Id de passeriforme
+2
Paulo Alves
Hugo Albuquerque
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Id de passeriforme
Boa noite,
Preciso de ajuda para identificar este amigo .
Foi tirada no paul da barroca no sábado.
Obrigado e boas observações
Preciso de ajuda para identificar este amigo .
Foi tirada no paul da barroca no sábado.
Obrigado e boas observações
Hugo Albuquerque- Número de Mensagens : 552
Local : Loures
Re: Id de passeriforme
Obrigado Paulo .
Uma boa semana!!!
Uma boa semana!!!
Hugo Albuquerque- Número de Mensagens : 552
Local : Loures
Não sei dizer se é juvenil, mas concordo com o Paulo.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Disse juvenil por me parecer que tem comissura, pelo aspecto "clean" e pelo tom amarelo-torrado, mas pode ser só impressão minha.
Última edição por Paulo Alves em Seg Jul 29, 2013 7:19 am, editado 1 vez(es)
De facto tem comissura, não tinha reparado. Mas provavelmente tens razão, eu só não sei o suficiente para o poder corroborar!Paulo Alves escreveu:Disse juvenil por me parecer que têm comissura, pelo aspecto "clean" e pelo tom amarelo-torrado, mas pode ser só impressão minha.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Concordo com o Paulo. Se adicionarmos o olho escuro (a íris fica clara nos adultos) e a plumagem ser aparentemente muito fresca (nesta altura do ano os adultos estão com a plumagem gasta e queimada do sol), penso que não restam dúvidas.
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Carlos Pacheco escreveu:(nesta altura do ano os adultos estão com a plumagem gasta e queimada do sol)
Sobre este aspecto, creio ser útil esclarecer que este desgaste nos adultos tem a ver com o facto de esta espécie realizar apenas muda completa de Inverno (em África). Não há muitas outras espécies em que isso aconteça - assim de memória ocorrem-me os casos Acro. scirpaceus, Hippolais polyglotta, Locustella naevia, Sylvia borin.
Já no caso das espécies que fazem muda pós-nupcial completa de Verão (isto é, antes da migração), este critério não é válido, pois nesta altura do ano os adultos já podem apresentar penas novas.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:
Já no caso das espécies que fazem muda pós-nupcial completa de Verão (isto é, antes da migração), este critério não é válido, pois nesta altura do ano os adultos já podem apresentar penas novas.
Na minha opinião isso faz com que o critério seja mais valido ainda, se nesta altura na melhor das hipóteses os adultos de passeriformes estão em muda, ou seja tem penas novas e velhas, isso só acentua o desgaste das velhas tornando mais fácil identificar os adultos, claro que se concluírem a muda voltamos á estaca zero. Mas isto sou eu que não percebo mesmo nada de muda em passeriformes.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos