Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

+6
Correia
Francisco Barros
Henk Feith
kasko
Gonçalo Elias
José de Sesimbra
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por José de Sesimbra Sáb Jul 07, 2007 3:09 pm

Oi pessoal,

Não sei se é significativo,mas gostei de registar que na praia da Califórnia (em Sesimbra) se encontra em nidificação pelo menos um casal de andorinhões reais. O ninho encontra-se no rochedo maior na base da falésia, numa ranhura voltada a nascente.
José de Sesimbra
José de Sesimbra

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/06/2007

http://flickr.com/photos/zedesesimbra/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 07, 2007 3:45 pm

Olá Zé,

A espécie ocorre regularmente na zona da Arrábida durante o Verão, mas que eu saiba nos últimos anos não tinha havido nenhuma confirmação.

A única vez que confirmei a nidificação desta espécie foi há dois anos, em Miranda do Douro, estava a olhar para o famoso '2' que existe nas arribas em frente à cidade e foi então que vi um A. melba a entrar para uma fenda na rocha.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por José de Sesimbra Sáb Jul 07, 2007 5:38 pm

Ok, Gonçalo,

fica então a informação.
Vou manter-me atento a este ninho!

Um abraço
José de Sesimbra
José de Sesimbra

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/06/2007

http://flickr.com/photos/zedesesimbra/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty A. melba em Albufeira

Mensagem por kasko Ter Mar 25, 2008 3:47 am

Boas,

Ontem ao chegar a casa, já ao fim da tarde, deparo-me com um espectáculo verdadeiramente invulgar para mim - 6 andorinhões reais em voo de baixa altitude junto à praia dos pescadores, em Albufeira.

Pelo menos um casal é conhecido por nidificar nestas arribas. Desconheço se existem mais,contudo a avaliar pelo número crescente de A. melba é possível que este ano se venham a verificar mais registos, neste âmbito.

De qualquer forma não descarto a hipótese de estes indivíduos estarem de passagem e daqui a uns tempos apenas ficarem os habituais 2 ou 3 que se vêem por estas bandas todos os anos. O que vos parece?

Saudações cordiais
KasKo
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Henk Feith Ter Mar 25, 2008 4:07 pm

Caros,

Até hoje, o projecto Chegadas recebeu três registos de andorinhão-real, todos no Algarve (Silves, Vila do Bispo e Portimão), entre os dias 9 e 24 de Março.

Por isso gostava de pedir ao José de Sesimbra se me pudesse dar a data da primeira observação destes andorinhões este ano.

Em 2007 tive um registo de duas aves no dia 19 de Fevereiro, em Silves.

O registo do KasKo será, por ventura, a quarta a entrar.

Já sabem, outros registos de migradores, agradeço o envio para:

chegadas@sapo.pt.

Um grande abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Henk Feith Qua Mar 26, 2008 3:45 pm

Lapso meu.

Caros José, só agora vi que os registos na Praia da Califórnia eram de 2007.

Por isso esquece o pedido.

Um abraço,

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Francisco Barros Qua Mar 26, 2008 7:34 pm

Bom... ainda não tive tempo para ver se já chegou algum A. melba à colónia de nidificação de Montejunto. Contudo, pelo historial anterior, estes costumam chegar mais tarde em relação à presente data.

Fica aqui ( na continuação da experimentação desta ferramenta) a localização da respectiva colónia para informação de outros observadores, via google maps e via google earth:

Via google maps: http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&ll=39.185483,-9.063485&spn=0.006802,0.011716&t=h&z=16&msid=104365424807801665348.000449613cc043aea6c57

Via google earth: fazer zoom da península ibérica e pesquisar em "voar para": Apus melba - Montejunto (convém copiar o texto na íntegra, sob pena de não se obter resultados de pesquisa).
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Henk Feith Qui Mar 27, 2008 2:06 am

Esta ferramenta de Google tem de facto potencial, Francisco!

Aves a parte: sabes alguma coisa de orquídeas. Fotografei alguns na Serra de Montejunto ontem numa propriedade da minha empresa (Espinheira) e gostava de saber que espécies são Smile.

Um abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Apus melba

Mensagem por Francisco Barros Qui maio 08, 2008 2:16 pm

Viva,

Hoje (08.05.08 ) pelas 17horas, observei 1 ind. isolado de Andorinhão-real na cumeada da Serra dos candeeiros, nos limites de Freguesias de Alcobertas, concelho de Rio Maior e Freguesias de Benedita e Turquel, concelho de Alcobaça.
Não sei bem como referenciar a freguesia e concelho exacto da observação, pois, por coincidência atravessou os limites das 3 freguesias e dos dois concelhos... e consequentemente dos 2 distritos - Santarém e Leiria... Caso raro, mas já me aconteceu outras vezes com aves em voo...

PS: curiosamente o ind. dirigiu-se para sul.


Última edição por Francisco Barros em Sex maio 09, 2008 7:10 am, editado 1 vez(es)
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Albufeira

Mensagem por kasko Sex maio 09, 2008 2:39 am

Olá a todos,

Há tempos referia-me a um grupo de A. melba nas arribas fósseis da praia dos pescadores, em Albufeira, especulando sobre a possibilidade de a maioria dos indivíduos avistados ficar por cá. As minhas dúvidas deviam-se ao facto de, nos últimos três anos, não testemunhar mais do que um ou dois casais nidificantes. Agora, para minha surpresa, já posso assegurar-vos que são cerca de 15-16 ind. e estão cá para nidificar! Vejo-os todos os dias ao fim da tarde, numa grande "festança", junto às arribas.

Abraços
KasKo
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 09, 2008 3:55 am

kasko escreveu:Há tempos referia-me a um grupo de A. melba nas arribas fósseis da praia dos pescadores, em Albufeira, especulando sobre a possibilidade de a maioria dos indivíduos avistados ficar por cá. As minhas dúvidas deviam-se ao facto de, nos últimos três anos, não testemunhar mais do que um ou dois casais nidificantes. Agora, para minha surpresa, já posso assegurar-vos que são cerca de 15-16 ind. e estão cá para nidificar! Vejo-os todos os dias ao fim da tarde, numa grande "festança", junto às arribas.

Há um mês vi uma data deles junto ao nó da A22 perto de Lagoa.

Não sei se era passagem, eles andavam a voar muito baixo.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Correia Sex maio 09, 2008 8:31 am

Ultimamente tb os tenho visto sempre que vou ao Sítio da Nazaré. Penso que estejam a nidificar na falésia, virada a Sul.

Abraço

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Francisco Barros Sáb maio 10, 2008 2:11 pm

Francisco Barros escreveu:Bom... ainda não tive tempo para ver se já chegou algum A. melba à colónia de nidificação de Montejunto. Contudo, pelo historial anterior, estes costumam chegar mais tarde em relação à presente data.

Passei por lá hoje, ao final da tarde, e não observei ainda qualquer indivíduo...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Francisco Barros Sáb maio 10, 2008 2:19 pm

Henk Feith escreveu:Esta ferramenta de Google tem de facto potencial, Francisco!

Aves a parte: sabes alguma coisa de orquídeas. Fotografei alguns na Serra de Montejunto ontem numa propriedade da minha empresa (Espinheira) e gostava de saber que espécies são Smile.

Um abraço,

Henk

Viva,
Este post passou-me despercebido...

Eu de orquídeas, sei reconhecer várias espécies, mas por vezes troco-lhes os momes dentro do género... Embarassed Mas com um guia na mão costumo ir lá. Very Happy Se postares as fotos, eu na semana que vem dou-te a identificação fidedigna das espécies. Tenho um colega que é um expert a nível nacional em botânica. Wink

Então tens uma empresa na Espinheira? Eu moro a 25m (+-) da Espinheira.. Cool

Qual é a empresa? CELBI?
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Correia Sáb maio 10, 2008 5:10 pm

Henk Feith escreveu:Caros,

Até hoje, o projecto Chegadas recebeu três registos de andorinhão-real, todos no Algarve (Silves, Vila do Bispo e Portimão), entre os dias 9 e 24 de Março.

Henk

Olá Henk,

foi falha minha, mas tenho alguns registos da espécie que ainda não tinha passado:

23 Mar'08 - Picote / Miranda do Douro
24 Mar'08 - Barragem de Picote (possibilidade de serem os mesmos inds., mas tb não me lembro quantos eram Embarassed )
Tenho visto vários inds. na falésia do Sítio da Nazaré ao longo do mês passado e deste mês. Penso que estejam a nidificar, mas terei de confirmar observando da praia.

Abraço

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Francisco Barros Dom maio 11, 2008 4:29 pm

Correia escreveu:
Tenho visto vários inds. na falésia do Sítio da Nazaré ao longo do mês passado e deste mês. Penso que estejam a nidificar, mas terei de confirmar observando da praia.

O que estranho é os da Nazaré já andarem por lá desde o mês passado e os de Montejunto "népias"...
Ainda por cima quando já em vários anos anteriores os observei na 1ª quinzena de Abril...

Será que fizeram greve?... pale
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por kasko Seg Mar 14, 2011 12:05 pm

Boas,

Acabo de ver (14.03.2011; 18:00h) os primeiros andorinhões-reais do ano na praia dos pescadores, em Albufeira (ca. 15 ind.).

Abraços,
Paulo Pereira
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 09, 2017 1:44 pm

Hoje vi dois Apus melba em voo no PNSAC perto de Teira, perto da extremidade sudoeste do parque, concelho de Rio Maior. Na ocasião achei a observação interessante mas de certa forma expectável (tinha de memória que a espécie nidificaria no PNSAC).

Quando vou a inserir o registo no ebird aparece-me como raridade. Pensei "se calhar há poucos registos". Inseri a observação e logo a seguir decidi pesquisar o mapa de distribuição. Constatei, com alguma surpresa, que não há um único registo da espécie no PNSAC e que há apenas cinco registos em todo o distrito de Santarém.

Não existia um núcleo de nidificação no PNSAC? Ou estou aqui a fazer alguma confusão?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por pedro121 Dom Jul 09, 2017 2:23 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Não existia um núcleo de nidificação no PNSAC? Ou estou aqui a fazer alguma confusão?

Nunca ouvi falar de uma colónia no PNSAC, as colónias que conheço na zona são a de Montejunto e a da Nazaré mais eventualmente alguns em São Martinho do Porto
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 09, 2017 2:34 pm

Pois, se calhar não há, poderiam ser aves vindas da Nazaré que vieram ali alimentar-se...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por João Tomás Dom Jul 09, 2017 3:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:Hoje vi dois Apus melba em voo no PNSAC perto de Teira, perto da extremidade sudoeste do parque, concelho de Rio Maior. Na ocasião achei a observação interessante mas de certa forma expectável (tinha de memória que a espécie nidificaria no PNSAC).

Quando vou a inserir o registo no ebird aparece-me como raridade. Pensei "se calhar há poucos registos". Inseri a observação e logo a seguir decidi pesquisar o mapa de distribuição. Constatei, com alguma surpresa, que não há um único registo da espécie no PNSAC e que há apenas cinco registos em todo o distrito de Santarém.

Não existia um núcleo de nidificação no PNSAC? Ou estou aqui a fazer alguma confusão?

Estou com o Pedro quanto às colónias existentes no distrito de Leiria. Isto de forasteiros irem descobrir coisas raras em distritos aos quais não pertencem tem de acabar Mad
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 09, 2017 3:08 pm

João Tomás escreveu:Isto de forasteiros irem descobrir coisas raras em distritos aos quais não pertencem tem de acabar Mad

É um vício que tenho há mais de 30 anos e que não há meio de conseguir largar Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por pedro121 Dom Jul 09, 2017 3:09 pm

João Tomás escreveu:

Estou com o Pedro quanto às colónias existentes no distrito de Leiria. Isto de forasteiros irem descobrir coisas raras em distritos aos quais não pertencem tem de acabar Mad

Bem, se ele os viu em Rio Maior...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 09, 2017 3:19 pm

pedro121 escreveu:
João Tomás escreveu:

Estou com o Pedro quanto às colónias existentes no distrito de Leiria. Isto de forasteiros irem descobrir coisas raras em distritos aos quais não pertencem tem de acabar Mad

Bem, se ele os viu em Rio Maior...

Exacto, foi no distrito de Santarém (onde é raro) e não no de Leiria (onde é regular).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por João Tomás Dom Jul 09, 2017 3:21 pm

Esqueçam! É do horário Sad
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos