Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Zoos e Conservação

Ir para baixo

Zoos e Conservação Empty Zoos e Conservação

Mensagem por Ricardo_G77 Seg Jul 09, 2007 8:40 pm

Bem, este tópico foi despoletado pelo visionamento dum episódio de uma novela da TVI (nem sei o nome) em que havia uma visita de miúdos ao Badoka Safari Park.

Digo já que não visito, não apoio e não encorajo actividades relaccionadas com zoos e houve talvez uma excepção que ainda me interrogo porque a fiz, que foi estar presente no lançamento da campanha Ave do Ano da SPEA no oceanário.

Bom, mas vamos ao que interessa. Muito se diz que os zoos servem a conservação da vida selvagem porque mostam-na às pessoas e sensibilizam. Não compreendo este argumento. Se assim é, porque é que no Badoka Park por exemplo não há abetardas (graças a Deus) ou outras espécies que estão em perigo? Se é para sensibilizar, porque não começar pelo que há cá? São só os animais africanos que estão em perigo? Não acho que devessem haver abetardas neste local, nem lemures de Madagascar nem bicho nenhum. Só não percebo o argumento da conservação da vida selvagem; quer dizer então que é só para algumas espécies e que curiosamente nunca são as que estão mais perto?

Para mim, estes locais não são sobre conservação. Não digo que quem neles trabalha não tenha boas intenções... mas continuo a achar que passa mais a amensagem de que os animais são nossos e estão ao nosso dispor para nosso belo prazer... quando se quer educar, leva-se ao campo, mostra-se o que há de natural e não bichos importados e "roubados" das suas vidas...

Quando era miúdo visitava estes locais com enorme prazer. Felizmente, sem que ninguém mo dissesse comecei a achar que algo não batia bem. Será que essas visitas tiveram importância para a opinião ou sentimentos que nutro hoj em dia pela vida selvagem? Pode ser que sim... contudo acho que nos tempos que correm em que o que não falta são organizações capazes de levar pessoas a visitar vida selvagem a sério, se deveria apontar a educação, das crianças em especial, para essa vida selvagem e não para a emprestada doutros locais e com redes e grades à volta. Se não, de que conservação estamos a falar? Será que visitar lemures de Madagascar no Badoka faz alguém ter acções que possam benificiar esses lemures? Contudo, visitar por exemplo fauna no Alentejo pode consciencializar mentes para o que aqui há bem perto e dos programas que estão a ser implementados e dos apoios que necessitam, etc.

Enfim... o argumento de sensibilizar as pessoas à custa do sacrificio de alguns não me convence. O Finding Nemo tb era muito bonito, sobre um peixinho coitadinho que tinha de ser salvo e devolvido ao mar e quantos pexes-palhaço foram parar a aquários de miúdos à pala desse filme?
Ricardo_G77
Ricardo_G77

Número de Mensagens : 26
Idade : 47
Local : Almada, Portugal
Data de inscrição : 20/06/2007

http://clientes.netvisao.pt/dgscope

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos