Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

id passeriforme

5 participantes

Ir para baixo

id passeriforme Empty id passeriforme

Mensagem por alex67 Qua Set 04, 2013 3:37 pm

boa noite.
será um rouxinol bravo?
agosto na sertã
[url=id passeriforme 3uo1  ][URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/829/3uo1.jpg/]

alex67

Número de Mensagens : 943
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Helder Vieira Qua Set 04, 2013 3:58 pm

Parece-me um Ficedula hypoleuca (eles andam aí!). Para Cettia cetti falta o babete/peito esbranquiçado e a lista supraciliar...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 52
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por alex67 Qua Set 04, 2013 4:18 pm

talvez esta vista ajude a esclarecer...

[url=id passeriforme Dcfv  ]

alex67

Número de Mensagens : 943
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Helder Vieira Qua Set 04, 2013 4:31 pm

alex67 escreveu:talvez esta vista ajude a esclarecer...
Ajuda a esclarecer que não é Fic hyp.
Sendo assim diria que pelo tom acastanhado, mais ou menos uniforme, o tamanho do bico... Sylvia borin (little brown jobs scratch )
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 52
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por pedro121 Qua Set 04, 2013 4:44 pm

Á fotos em que se veja bem a cauda?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por alex67 Qua Set 04, 2013 5:08 pm

talvez esta seja a melhor em que se ve a cauda
[url=id passeriforme Pz4r  ][URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/14/pz4r.jpg/][IMG]

alex67

Número de Mensagens : 943
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por pedro121 Qua Set 04, 2013 5:25 pm

bom, com esta é que me lixaste, eu estava a querer ver a cauda só para garantir mas sendo assim temos um, problema, a ave é um Luscinia, mas parece tão cinzento e frio na 2ª foto que eu pensei em Luscinia luscinia como alternativa a Sylvia borin que seria o lógico e o mais provável, mas assim, complicou.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 05, 2013 1:43 am

É um rouxinol Luscinia megarrhynchos. A cor "aberrante" é apenas resultado da má qualidade das fotos. Para ser L. luscinia falta-lhe a risca malar (a ave em questão tem a "cara" limpinha), além de que, na segunda foto penso que se pode ver que o comprimento da primeira primária é superior ao das coberturas primárias, o que é diagnóstico para separar as 2 espécies.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 52
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por pedro121 Qui Set 05, 2013 2:16 am

Carlos Pacheco escreveu: além de que, na segunda foto penso que se pode ver que o comprimento da primeira primária é superior ao das coberturas primárias, o que é diagnóstico para separar as 2 espécies.
Já te adiantaste, tinha dido ao Helder que hoje de manha com a cabeça descansada tinha que ver as primarias, mas já tiveste o trabalho.Smile 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 05, 2013 2:31 am

Pois esta é uma das que nos pode cair numa rede de anilhagem e facilmente passar despercebida (algo que já aconteceu algumas vezes com algumas raridades, que foram confundidas com espécies comuns), por isso tenho os caracteres diagnósticos bem presentes:)
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 52
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por pedro121 Qui Set 05, 2013 3:02 am

Carlos Pacheco escreveu:Pois esta é uma das que nos pode cair numa rede de anilhagem e facilmente passar despercebida (algo que já aconteceu algumas vezes com algumas raridades, que foram confundidas com espécies comuns), por isso tenho os caracteres diagnósticos bem presentes:)
Sim, esta é obviamente uma espécie a estar atento, é pena que alguns anilhadores não estejam tão alerta para espécies como Lus lus, Acr pal, Loc flu e Phy fus, são todo espécies que quase obrigatoriamente só os anilhadores poderão detectar em Portugal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 05, 2013 3:11 am

Olha que eu penso que até estão. O problema é que quando tens muitas aves e gente com menos experiência a anilhar, por vezes pode passar. Conheço casos em que passou e outros em que esteve quase, não fosse algum olho mais atento (quer à ave quer às suas biometrias). O Acro. agricola penso que já teve duas histórias assim e com Acro. paludicola já assisti a um que vi logo o que era, mas que iria como Acro. schoenobaenus, dado estar na mão de um aprendiz ainda muito "verdinho"
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 52
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por pedro121 Qui Set 05, 2013 3:47 am

Carlos Pacheco escreveu:Olha que eu penso que até estão. O problema é que quando tens muitas aves e gente com menos experiência a anilhar, por vezes pode passar. Conheço casos em que passou e outros em que esteve quase, não fosse algum olho mais atento (quer à ave quer às suas biometrias). O Acro. agricola penso que já teve duas histórias assim e com Acro. paludicola já assisti a um que vi logo o que era, mas que iria como Acro. schoenobaenus, dado estar na mão de um aprendiz ainda muito "verdinho"
Sim, talvez não me tenha explicado bem, eu já assisti a varias sessões de anilhagem e normalmente a equipa é 1-2 anilhadores e vários aprendizes, mesmo que os anilhadores estejam atentos os aprendizes não estão concientes destes pormenores, um Rouxinol é um Luscinia megarrhynchos, não vão saber que existe outro Luscinia, e mesmo que saibam, não vão pensar que um dia vai aparecer um. O ano passado apareceu uma felosa sombria no paul de Tornada que foi inicialmente identificada como P. c. tristis pelo anilhador, por acaso o Hélder Cardoso estava presente e foi chamado para ver a "tristis" e o resto é historia...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Helder Vieira Qui Set 05, 2013 4:00 am

Bela lição!! Confesso que não me tinha passado pela cabeça Lus meg (quanto mais Lus lus)... mas aquela cauda avermelhada deu uma ajuda.
Logo à noite tenho de espreitar no Svenson essa questão da 1ª primária study 
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 52
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por pedro121 Qui Set 05, 2013 4:16 am

Helder Vieira escreveu:Bela lição!! Confesso que não me tinha passado pela cabeça Lus meg (quanto mais Lus lus)... mas aquela cauda avermelhada deu uma ajuda.
Logo à noite tenho de espreitar no Svenson essa questão da 1ª primária study 
Basta o collins...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Luis Silva Qui Set 05, 2013 5:24 am

As duas Luscinia distinguem bastante bem na mão mesmo não estando propriamente atento aos detalhes (claro que convém depois verificar os detalhes, mas são "muito" diferentes)...qualquer pessoa que tenha credencial de anilhagem não deveria ter qualquer dificuldade em distinguir estas, ou pelos menos achar que existe algo estranho, se bem que é óbvio que há sempre erros e distraçoes, para alem de indivíduos mais "outliers".
Eu diria que mesmo entre os acrocephalus, o palustris só é problema em aves juvenis (existem outros acrocephalus, mas imagino que a probabilidade de aparecerem por cá para serem confundidos é muito menor). Há sempre outras espécies que me parecem ser piores...Poelice ou Parus (como preferirem) montanus e palustris por exemplo, mas como não temos nem um nem outro...

Edit: Cá temos sempre os collybita/ibericus que chegam mais tarde ou cedo dependendo que por vezes tb já dao as suas dor de cabeça Smile

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Set 05, 2013 5:42 am

Luis, concordo contigo, mas que estas coisas acontecem, mesmo que muito raramente, é um facto como bem sabes e mesmo na presença de anilhadores muito experientes. Já vi gente experiente a "patinar" com algumas espécies, mesmo comuns. Lembro-me por exemplo de juvenis de estorninhos muito pintalgados, que deram azo a grandes discussões, tal como algumas limícolas, Emberiza,...
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 52
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por alex67 Sáb Set 07, 2013 10:02 am

boa tarde
confesso que estas situações descritas com este pedido de id servem sobretudo para que esteja bem atento aos pormenores...
obrigado.

alex67

Número de Mensagens : 943
Data de inscrição : 22/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

id passeriforme Empty Re: id passeriforme

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos