Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Distrito de Viseu

+7
João Tomás
pedrocardia
pedro121
paulo dias
JMorgado
patriciaeluis
Gonçalo Elias
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 26, 2013 10:24 am

Este tópico de LOCAL refere-se na verdade a toda uma região que é o distrito de Viseu.

Este distrito tem a lista de espécies mais curta de todo o território continental (151). Tal fica a dever-se, em minha opinião, à junção de três factores:
- escassez de habitats aquáticos
- ausência da generalidade das espécies de distribuição mediterrânica
- falta de informação, decorrente do número reduzido de observadores

Apesar disto, creio que o distrito deverá ter mais espécies do que aquelas que actualmente fazem parte da lista.

No caso dos patos, por exemplo, apenas estão registados o real e a marrequinha, ora eu creio que nas albufeiras existentes (nomeadamente na de Vilar) poderão ocasionalmente aparecer outras espécies de anatídeos.

No que se refere às rapinas, parece-me que algumas espécies, como grifo, tartaranhão-dos-pauis, tartaranhão-azulado e até águia-real poderão ocorrer ocasionalmente, mas devido à falta de observadores não serão detectadas. No caso das nocturnas, salienta-se a ausência de Asio otus.

Outro grupo com imensas falhas é o das limícolas: apenas 9 espécies estão registadas no distrito (incluindo perna-vermelha e perna-verde na albufeira de Vilar), mas tendo em conta o que se passa noutros distritos do interior é de esperar que mais algumas espécies apareçam na região, ainda que esporadicamente.

Por fim, a nível dos passeriformes, que apesar de tudo é o grupo mais "compostinho", há algumas falhas que em minha opinião se ficarão a dever a má cobertura, como T. torquatus (Serra de Montemuro?), T. pilaris, S. borin, A. trivialis, F. montifringilla e P. nivalis (esta também em Montemuro, talvez?).

Fica assim criado este tópico, destinado a agregar informações sobre este distrito, que do ponto de vista ornitológico é talvez o menos explorado do nosso país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por patriciaeluis Ter Nov 26, 2013 3:42 pm

Este ano vimos um F. montifringilla na Serra da Freita, no entanto na parte de Arouca que pertence a Aveiro.
Ainda o Procurámos já no lado de Manhouce (S. Pedro do Sul) já Viseu mas não o encontramos.
O T. Pilaris que vimos em Aveiro Também deve ter atravessado o Distrito de Viseu ou será que tem rotas mais pelo Litoral?

Isto só para corroborar a grande probabilidade de ocorrência de mais espécies neste Distrito.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por JMorgado Ter Nov 26, 2013 4:09 pm

A 17/09 deste ano vi uma Sylvia borin entre Vouzela e as termas de São Pedro do Sul

Costumo visitar a zona de Vouzela/São Pedro do Sul 2 ou 3 vezes por ano durante 15 dias, e falando desta zona, penso que a maior causa para não a existência de uma grande diversidade de espécies será mesmo a homogeneidade de habitats. A zona é basicamente florestal (Carvalho, Pinheiro e Eucalipto (ou um misto destas)) e apenas o rio Vouga e algumas elevações/montes constituem alguma variabilidade nos habitats...

Mas sempre que lá vou descubro umas coisas novas portanto é certo que existem mais espécies do que aquelas representadas na lista...
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por paulo dias Ter Nov 26, 2013 4:57 pm

Boas
De memória tenho um registo de águia-real a sul das Caldas de Aregos (Resende). Quanto a outras espécies tenho de consultar os meus registos, os grifos devem ser frequentes pelo menos em S João da Pesqueira.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 27, 2013 5:22 am

Obrigado a todos pelas respostas.

Aqui ficam alguns comentários.

patriciaeluis escreveu:O T. Pilaris que vimos em Aveiro Também deve ter atravessado o Distrito de Viseu ou será que tem rotas mais pelo Litoral?
É provável que tenha atravessado, sim, mas para ser incluído na lista tem de haver uma observação efectiva Very Happy 
Essa espécie surge em números muito variáveis de ano para ano e estou convencido que aparece no distrito, pelo menos em "anos bons".

JMorgado escreveu:A 17/09 deste ano vi uma Sylvia borin entre Vouzela e as termas de São Pedro do Sul
Essa é uma espécie nova (é daquelas que eu diria "ocorre de certeza", mas faltava o registo), vou adicionar à lista.

JMorgado escreveu:Costumo visitar a zona de Vouzela/São Pedro do Sul 2 ou 3 vezes por ano durante 15 dias, e falando desta zona, penso que a maior causa para não a existência de uma grande diversidade de espécies será mesmo a homogeneidade de habitats. A zona é basicamente florestal (Carvalho, Pinheiro e Eucalipto (ou um misto destas)) e apenas o rio Vouga e algumas elevações/montes constituem alguma variabilidade nos habitats...
De acordo quanto a essa parte, mas nota que há outras zonas do distrito com características bastante diferentes, nomeadamente a serra de Montemuro, a noroeste, onde ocorrem espécies interessantes como Anthus campestris e Emberiza hortulana e onde até já foi visto Lanius collurio; e depois há o extremo nordeste (Penedono / Pesqueira) onde me parece haver bastante potencial, mas é uma zona subexplorada. Por fim a albufeira de Vilar, perto de Sernancelhe, que é a maior mancha de água do distrito, mas que raramente é visitada por ornitólogos. Da última vez que lá estive observei um bando de Vanellus e - pasme-se - na ocasião foi uma espécie nova para o distrito Shocked - portanto claramente há um défice de informação.

paulo dias escreveu:Boas
De memória tenho um registo de águia-real a sul das  Caldas de Aregos (Resende). Quanto a outras espécies tenho de consultar os meus registos, os grifos devem ser frequentes pelo menos em S João da Pesqueira.
Tens dados sobre a águia-real, nomeadamente a data?

Quanto aos grifos, concordo contigo, o problema é que essa zona (que tem imenso potencial, em minha opinião) também é pouco prospectada...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por pedro121 Qua Nov 27, 2013 7:23 am

Viseu no eBird é quase um buraco negro, tem pouquíssimos dados:

http://ebird.org/ebird/GuideMe?reportType=location&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&parentState=PT-18&countries=PT&states=PT-18&getLocations=states&continue.x=75&continue.y=6&continue=t

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 27, 2013 7:41 am

Pedro, como é que dá para seleccionar um distrito no e-bird?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por pedro121 Qua Nov 27, 2013 7:51 am

Gonçalo Elias escreveu:Pedro, como é que dá para seleccionar um distrito no e-bird?
Para selecionar um distrito vais a Explorar dados--Grafico de barras--eSCOLHER LOCAL

podes tambem escolher apenas um ponto, ou fazer seleções multiplas até 5.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por pedro121 Qua Nov 27, 2013 8:08 am

para comparação Leiria:

http://ebird.org/ebird/GuideMe?reportType=location&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&parentState=PT-10&countries=PT&states=PT-10&getLocations=states&continue.x=56&continue.y=8&continue=t

E um de apenas 1 local, neste caso a lagoa de obidos:

http://ebird.org/ebird/GuideMe?step=saveChoices&getLocations=hotspots&parentState=PT-10&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&reportType=location&continue.x=39&continue.y=11&continue=Continue&hotspots=L978669
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por paulo dias Qua Nov 27, 2013 1:20 pm

Boas
paulo dias escreveu:Boas
De memória tenho um registo de águia-real a sul das  Caldas de Aregos (Resende). Quanto a outras espécies tenho de consultar os meus registos, os grifos devem ser frequentes pelo menos em S João da Pesqueira.
Tens dados sobre a águia-real, nomeadamente a data?

Quanto aos grifos, concordo contigo, o problema é que essa zona (que tem imenso potencial, em minha opinião) também é pouco prospectada...[/quote]

A águia-real foi em Maio de 2009 e encontrei um registo de grifo em Resende a 30 Julho 2006.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por pedrocardia Qui Nov 28, 2013 4:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:Este tópico de LOCAL refere-se na verdade a toda uma região que é o distrito de Viseu. (...)

(...) No que se refere às rapinas, parece-me que algumas espécies, como grifo, tartaranhão-dos-pauis, tartaranhão-azulado e até águia-real poderão ocorrer ocasionalmente, mas devido à falta de observadores não serão detectadas. No caso das nocturnas, salienta-se a ausência de Asio otus. (...)

(...) Por fim, a nível dos passeriformes, que apesar de tudo é o grupo mais "compostinho", há algumas falhas que em minha opinião se ficarão a dever a má cobertura, como T. torquatus (Serra de Montemuro?), T. pilaris, S. borin, A. trivialis, F. montifringilla e P. nivalis (esta também em Montemuro, talvez?). (...)
Olá,

Durante os dois últimos anos visitei algumas quadrículas no distrito de Viseu, no âmbito dos trabalhos de campo para o Atlas das Aves Migradoras e Invernantes (AAMI), e conheço bem a Serra de Montemuro. Acho que quando o atlas sair o panorama ornitológico deste distrito ficará bem mais composto. Aqui ficam algumas notas rápidas sobre este tema.

Circus cyaneus: invernante regular na Serra de Montemuro

Aquila chrysaetus: nunca observei, mas recordo ter visto um póster num congresso da Spea onde se apresentavam resultados do seguimento por satélite de real e bonelli (e talvez mais alguma espécie que não me recordo agora) que mostrava uma ave a passar/usar a zona este do Montemuro durante a dispersão.

Asio otus: detectei uma vez na vertente sudoeste do Montemuro.

Turdus pilaris: Cinfães (atlas).

Sylvia borin: Cinfães (atlas).

Fringilla montifringilla: sim, Mangualde (atlas).

Lanius collurio: reprodutor regular no Montemuro.

Provavelmente há mais espécies para adicionar à lista do distrito, mas por agora fico-me por estas.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 28, 2013 4:16 pm

Olá Pedro, obrigado pela excelente contribuição, logo que possa actualizarei a lista.

No caso de T. pilaris e F. montifringilla foi apenas uma ou mais observações? Se foi só uma podes indicar a data? Quando só há uma observação costumo incluir a data (mês).

Obrigado também ao Paulo Dias, pelos registos de grifo e águia-real.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por paulo dias Sex Nov 29, 2013 9:21 am

Boas
pedrocardia escreveu:

Aquila chrysaetus: nunca observei, mas recordo ter visto um póster num congresso da Spea onde se apresentavam resultados do seguimento por satélite de real e bonelli (e talvez mais alguma espécie que não me recordo agora) que mostrava uma ave a passar/usar a zona este do Montemuro durante a dispersão.


Pedro Cardia
O projecto e respectivo "Relatório Final".[/quote]

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 02, 2013 12:26 pm

paulo dias escreveu:
O projecto e respectivo "Relatório Final".
Interessante Paulo, pelos vistos a águia-real "Electrão" também deu uns passeios pelo distrito de Viseu.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 04, 2013 6:15 am

A lista das aves do distrito de Viseu foi actualizada com oito novas espécies:

Gyps fulvus
Circus cyaneus
Aquila chrysaetos
Asio otus
Sylvia borin
Pylloscopus trochilus
Turdus pilaris
Fringilla montifringilla


O total distrital passa para 159.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por pedrocardia Qui Dez 05, 2013 4:33 pm

Olá Gonçalo,

Gonçalo Elias escreveu:No caso de T. pilaris e F. montifringilla foi apenas uma ou mais observações? Se foi só uma podes indicar a data?
No caso de F. montifringilla foram várias as observações e em datas diferentes.
Já no caso dos Turdus pilaris foi apenas uma observação, de 17 aves, em Fevereiro de 2013.

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 05, 2013 4:58 pm

Obrigado Pedro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 26, 2015 7:18 am

LOCAL: Distrito de Viseu 2zi573r

http://www.avesdeportugal.info/files/Guia_pr_tico_de_observa_o_de_aves_no_distrito_de_Viseu.pdf
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 25, 2015 12:53 pm

Este é o panorama global da informação existente no e-bird para o distrito de Viseu.

Contrariamente ao que acontece noutros locais, a época com maior défice de informação não é o Verão, mas sim o Outono.

LOCAL: Distrito de Viseu 30a756x
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por pedro121 Qui Jun 25, 2015 1:29 pm

de verão o pessoal vai à terra passar ferias?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 25, 2015 1:29 pm

pedro121 escreveu:de verão o pessoal vai à terra passar ferias?

Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 29, 2017 11:31 am

Como as coisas mudaram em dois anos...
(comparar com o gráfico que está um pouco mais acima)

LOCAL: Distrito de Viseu Grafic10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por João Tomás Ter Ago 29, 2017 12:58 pm

Gonçalo Elias escreveu:Como as coisas mudaram em dois anos...
(comparar com o gráfico que está um pouco mais acima)

O distrito estava a precisar Smile agora é continuar!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 29, 2017 1:23 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Como as coisas mudaram em dois anos...
(comparar com o gráfico que está um pouco mais acima)

O distrito estava a precisar Smile agora é continuar!

Sem dúvida! Este Verão fiz um grande raid no distrito, desde 2009 que não punha lá os pés Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por João Tomás Ter Ago 29, 2017 2:23 pm

Que venha mais um ou dois marmanjos varrer o distrito e de certeza que o gráfico fica mais composto Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Distrito de Viseu Empty Re: LOCAL: Distrito de Viseu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos