Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

2 participantes

Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por António Beira Alta Seg Nov 18, 2013 12:59 pm

Poderá ser pombo-doméstico ? Estava sozinho e longe de pombais .

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  IMG_1681_zps611313cd
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Re: Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 18, 2013 1:05 pm

pelo padrão de cores eu diria que sim... mas pode sempre ser um pombo-correio perdido ou um assilvestrado...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Re: Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por António Beira Alta Seg Nov 18, 2013 1:13 pm

Gonçalo Elias escreveu:pelo padrão de cores eu diria que sim... mas pode sempre ser um pombo-correio perdido ou um assilvestrado...
Ele não mostrou as patas logo não vi anilhas que me pudessem sugerir pombo-correio , dai eu ter pensado apenas em doméstico . O assilvestrado que referes , seria um cruzamento entre doméstico e das rochas ?
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Re: Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 18, 2013 1:17 pm

Não necessariamente (embora as populações já estejam, na sua maioria, abastardadas, que é como quem diz, geneticamente misturadas).

Por assilvestrado quero dizer aves de origem doméstica que se tornaram selvagens ou semi-selvagens, sem o serem na sua origem / essência.

Basicamente considero 3 categorias de pombos:
- domésticos, que incluem os dos pombais e tammbém os das cidades, que vêm comer à mão
- assilvestrados, que são mais independentes do homem e nidificam longe de localidades; por exemplo, nidificam por baixo da ponte Vasco da Gama, dos viadutos da A23, etc... são certamente populações ue se estabeleceram há relativamente pouco tempo
- genuinamente selvagens, que nidificam em arribas, nomeadamente no Douro e na costa sudoeste, entre outros locais; estes últimos são os mais "puros" em plumagem e, presumivelmente, em genes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Re: Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por António Beira Alta Seg Nov 18, 2013 1:26 pm

Entendido Gonçalo , não conhecia essa "categoria intermédia" dos assilvestrados , vou estar atento aos ditos pombos .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Re: Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 18, 2013 1:50 pm

António Beira Alta escreveu:Entendido Gonçalo , não conhecia essa "categoria intermédia" dos assilvestrados , vou estar atento aos ditos pombos .
Essa categoria é um pouco discutível, mas é a forma como eu entendo que devem ser considerados os "pombos-dos-viadutos" Very Happy 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico  Empty Re: Pedido de Identificação - Pombo-Doméstico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos