ID rapinas
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID rapinas
Coloco aqui as fotos para me ajudarem na identificação e coloco também uma questão, as aguias costumam "andar" em grupos? Pergunto isto porque estas fotos foram tiradas hoje a 3 grupos de aguias, um deles com 4 elementos, todas elas muito barulhentas e apesar de algumas me parecerem diferentes andavam todas juntas, algumas das fotos que aqui vou colocar apesar de estarem aves isoladas a foto foi tirada ao grupo todo, como nunca tinha visto tanta rapina junta fiquei um pouco admirado. As fotos foram tiradas dia 18 perto do Pinhal Novo.
Aguia Sapeira?
" />
" />
Aguia Sapeira? Andava junto com a anterior
" />
Aguia de asa redonda? Este era o grupo de 4 elementos, as fotos são de todos os elementos.
" />
" />
" />
" />
Butio vespeiro? 3 elementos
" />
" />
" />
Aguia Sapeira?
" />
" />
Aguia Sapeira? Andava junto com a anterior
" />
Aguia de asa redonda? Este era o grupo de 4 elementos, as fotos são de todos os elementos.
" />
" />
" />
" />
Butio vespeiro? 3 elementos
" />
" />
" />
vilelap- Número de Mensagens : 253
Re: ID rapinas
7 primeiras parece me tudo buteo. 8ª e 9ª pernis e a ultima tambem talvez
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Jorge, conforme falado no tópico da águia-pesqueira, recordo que a partir de agora em todas as respostas aos pedidos de ID convém dar sempre uma explicação, pelo menos de uma ou duas linhas, relativa à identificaçãoJorge Saraiva escreveu:7 primeiras parece me tudo buteo. 8ª e 9ª pernis e a ultima tambem talvez
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Bom, quanto há questão dos grupos, nesta altura as crias ainda podem andar com os pais e pelo menos nos Buteo são extremamente barulhentas.
As fotos 1-7 mostram Buteos, não são tartaranhões ruivos pelas razões já explicadas no topico da aguia pesqueira.
As restantes 3 fotos são efectivamente de Butios-vespeiros
As fotos 1-7 mostram Buteos, não são tartaranhões ruivos pelas razões já explicadas no topico da aguia pesqueira.
As restantes 3 fotos são efectivamente de Butios-vespeiros
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Peço desculpa, vou tentar, mas ás vezes nao sei explicar nem pra mim quanto mais pros outros. Palavra, sei que ja tive a informação no passado mas ja foi ha tanto tempo ou já ha tanto tempo que nao a uso que me dá ideia que ás vezes identifico só por feeling. Mas vou tentar...
mesmo que não seja uma explicação muito técnica, dizer qualquer coisa que ajude a explicar a identificação é melhor do que não dizer nada
Não, não me parece que seja, ou a explicação é coerente e que permita que a pessoa compreenda as razões ou é preferível não dizer nada para não complicar o que é simples e confundir mais ainda a pessoa.Gonçalo Elias escreveu:mesmo que não seja uma explicação muito técnica, dizer qualquer coisa que ajude a explicar a identificação é melhor do que não dizer nada
Última edição por pedro121 em Ter Ago 20, 2013 3:38 am, editado 1 vez(es)
Pois, haja bom senso portanto
De acordo, Pedro, de facto depois de escrever o post anterior fiquei a pensar em que medida essa seria uma boa opção.pedro121 escreveu:Não, não me parece que seja, ou a explicação é coerente e que permita que a pessoa compreenda as razões ou é preferível não dizer nada para não complicar o que é simples e confundir mais ainda a pessoa.Gonçalo Elias escreveu:mesmo que não seja uma explicação muito técnica, dizer qualquer coisa que ajude a explicar a identificação é melhor do que não dizer nada
De qualquer forma respostas sem qualquer explicação também não ajudam nada, conforme já vimos no tópico da pesqueira,
O tópico da pesqueira foi uma situação especifica em que surgiram duvidas e varias hipóteses de ID, como já defendi varias vezes ao longo do tempo, quando existem varias opiniões, quem propõem uma identificação tem que a fundamentar, não basta dizer que é porque é.Gonçalo Elias escreveu:
De qualquer forma respostas sem qualquer explicação também não ajudam nada, conforme já vimos no tópico da pesqueira,
No entanto existem outros tópicos com outros tipos de duvidas, nesses tópicos muitas vezes basta dizer o que é que o observador/fotografo vai pelos seus próprios meios confirmar.
Por exemplo, no tópico recente da Aguia-imperial, vai-se dizer o que? ainda por cima o observador só queria confirmar, por isso uma resposta do género "sim, é uma imperial" é perfeitamente adequada.
De acordo quanto ao exemplo da imperial, em que o observador apenas pedia confirmação.
Mas no caso presente o observador pensava que é um C. aeruginosus quando afinal é um Buteo, ou seja a suspeita inicial não é confirmada, logo...
Mas no caso presente o observador pensava que é um C. aeruginosus quando afinal é um Buteo, ou seja a suspeita inicial não é confirmada, logo...
Certo, certo, uma explicação seria útil, mas como explicar?Gonçalo Elias escreveu:Mas no caso presente o observador pensava que é um C. aeruginosus quando afinal é um Buteo, ou seja a suspeita inicial não é confirmada, logo...
Eles não são propriamente confundíveis com estas fotos como base. alias fez-me alguma confusão os Pernis terem sido correctamente identificados mas os Buteos não, quando normalmente o que acontece é confundir Pernis com Buteos e vice-versa
Relativamente a minha "identificação" como sendo aguia sapeira foi por não observar a lista da orla da cauda, depois de ler o post e olhar novamente para as fotos realmente estão la vários elementos a identificar búteo, obrigado
Boas,vilelap escreveu:Relativamente a minha "identificação" como sendo aguia sapeira foi por não observar a lista da orla da cauda,
A lista não está presente nos Buteos juvenis, mas nota que em varias das aves das fotos está lá.
Não se percebe muito bem mas realmente está lá.pedro121 escreveu:mas nota que em varias das aves das fotos está lá.
Pensava que mesmo nos juvenis estava presente, obrigado pela info.pedro121 escreveu:A lista não está presente nos Buteos juvenis
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos