Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros”

Ir para baixo

GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros” Empty GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros”

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 14, 2013 8:19 am

GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros”
Data: 14.10.2013
Fonte: porto24.pt com Lusa

GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros” P%C3%A1ssaro
Foto: Arq/Redacção

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR deteve domingo 6 pessoas por “detenção e comercialização de espécies de fauna protegidas”, o que aconteceu pela primeira vez desde a alteração à lei.

A operação incidiu sobre a “feira dos pássaros”, que se realiza aos domingos no Largo da Cordoaria, no Porto, e foi efectuada em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), levando ao levantamento de 7 autos pelo crime de danos contra a natureza e 6 detenções de indivíduos, com idades entre os 19 e os 68 anos, que foram identificados e notificados para comparecer em tribunal na segunda-feira.

De acordo com o tenente-coronel Francisco Magalhães, é a primeira vez que tais detenções ocorrem desde que a lei n.º 56/2011 foi modificada “porque antes [a detenção e comercialização de espécies protegidas] era considerada contra-ordenação e agora é crime”, prevendo “sem margem para dúvidas a detenção”.

Em comunicado, a GNR informou terem sido apreendidos 147 pintassilgos, 41 chamarizes, 21 pintarroxos, 17 tentilhões, 16 Dom fafes, 8 verdilhões, 8 bicos-de-lacre, 4 travessos e um melro.

As aves apreendidas foram levadas para o Parque Biológico de Gaia, em Avintes, onde, “após serem sujeitas a avaliação de recuperação, uma parte será restituída à liberdade e outras permanecerão em quarentena”.

A operação levou ainda a um auto de notícia por contra-ordenação devido a detenção de espécies autóctones em cativeiro e a 3 outros por falta de licença para comercialização de espécies não-indígenas.

O SEPNA e o ICNF estiveram no local entre as 6h e as 12h, tendo sido mobilizados um oficial, quatro sargentos, 30 guardas da parte da GNR e 5 elementos do instituto.

http://porto24.pt/porto/14102013/gnr-efectua-pela-primeira-vez-detencoes-na-feira-dos-passaros-da-cordoaria/#.Ulv7rNIsm08
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos