Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sturnus unicolor vs Sturnus vulgaris

2 participantes

Ir para baixo

Sturnus unicolor vs Sturnus vulgaris Empty Sturnus unicolor vs Sturnus vulgaris

Mensagem por Ricardo Silva Sex Dez 05, 2008 5:00 am

Caros amigos

gostava de saber se, aqui entre entendidos, existem de facto caracteristicas que sejam definitivas para identificar os estorninhos malhados dos pretos durante o inverno ou no Outono onde as coisas são ainda mais complicadas.

Nos meus trabalhos de monitorização de linhas electricas deparo com vários como os que tenho na fotografia com as duas plumagens em simultâneo mas (o malhado) não me parece S. vulgaris.

A intensidade das malhas, o desenho das pintas e a falta de contorno castanho das penas de voo e coberturas que me fazem excluir a possibilidade de serem S. vulgaris mas é assim? Haverá mais caracteristicas ou outras mais relevantes?

Agradeço a ajuda que me possam fornecer e posso enviar mais fotos se necessário.

Um abraço

Ricardo Silva

Ricardo Silva

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sturnus unicolor vs Sturnus vulgaris Empty Re: Sturnus unicolor vs Sturnus vulgaris

Mensagem por RicardoLima Sex Dez 05, 2008 2:07 pm

Não vejo nenhuma foto, mas de qualquer forma deixo a minha opinião.

Numa observação próxima as duas espécies são fáceis de distinguir em plumagem de Inverno, porque o S. vulgaris é de facto muito mais malhado do que o S. unicolor. O problema é que muitas vezes a observação não é suficientemente próxima e principalmente em voo acho que é muito difícil distingui-los! Para além disso o brilho das penas pode tornar difícil ver as pintas, mas acho que se dá para ver as pintas do bicho deixa de haver dúvida em relação à espécie...

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Data de inscrição : 29/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos