Fringilla montifringilla
+5
João Ferreira
ACarvalho
Simon Wates
Paulo Alves
scirpaceus
9 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Fringilla montifringilla
De acordo com o Muguel Araujo, nos arredores de Famalicão:
"Observações de Fringilla montifringilla posso disser com certeza eram no minimo 50, que andavam juntamente com Fringilla coelebs, Carduelis spinus, anthus pratensis e carduelis cannabina que perfaziam bandos superiores a 500 individuos."
No Baixo Mondego, este ano as observações destas espécies são superiores ao habitual, mas ainda não foram detectados os Fringilla montifringilla. Esta espécie costumo observá-la todos os anos no troço do Rio Arunca junto ao Paul da Madriz - Soure. Durante esta passada semana, foram muitos os fringilídeos ali observados, pode ser que a sua presença seja detectada em breve
Abraço
Paulo
"Observações de Fringilla montifringilla posso disser com certeza eram no minimo 50, que andavam juntamente com Fringilla coelebs, Carduelis spinus, anthus pratensis e carduelis cannabina que perfaziam bandos superiores a 500 individuos."
No Baixo Mondego, este ano as observações destas espécies são superiores ao habitual, mas ainda não foram detectados os Fringilla montifringilla. Esta espécie costumo observá-la todos os anos no troço do Rio Arunca junto ao Paul da Madriz - Soure. Durante esta passada semana, foram muitos os fringilídeos ali observados, pode ser que a sua presença seja detectada em breve
Abraço
Paulo
Re: Fringilla montifringilla
Desenterro este post para dar conta que vi hoje (5 Dez 2010) dois Tentilhões-monteses no Marmeleiro (Tomar).
As aves encontravam-se misturadas com Tentilhões- comuns, Pardais-franceses, Milheirinhas e Petinhas num bando que se alimentava numa vinha.
De vez em quando, quando um tiro de caçadores que por ali andava perto se fazia ouvir, levantavam todos, voltando pouco depois...
Mais alguém viu este ano esta espécie?
As aves encontravam-se misturadas com Tentilhões- comuns, Pardais-franceses, Milheirinhas e Petinhas num bando que se alimentava numa vinha.
De vez em quando, quando um tiro de caçadores que por ali andava perto se fazia ouvir, levantavam todos, voltando pouco depois...
Mais alguém viu este ano esta espécie?
Em Espanha, nesta semana que passou, parece que sim
https://www.youtube.com/watch?v=_wKabOc27D4
Por aqui ainda não vi nada, mas esta semana vou deslocar-me a uma área do B.Mondego onde é frequente os observar.
Paulo
Por aqui ainda não vi nada, mas esta semana vou deslocar-me a uma área do B.Mondego onde é frequente os observar.
Paulo
Nas finais de Novembro, varias aves foram ouvidos (3 ou 4) em passagem com F.coelebs na Cabranosa, Sagres. Iqualmente, mas em número maior Dom-fafes passaram quase diariamente durante a última 2 semanas de Novembro. Alguns dias contabilizou até 8 inds.
Abraço
Simon
Abraço
Simon
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
scirpaceus escreveu:Em Espanha, nesta semana que passou, parece que sim
Olá, Paulo.
O video está fastástico.
Se não estão a voar em círculo, durante o tempo do filme terão passado milhares de aves.
Presumo que as identificaste pelo piar.
Não se ouve mais nenhuma espécie? Será tudo Montifringilla?
Sabes em que região foi?
Abraço,
Alberto
ACarvalho- Número de Mensagens : 638
Local : Lisboa
Por aqui também já andam, a ver se é este ano que os fotografo como deve ser
Abraço
João
Abraço
João
João Ferreira- Número de Mensagens : 802
Local : Vila Real
ACarvalho escreveu:scirpaceus escreveu:Em Espanha, nesta semana que passou, parece que sim
Olá, Paulo.
O video está fastástico.
Se não estão a voar em círculo, durante o tempo do filme terão passado milhares de aves.
Presumo que as identificaste pelo piar.
Não se ouve mais nenhuma espécie? Será tudo Montifringilla?
Sabes em que região foi?
Abraço,
Alberto
No inverno de 2008/09 formou-se na região de Pau - França um dormitório equivalente, estimando-se que estavam presentes 2 milhões de indivíduos desta espécie. Este dormitório situa-se em Bizkaia (Pais Basco) e de acordo com estimativas, anda pelo 1 milhão de indivíduos.
O filme e mais informação está disponível em http://macizodelgorbea.blogspot.com/
Paulo
Assombroso!
Tem que haver forma de alimentar tantos fingilídeos nas redondezas.
António
Tem que haver forma de alimentar tantos fingilídeos nas redondezas.
António
Hoje vi dois tentilhões-monteses em São Manços (Évora).
Há 13 ou 14 anos que uma ave desta espécie não se cruzava no meu caminho
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Vivam,
deixo aqui também um meu registo (curiosamente, o meu primeiro para esta espécie) relativo a esta espécie:
sete indivíduos, num enorme bando de fringilla coelebs e carduelis chloris, na Avenida que -a partir da EN 365 dá acesso à Quinta da Cardiga (V.N. Barquinha), manhã do dia 27 do passado mês de Fevereiro .
Senti-me como um puto com um brinquedo novo
deixo aqui também um meu registo (curiosamente, o meu primeiro para esta espécie) relativo a esta espécie:
sete indivíduos, num enorme bando de fringilla coelebs e carduelis chloris, na Avenida que -a partir da EN 365 dá acesso à Quinta da Cardiga (V.N. Barquinha), manhã do dia 27 do passado mês de Fevereiro .
Senti-me como um puto com um brinquedo novo
Miguel Gaspar- Número de Mensagens : 57
Local : Moita
Gonçalo Elias escreveu:Hoje vi dois tentilhões-monteses em São Manços (Évora).
Nunca vi esta espécie e com elas aqui tão perto de casa.