Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal atrasado nas áreas protegidas para aves

Ir para baixo

Portugal atrasado nas áreas protegidas para aves Empty Portugal atrasado nas áreas protegidas para aves

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 08, 2013 6:59 pm

Portugal atrasado nas áreas protegidas para aves
Data: 7 de Junho de 2013
Fonte: Lusa

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves defendeu que Portugal está atrasado na concretização de áreas marinhas protegidas para aves e habitats e revelou já ter apresentado queixa à Comissão Europeia.
"A SPEA e a BirdLife fizeram queixa à Comissão Europeia, que vai dar um prazo ao Governo português para ter uma resposta com um calendário claro e específico acerca de quando e como vão ser declaradas estas áreas", disse à agência Lusa o coordenador marinho da SPEA, Iván Ramírez. Iván Ramírez salientou que, "caso a resposta não seja satisfatória, a Comissão Europeia pode começar um processo de multa" a Portugal. A agência Lusa contactou o Ministério do Ambiente a propósito desta matéria, mas não recebeu resposta em tempo útil.
A propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala sábado, o responsável da SPEA, associação integrada na entidade internacional BirdLife, defendeu que em Portugal "há dois desafios que não foram cumpridos". O país está atrasado na "identificação e criação de uma rede de áreas marinhas protegidas para as aves e para os habitats, no âmbito da Rede Natura 2000".
No caso específico das áreas para as aves marinhas, "foram já dadas duas datas limite para o Governo português ampliar e declarar essa rede, 2008 e 2012, que foram ultrapassadas, e Portugal ainda não designou" as zonas protegidas, salientou Iván Ramírez. Atualmente, Portugal está "muito abaixo de um por cento da área marinha protegida nacional, o que é muito relevante se tivermos em conta que a Zona Económica exclusiva é quase metade do total da União Europeia", acrescentou. "É claramente um falhanço grave de Portugal, tendo em conta a responsabilidade que temos", insistiu o coordenador da SPEA. Em 2012, foi declarada a reserva das ilhas Berlengas, no entanto, numa extensão inferior às pretensões da comunidade científica. Mas, existem outras áreas em Portugal continental, Açores e Madeira identificadas e que "ainda não foram alvo de classificação".
Esta situação atrasa a concretização de uma gestão integrada, com regras a permitir atividades como pesca, transporte marítimo, energia renovável marinha ou turismo, de uma forma sustentável. Iván Ramírez referiu-se ainda à necessidade de aplicar as regras já existentes para permitir aos pescadores continuar a atividade "sem problema algum e não provocar a morte das aves", afogadas nas artes de pesca utilizadas.
Mais de 200 mil aves morrem por ano na Europa devido a capturas acidentais. A Diretiva Aves, que prevê que os Estados membros designem uma rede de Zonas de Proteção Especial (ZPE), está em vigor desde 1979. No entanto, o prazo para estabelecer uma rede foi adiado de 2008 para 2012.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3261817
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos