contra o sol e acabou por subir para alem do limite de conseguir observar mais detalhes. A cor da cauda chamou-me à atenção. O bicho estava pousado num poste de uma vedação, mas não tive oportunidade de observar com atenção (principalmente o tamanho relativo dos tarsos) porque levantou à passagem do carro. No entanto fiquei com dúvidas porque não existe uma mancha carpal efectivamente escura e a cor escura da cabeça também não me deu confiança na identificação.
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

B. rufinus? Empty Re: B. rufinus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos