Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migração de andorinhas

+4
Jorge Saraiva
Isidoro Soares Teodoro
Gonçalo Elias
fsjf
8 participantes

Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Migração de andorinhas

Mensagem por fsjf Qua Ago 21, 2013 7:19 am

Peço desde já desculpa se as minhas dúvidas forem absolutamente triviais, mas no que toca a aves a minha curiosidade é muito superior ao meu conhecimento!

Notei hoje que as andorinhas que nidificam no meu bairro já partiram. Não sei precisar ao certo quando foi, mas terá sido certamente na última semana. É normal que a partida se dê tão cedo? Partem porque já têm dificuldades em alimentar-se cá, ou porque querem chegar a determinado local dentro de determinada janela temporal?
Por outro lado, tenho um interesse muito grande em saber quão para sul elas vão, onde passam o nosso inverno e que rota seguem. Este tipo de informações consegue-se apenas por observação e colocando anilhas nas aves, ou é possível colocar numa ave algum dispositivo de localização? Alguém já o fez com andorinhas?

Suponho que as respostas a algumas destas perguntas sejam gerais para qualquer ave que migre, mas foco-me nas andorinhas porque já criei uma relação quase sentimental com as que aqui vivem e porque gostava de saber por onde elas andam quando aqui não estão!

Obrigado.

fsjf

Número de Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 21, 2013 9:17 am

fsjf escreveu:É normal que a partida se dê tão cedo? Partem porque já têm dificuldades em alimentar-se cá, ou porque querem chegar a determinado local dentro de determinada janela temporal?
Há várias teorias sobre isso. Uma delas diz que existe uma "pulsão" para a migração (que já está inscrita nos genes), que é desencadeada pela rápida redução do comprimento dos dias. Ou seja, embora ainda haja condições de alimentação, as aves "sentem" que têm de partir - se esperarem que o alimento acabe, pode ser demasiado tarde. No entanto, isto é uma descrição muito simplista para um fenómeno bastante mais complexo.

fsjf escreveu:Por outro lado, tenho um interesse muito grande em saber quão para sul elas vão, onde passam o nosso inverno e que rota seguem. Este tipo de informações consegue-se apenas por observação e colocando anilhas nas aves, ou é possível colocar numa ave algum dispositivo de localização? Alguém já o fez com andorinhas?
África subsariana, essencialmente, mas a amplitude dos movimentos depende das espécies e das populações em concreto.
Creio que há estudos feitos no estrangeiro com geolocalizadores, vou ver se encontro alguma informação mais detalhada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por Isidoro Soares Teodoro Sáb Jul 19, 2014 3:13 pm

Boa noite!

Socorro-me deste tópico porque a minha questão tem a ver com as mesmas aves.
Desde meados de Maio que não encontro um ninho de Andorinha-das-chaminés ocupado. É isto habitual?
Hoje ao fim da tarde observei o espectaculo impressionante, que nunca tinha tido a oportunidade de ver, do evoluir nos ares durante vários minutos milhares de aves desta espécie antes de mergulhares num caniçal para pernoitarem. Foi realmente espéctacular, mas fiquei a perguntar-me se não será demasiado cedo para iniciarem a migração. Será?

Teodoro

Isidoro Soares Teodoro

Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por Jorge Saraiva Dom Jul 20, 2014 4:45 am

e neste momento abandonam os locais de criaçao e comecam a juntar se em zonas humidas onde ha imensa comida e começam a engordar para a viagem. É o que viste nesse caniçal. Migraçao propriamente so talvez la pa meados de agosto acho eu
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por Isidoro Soares Teodoro Dom Jul 20, 2014 7:08 am

Obrigado, pela resposta Jorge Saraiva.

Isidoro Soares Teodoro

Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por pedro121 Dom Jul 20, 2014 7:13 am

Isidoro Soares Teodoro escreveu:
Desde meados de Maio que não encontro um ninho de Andorinha-das-chaminés ocupado. É isto habitual?

Eu tenho ideia que este ano no litoral oeste o sucesso reproductivo das andorinhas foi pequeno, acho que houve mortalidade na 1º vaga, e depois houve dificuldade em algumas alturas devido ao mau tempo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por João Tomás Dom Jul 20, 2014 12:37 pm

Eu nas saídas que tenho feito tenho notado um menor número de andorinhas-das-chaminés (no litoral). Tenho ideia que nos anos anteriores via muitas mais!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por jheitor Dom Jul 20, 2014 1:09 pm

sem dúvida este ano foram em menor numero ... conheço várias colónias e notei um numero bem menor que no ano passado...
por outro lado tenho visto em zonas húmidas quatidades razoavéis ... tal com ja foi dito talvez porque nessas zonas os incetos são em grande quantidade .. alimento fácil.. tenho ideia que se notam grandes bandos a juntarem se para a migração tambem com ja foi dito mais para o final de Agosto e principio de setembro... mas tambem ja noei em alguns casos que depois de fazerem a criação abandonam os locais talvez vão para esses sitios com amsi comida disponivél...

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por João Tomás Dom Jul 20, 2014 1:59 pm

Sim, eu também reparei nisso! O local para onde costumo ir (perto de minha casa) já ficou sem andorinhas-das-chaminés (ficou uma ou outra) há muito... interessante esse comportamento de se juntarem!

No norte esta espécie ainda anda de volta da nova geração, pois encontrei um casal com 4 juvenis (bom sinal Smile ). Hoje acho que foi o dia, deste ano, em que observei mais indivíduos (PN Alvão).
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por Rudolfo Muller Dom Jul 27, 2014 11:35 am

As nossas ainda estão a criar. Chegaram muito poucas na primavera, mas nos vários ninhos que tenho na casa o sucesso reprodutor foi bastante bom. Um dos ninhos criou 3 vezes, as últimas estão ainda no ninho.

Rudolfo Muller

Número de Mensagens : 34
Idade : 61
Local : Odemira
Data de inscrição : 11/10/2010

http://www.montevivo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração de andorinhas Empty Re: Migração de andorinhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos