Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

5 participantes

Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Carlos Vilhena Dom Out 06, 2013 12:26 pm

O Samouco já não é mais um espaço fechado.

http://www.salinasdosamouco.pt/horarios-e-tarifas/10.htm

http://www.salinasdosamouco.pt/avifauna/153.htm


Última edição por Gonçalo Elias em Ter Abr 28, 2015 12:53 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : editei este tópico em 28.11.2013, mudei-lhe o título e transferi-o para a "sala" principal)

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 06, 2013 1:44 pm

Interessante.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por fmorais Dom Out 06, 2013 1:52 pm

Desculpa Carlos mas não percebi.

O primeiro link mostra os horários de sempre. Há cerca de dois anos já era assim. Ou seja, visitas livres só às sextas e com intervalo para almoço. Ainda por cima só num dos percursos.
É uma daquelas situações em que eu costumo dizer que o horário é:
"por favor não venham cá"
E , realmente, ao longo tempo, penso que têm conseguido atingir esse objectivo.

Ou há algo de novo e escapou-me qualquer coisa?

Cumps
Frederico
fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Carlos Vilhena Dom Out 06, 2013 2:06 pm

Viva Frederico,


O espaço esteve até muito muito recentemente totalmente fechado.
Dado serem salinas só compensa mesmo  a visita na maré alta.
Melhor que ir ao EVOA.Twisted Evil 

Cump,

Carlos

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por fmorais Dom Out 06, 2013 2:11 pm

Ah. Então piorou e agora melhorou outra vez. Já percebi.

Sim, é capaz de ser melhor que ir ao Evoa, desde que vás numa 6a. Lol.

Cumps
Frederico


fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 06, 2013 3:04 pm

Frederico,

Admito que não sabia que já tinha estado aberto no passado e depois fechado.

De qualquer forma, pela minha parte considero preferível que se possa visitar às sextas do que não se poder visitar em dia nenhum (que é o que acontece em diversas áreas protegidas). E também prefiro que abra um dia por semana e que esse horário seja cumprido do que estar teoricamente "aberto todos os dias" e depois na realidade metade das vezes está fechado - prática corrente neste país em monumentos e outros espaços públicos.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por fmorais Dom Out 06, 2013 4:36 pm

Gonçalo,

Concordo.
Eu próprio farto-me de referir o exemplo da Lagoa Pequena como um caso desses. Podia abrir mais vezes sim senhor, mas 3 dias por semana já não é mau para um espaço que esteve anos fechado ao público.

O caso específico do Samouco não conheço. A verdade é que durante anos receberam verbas (Fundação do Samouco). Custa-me a acreditar que não desse para pagar a um segurança, para gerir as entradas todos os dias. Na altura queriam lá observadores ou não? Sempre me pareceu que não.

Ab
Frederico


fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 28, 2013 8:55 am

Depois desta troca de posts pude apurar que as salinas podem ser visitadas todos os dias úteis (e não apenas às sextas como refere no site).

Hoje dia 28 dei um salto ao local e foi-me confirmado verbalmente que é possível fazer visitas livres em qualquer dia da semana.

Percorri uma parte do "percurso do flamingo" e fiquei bem impressionado, quer pela diversidade de espécies (40 espécies numa pequena visita matinal), quer pela envolvente agradável junto ao Tejo, com habitats de salinas, aquaculturas, sapais, caniçais, dunas e pequenos bosquetes.

Entre as espécies que vi hoje destaco:
Elanus caeruleus, vários
Pandion haliaetus
Calidris minuta
Tringa erythropus
Sterna caspia
, 1
Pica pica (espécie escassa nesta região?)

Nota: este tópico vai ser mudado para a secção principal e passa a constitui um tópico de LOCAL.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por fmorais Qui Nov 28, 2013 8:57 am

Boas notícias.
Estranho não divulgarem no site...
fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Jorge Saraiva Qui Nov 28, 2013 9:10 am

Pica pica (espécie escassa nesta região?)
Sabes que tb nao as vejo quase em lado nenhum e existem aqui uma meia duzia dentro do aterro de Palmela/Moita. E até criam
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por pedro121 Qui Nov 28, 2013 10:01 am

Gonçalo Elias escreveu:
Hoje dia 28 dei um salto ao local e foi-me confirmado verbalmente que é possível fazer visitas livres em qualquer dia da semana.
Grande noticia!!! Claro que teria sido mais útil á uns messes mas mesmo assim é excelente! Já agora por onde é que se entra? e qual é o horario?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por pedro121 Qui Nov 28, 2013 10:05 am

Carlos Vilhena escreveu:
Dado serem salinas só compensa mesmo  a visita na maré alta.
Melhor que ir ao EVOA.Twisted Evil 
Não, existem algumas espécies que não estão associadas á maré que podem ser vistas em salinas, a começar pelos dois falaropos e claro a Chlidonias leucopterus, para não falara noutras, mas obviamente que uma ida seria sempre programada para bater na maré alta.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 28, 2013 12:44 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Hoje dia 28 dei um salto ao local e foi-me confirmado verbalmente que é possível fazer visitas livres em qualquer dia da semana.
Grande noticia!!! Claro que teria sido mais útil á uns messes mas mesmo assim é excelente! Já agora por onde é que se entra? e qual é o horario?
A entrada é mais ou menos no centro dessa imagem.
https://maps.google.pt/maps?q=Samouco,+Alcochete&hl=pt-PT&ll=38.744273,-8.980744&spn=0.003042,0.005681&sll=38.297379,-8.696336&sspn=1.56705,2.90863&oq=samouco&t=h&hnear=Samouco&z=18

O horário: no site anuncia-se das 8h10 às 12:10 e 13:30 às 16:30.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete) Empty Re: LOCAL: Salinas do Samouco (Alcochete)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos