LOCAL: Distrito de Viseu
+7
João Tomás
pedrocardia
pedro121
paulo dias
JMorgado
patriciaeluis
Gonçalo Elias
11 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
LOCAL: Distrito de Viseu
Este tópico de LOCAL refere-se na verdade a toda uma região que é o distrito de Viseu.
Este distrito tem a lista de espécies mais curta de todo o território continental (151). Tal fica a dever-se, em minha opinião, à junção de três factores:
- escassez de habitats aquáticos
- ausência da generalidade das espécies de distribuição mediterrânica
- falta de informação, decorrente do número reduzido de observadores
Apesar disto, creio que o distrito deverá ter mais espécies do que aquelas que actualmente fazem parte da lista.
No caso dos patos, por exemplo, apenas estão registados o real e a marrequinha, ora eu creio que nas albufeiras existentes (nomeadamente na de Vilar) poderão ocasionalmente aparecer outras espécies de anatídeos.
No que se refere às rapinas, parece-me que algumas espécies, como grifo, tartaranhão-dos-pauis, tartaranhão-azulado e até águia-real poderão ocorrer ocasionalmente, mas devido à falta de observadores não serão detectadas. No caso das nocturnas, salienta-se a ausência de Asio otus.
Outro grupo com imensas falhas é o das limícolas: apenas 9 espécies estão registadas no distrito (incluindo perna-vermelha e perna-verde na albufeira de Vilar), mas tendo em conta o que se passa noutros distritos do interior é de esperar que mais algumas espécies apareçam na região, ainda que esporadicamente.
Por fim, a nível dos passeriformes, que apesar de tudo é o grupo mais "compostinho", há algumas falhas que em minha opinião se ficarão a dever a má cobertura, como T. torquatus (Serra de Montemuro?), T. pilaris, S. borin, A. trivialis, F. montifringilla e P. nivalis (esta também em Montemuro, talvez?).
Fica assim criado este tópico, destinado a agregar informações sobre este distrito, que do ponto de vista ornitológico é talvez o menos explorado do nosso país.
Este distrito tem a lista de espécies mais curta de todo o território continental (151). Tal fica a dever-se, em minha opinião, à junção de três factores:
- escassez de habitats aquáticos
- ausência da generalidade das espécies de distribuição mediterrânica
- falta de informação, decorrente do número reduzido de observadores
Apesar disto, creio que o distrito deverá ter mais espécies do que aquelas que actualmente fazem parte da lista.
No caso dos patos, por exemplo, apenas estão registados o real e a marrequinha, ora eu creio que nas albufeiras existentes (nomeadamente na de Vilar) poderão ocasionalmente aparecer outras espécies de anatídeos.
No que se refere às rapinas, parece-me que algumas espécies, como grifo, tartaranhão-dos-pauis, tartaranhão-azulado e até águia-real poderão ocorrer ocasionalmente, mas devido à falta de observadores não serão detectadas. No caso das nocturnas, salienta-se a ausência de Asio otus.
Outro grupo com imensas falhas é o das limícolas: apenas 9 espécies estão registadas no distrito (incluindo perna-vermelha e perna-verde na albufeira de Vilar), mas tendo em conta o que se passa noutros distritos do interior é de esperar que mais algumas espécies apareçam na região, ainda que esporadicamente.
Por fim, a nível dos passeriformes, que apesar de tudo é o grupo mais "compostinho", há algumas falhas que em minha opinião se ficarão a dever a má cobertura, como T. torquatus (Serra de Montemuro?), T. pilaris, S. borin, A. trivialis, F. montifringilla e P. nivalis (esta também em Montemuro, talvez?).
Fica assim criado este tópico, destinado a agregar informações sobre este distrito, que do ponto de vista ornitológico é talvez o menos explorado do nosso país.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: LOCAL: Distrito de Viseu
Este ano vimos um F. montifringilla na Serra da Freita, no entanto na parte de Arouca que pertence a Aveiro.
Ainda o Procurámos já no lado de Manhouce (S. Pedro do Sul) já Viseu mas não o encontramos.
O T. Pilaris que vimos em Aveiro Também deve ter atravessado o Distrito de Viseu ou será que tem rotas mais pelo Litoral?
Isto só para corroborar a grande probabilidade de ocorrência de mais espécies neste Distrito.
Ainda o Procurámos já no lado de Manhouce (S. Pedro do Sul) já Viseu mas não o encontramos.
O T. Pilaris que vimos em Aveiro Também deve ter atravessado o Distrito de Viseu ou será que tem rotas mais pelo Litoral?
Isto só para corroborar a grande probabilidade de ocorrência de mais espécies neste Distrito.
patriciaeluis- Número de Mensagens : 1863
A 17/09 deste ano vi uma Sylvia borin entre Vouzela e as termas de São Pedro do Sul
Costumo visitar a zona de Vouzela/São Pedro do Sul 2 ou 3 vezes por ano durante 15 dias, e falando desta zona, penso que a maior causa para não a existência de uma grande diversidade de espécies será mesmo a homogeneidade de habitats. A zona é basicamente florestal (Carvalho, Pinheiro e Eucalipto (ou um misto destas)) e apenas o rio Vouga e algumas elevações/montes constituem alguma variabilidade nos habitats...
Mas sempre que lá vou descubro umas coisas novas portanto é certo que existem mais espécies do que aquelas representadas na lista...
Costumo visitar a zona de Vouzela/São Pedro do Sul 2 ou 3 vezes por ano durante 15 dias, e falando desta zona, penso que a maior causa para não a existência de uma grande diversidade de espécies será mesmo a homogeneidade de habitats. A zona é basicamente florestal (Carvalho, Pinheiro e Eucalipto (ou um misto destas)) e apenas o rio Vouga e algumas elevações/montes constituem alguma variabilidade nos habitats...
Mas sempre que lá vou descubro umas coisas novas portanto é certo que existem mais espécies do que aquelas representadas na lista...
JMorgado- Número de Mensagens : 150
Boas
De memória tenho um registo de águia-real a sul das Caldas de Aregos (Resende). Quanto a outras espécies tenho de consultar os meus registos, os grifos devem ser frequentes pelo menos em S João da Pesqueira.
De memória tenho um registo de águia-real a sul das Caldas de Aregos (Resende). Quanto a outras espécies tenho de consultar os meus registos, os grifos devem ser frequentes pelo menos em S João da Pesqueira.
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Obrigado a todos pelas respostas.
Aqui ficam alguns comentários.
Essa espécie surge em números muito variáveis de ano para ano e estou convencido que aparece no distrito, pelo menos em "anos bons".
Quanto aos grifos, concordo contigo, o problema é que essa zona (que tem imenso potencial, em minha opinião) também é pouco prospectada...
Aqui ficam alguns comentários.
É provável que tenha atravessado, sim, mas para ser incluído na lista tem de haver uma observação efectivapatriciaeluis escreveu:O T. Pilaris que vimos em Aveiro Também deve ter atravessado o Distrito de Viseu ou será que tem rotas mais pelo Litoral?
Essa espécie surge em números muito variáveis de ano para ano e estou convencido que aparece no distrito, pelo menos em "anos bons".
Essa é uma espécie nova (é daquelas que eu diria "ocorre de certeza", mas faltava o registo), vou adicionar à lista.JMorgado escreveu:A 17/09 deste ano vi uma Sylvia borin entre Vouzela e as termas de São Pedro do Sul
De acordo quanto a essa parte, mas nota que há outras zonas do distrito com características bastante diferentes, nomeadamente a serra de Montemuro, a noroeste, onde ocorrem espécies interessantes como Anthus campestris e Emberiza hortulana e onde até já foi visto Lanius collurio; e depois há o extremo nordeste (Penedono / Pesqueira) onde me parece haver bastante potencial, mas é uma zona subexplorada. Por fim a albufeira de Vilar, perto de Sernancelhe, que é a maior mancha de água do distrito, mas que raramente é visitada por ornitólogos. Da última vez que lá estive observei um bando de Vanellus e - pasme-se - na ocasião foi uma espécie nova para o distrito - portanto claramente há um défice de informação.JMorgado escreveu:Costumo visitar a zona de Vouzela/São Pedro do Sul 2 ou 3 vezes por ano durante 15 dias, e falando desta zona, penso que a maior causa para não a existência de uma grande diversidade de espécies será mesmo a homogeneidade de habitats. A zona é basicamente florestal (Carvalho, Pinheiro e Eucalipto (ou um misto destas)) e apenas o rio Vouga e algumas elevações/montes constituem alguma variabilidade nos habitats...
Tens dados sobre a águia-real, nomeadamente a data?paulo dias escreveu:Boas
Quanto aos grifos, concordo contigo, o problema é que essa zona (que tem imenso potencial, em minha opinião) também é pouco prospectada...
Viseu no eBird é quase um buraco negro, tem pouquíssimos dados:
http://ebird.org/ebird/GuideMe?reportType=location&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&parentState=PT-18&countries=PT&states=PT-18&getLocations=states&continue.x=75&continue.y=6&continue=t
http://ebird.org/ebird/GuideMe?reportType=location&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&parentState=PT-18&countries=PT&states=PT-18&getLocations=states&continue.x=75&continue.y=6&continue=t
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pedro, como é que dá para seleccionar um distrito no e-bird?
Para selecionar um distrito vais a Explorar dados--Grafico de barras--eSCOLHER LOCALGonçalo Elias escreveu:Pedro, como é que dá para seleccionar um distrito no e-bird?
podes tambem escolher apenas um ponto, ou fazer seleções multiplas até 5.
para comparação Leiria:
http://ebird.org/ebird/GuideMe?reportType=location&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&parentState=PT-10&countries=PT&states=PT-10&getLocations=states&continue.x=56&continue.y=8&continue=t
E um de apenas 1 local, neste caso a lagoa de obidos:
http://ebird.org/ebird/GuideMe?step=saveChoices&getLocations=hotspots&parentState=PT-10&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&reportType=location&continue.x=39&continue.y=11&continue=Continue&hotspots=L978669
http://ebird.org/ebird/GuideMe?reportType=location&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&parentState=PT-10&countries=PT&states=PT-10&getLocations=states&continue.x=56&continue.y=8&continue=t
E um de apenas 1 local, neste caso a lagoa de obidos:
http://ebird.org/ebird/GuideMe?step=saveChoices&getLocations=hotspots&parentState=PT-10&bMonth=01&bYear=1900&eMonth=12&eYear=2013&reportType=location&continue.x=39&continue.y=11&continue=Continue&hotspots=L978669
Boas
Quanto aos grifos, concordo contigo, o problema é que essa zona (que tem imenso potencial, em minha opinião) também é pouco prospectada...[/quote]
A águia-real foi em Maio de 2009 e encontrei um registo de grifo em Resende a 30 Julho 2006.
Tens dados sobre a águia-real, nomeadamente a data?paulo dias escreveu:Boas
Quanto aos grifos, concordo contigo, o problema é que essa zona (que tem imenso potencial, em minha opinião) também é pouco prospectada...[/quote]
A águia-real foi em Maio de 2009 e encontrei um registo de grifo em Resende a 30 Julho 2006.
Olá,Gonçalo Elias escreveu:Este tópico de LOCAL refere-se na verdade a toda uma região que é o distrito de Viseu. (...)
(...) No que se refere às rapinas, parece-me que algumas espécies, como grifo, tartaranhão-dos-pauis, tartaranhão-azulado e até águia-real poderão ocorrer ocasionalmente, mas devido à falta de observadores não serão detectadas. No caso das nocturnas, salienta-se a ausência de Asio otus. (...)
(...) Por fim, a nível dos passeriformes, que apesar de tudo é o grupo mais "compostinho", há algumas falhas que em minha opinião se ficarão a dever a má cobertura, como T. torquatus (Serra de Montemuro?), T. pilaris, S. borin, A. trivialis, F. montifringilla e P. nivalis (esta também em Montemuro, talvez?). (...)
Durante os dois últimos anos visitei algumas quadrículas no distrito de Viseu, no âmbito dos trabalhos de campo para o Atlas das Aves Migradoras e Invernantes (AAMI), e conheço bem a Serra de Montemuro. Acho que quando o atlas sair o panorama ornitológico deste distrito ficará bem mais composto. Aqui ficam algumas notas rápidas sobre este tema.
Circus cyaneus: invernante regular na Serra de Montemuro
Aquila chrysaetus: nunca observei, mas recordo ter visto um póster num congresso da Spea onde se apresentavam resultados do seguimento por satélite de real e bonelli (e talvez mais alguma espécie que não me recordo agora) que mostrava uma ave a passar/usar a zona este do Montemuro durante a dispersão.
Asio otus: detectei uma vez na vertente sudoeste do Montemuro.
Turdus pilaris: Cinfães (atlas).
Sylvia borin: Cinfães (atlas).
Fringilla montifringilla: sim, Mangualde (atlas).
Lanius collurio: reprodutor regular no Montemuro.
Provavelmente há mais espécies para adicionar à lista do distrito, mas por agora fico-me por estas.
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Olá Pedro, obrigado pela excelente contribuição, logo que possa actualizarei a lista.
No caso de T. pilaris e F. montifringilla foi apenas uma ou mais observações? Se foi só uma podes indicar a data? Quando só há uma observação costumo incluir a data (mês).
Obrigado também ao Paulo Dias, pelos registos de grifo e águia-real.
No caso de T. pilaris e F. montifringilla foi apenas uma ou mais observações? Se foi só uma podes indicar a data? Quando só há uma observação costumo incluir a data (mês).
Obrigado também ao Paulo Dias, pelos registos de grifo e águia-real.
Boas
O projecto e respectivo "Relatório Final".[/quote]pedrocardia escreveu:
Aquila chrysaetus: nunca observei, mas recordo ter visto um póster num congresso da Spea onde se apresentavam resultados do seguimento por satélite de real e bonelli (e talvez mais alguma espécie que não me recordo agora) que mostrava uma ave a passar/usar a zona este do Montemuro durante a dispersão.
Pedro Cardia
Interessante Paulo, pelos vistos a águia-real "Electrão" também deu uns passeios pelo distrito de Viseu.paulo dias escreveu:
O projecto e respectivo "Relatório Final".
A lista das aves do distrito de Viseu foi actualizada com oito novas espécies:
Gyps fulvus
Circus cyaneus
Aquila chrysaetos
Asio otus
Sylvia borin
Pylloscopus trochilus
Turdus pilaris
Fringilla montifringilla
O total distrital passa para 159.
Gyps fulvus
Circus cyaneus
Aquila chrysaetos
Asio otus
Sylvia borin
Pylloscopus trochilus
Turdus pilaris
Fringilla montifringilla
O total distrital passa para 159.
Olá Gonçalo,
Já no caso dos Turdus pilaris foi apenas uma observação, de 17 aves, em Fevereiro de 2013.
Pedro
No caso de F. montifringilla foram várias as observações e em datas diferentes.Gonçalo Elias escreveu:No caso de T. pilaris e F. montifringilla foi apenas uma ou mais observações? Se foi só uma podes indicar a data?
Já no caso dos Turdus pilaris foi apenas uma observação, de 17 aves, em Fevereiro de 2013.
Pedro
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Obrigado Pedro.
http://www.avesdeportugal.info/files/Guia_pr_tico_de_observa_o_de_aves_no_distrito_de_Viseu.pdf
Este é o panorama global da informação existente no e-bird para o distrito de Viseu.
Contrariamente ao que acontece noutros locais, a época com maior défice de informação não é o Verão, mas sim o Outono.
Contrariamente ao que acontece noutros locais, a época com maior défice de informação não é o Verão, mas sim o Outono.
de verão o pessoal vai à terra passar ferias?
pedro121 escreveu:de verão o pessoal vai à terra passar ferias?
Como as coisas mudaram em dois anos...
(comparar com o gráfico que está um pouco mais acima)
Gonçalo Elias escreveu:Como as coisas mudaram em dois anos...
O distrito estava a precisar agora é continuar!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
João Tomás escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Como as coisas mudaram em dois anos...
O distrito estava a precisar agora é continuar!
Sem dúvida! Este Verão fiz um grande raid no distrito, desde 2009 que não punha lá os pés
Que venha mais um ou dois marmanjos varrer o distrito e de certeza que o gráfico fica mais composto
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Página 1 de 2 • 1, 2