Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Organização ambiental lança campanha para financiar projeto contra uso de veneno

Ir para baixo

Organização ambiental lança campanha para financiar projeto contra uso de veneno Empty Organização ambiental lança campanha para financiar projeto contra uso de veneno

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 21, 2013 5:37 am

Organização ambiental lança campanha para financiar projeto contra uso de veneno

Data: 17-Out-2013
Fonte: ionline.pt / Lusa

“Após entrar na cadeia alimentar, é quase impossível travar o veneno”, alertou
O Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) lançou uma campanha internacional de financiamento coletivo para um projeto contra o uso de iscos envenenados, a ser lançado nas zonas de Moura, Mourão e Barrancos, foi hoje divulgado.

Intitulada “Veneno zero para a vida”, a campanha de “crowdfunding” do CEAI, com sede em Évora, está em curso até 13 de dezembro para financiar uma parte do projeto europeu “LIFE - Inovação contra envenenamentos” na área piloto de Moura, Mourão e Barrancos, no Alentejo.

Catarina Machado, técnica do CEAI, explicou hoje à agência Lusa que a utilização de veneno para controlar as populações de predadores é uma prática corrente no mediterrâneo, mas que tem um “impacto tremendo” a nível ambiental.

“Sempre que é deixado um isco no terreno para atingir uma raposa ou um saca-rabos acaba por se atingir esse predador e outras espécie carnívoras e necrófagas que se possam alimentar da carcaça envenenada que fica no terreno”, realçou.

Segundo a mesma responsável, o veneno utilizado é composto por "substâncias que permanecem ativas durante muito tempo” e que acabam por matar qualquer outro animal que se alimente de um animal envenenado.

“Após entrar na cadeia alimentar, é quase impossível travar o veneno”, alertou.

De acordo com a coordenadora do projeto, são poucos os dados sobre a “verdadeira dimensão do problema” na área piloto portuguesa, mas, pela realidade das áreas vizinhas de Espanha, “o uso de veneno é muito superior” em relação aos elementos conhecidos.

“Daí, a importância de se desenvolver um projeto que nos mostre os dados reais e nos permita atuar diretamente com as pessoas no campo”, referiu Catarina Machado.

Como consequência do uso de iscos envenenados, assinalou, encontram-se mortos nos terrenos um “grande número cães domésticos e de pastoreio e muitas outras espécies, algumas com um elevado nível de conservação, como grifos, abutres pretos e, como já aconteceu, a águia imperial”.

O CEAI ambiciona angariar 15 mil euros para desenvolver ações de educação ambiental com 750 crianças da região, 14 prospeções com uma equipa de cães treinados especificamente para encontrar veneno e workshops com os agentes das entidades competentes.

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/organizacao-ambiental-lanca-campanha-financiar-projeto-contra-uso-veneno
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos