Pedido de ID - Perna verde ou maçarico das rochas?
+3
Helder Vieira
PNicolau
Jaime Pires
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Re: Pedido de ID - Perna verde ou maçarico das rochas?
Nenhum
Diria Tringa ochropus... Mas parece-me bastante clarinho, será que Tringa glareola é de descartar completamente?
Diria Tringa ochropus... Mas parece-me bastante clarinho, será que Tringa glareola é de descartar completamente?
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Nem uma coisa nem outra.Jaime Pires escreveu:Perna verde ou maçarico das rochas?
Parece-me um Tringa glareola, Maçarico de dorso malhado.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Huum, a minha impressão é também de maçarico-bastardo, mas... não se perdia nada com uma foto da ave em voo
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Infelizmente, embora tenha bastantes, não tenho nenhuma foto dele a voar. Junto mais duas com angulos diferentes para ver se ajuda.
Onde e quando foram tiradas as fotos desta ave? Tens alguma em que as asas estejam abertas ou se veja a cauda?
Esta foto foi tirada em Mora (ontem) numa pequena represa na ribeira do Raia mesmo aqui junto à vila.
Não tenho nenhuma com as asas abertas e da cauda o que tenho melhor é isto. Posso lá voltar a ver se a vejo (embora isso seja muita sorte).
Não tenho nenhuma com as asas abertas e da cauda o que tenho melhor é isto. Posso lá voltar a ver se a vejo (embora isso seja muita sorte).
Boas, podes mandar as coordenadas exactas?
https://www.google.pt/maps/preview#!data=!1m4!1m3!1d6214!2d-8.165641!3d38.9526717!2m1!1e3&fid=7
38° 57.118', -8° 9.969' no google maps
Passagem da Rua do barco para a Estrada dos montes novos..
Pedro. Já uma vez te deixei um convite em aberto. Se quiseres dar por aqui uma volta terei gosto em oferecer-te o alojamento (não sei se és casado ou se tens filhos)...
E talvez pudessemos dar por aí uma volta e fazer algumas observações..
38° 57.118', -8° 9.969' no google maps
Passagem da Rua do barco para a Estrada dos montes novos..
Pedro. Já uma vez te deixei um convite em aberto. Se quiseres dar por aqui uma volta terei gosto em oferecer-te o alojamento (não sei se és casado ou se tens filhos)...
E talvez pudessemos dar por aí uma volta e fazer algumas observações..
Interessante, realmente era bom uma foto em voo...
A ave deve permanecer no local.
Talvez não precise de tanta sorte assim Jaime.Jaime Pires escreveu:Posso lá voltar a ver se a vejo (embora isso seja muita sorte).
A ave deve permanecer no local.
Vou lá depois de almoço. Mas há dias estive lá com o Heitor e estava lá um maçarico das rochas. Pelo menos foi assim identificado.
A sorte procura-se claro...
A fotografia em vôo é um bom exercicio... vamos ver se sou capaz..no caso dela lá estar..
A sorte procura-se claro...
A fotografia em vôo é um bom exercicio... vamos ver se sou capaz..no caso dela lá estar..
Eu não consigo ver um Maçarico-bastardo (Tringa glareola) nesta ave. Tem pouca perna para o ser... e o malhado do dorso também não bate certo.
A não ser que as fotos em voo provem outra coisa, aponto para Bique-bique (Tringa ochropus).
A não ser que as fotos em voo provem outra coisa, aponto para Bique-bique (Tringa ochropus).
Concordo com o Paulo.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Concordo que não é maçarico-bastardo, mas a estrutura é muito leva, a pp é grande, as pernas são muito amarelas, o bico é comprido e ligeiramente curvado na ponta...
Falta-lhe o barrado das infra coberturas caudais visível em muitas das fotos, e a projeção longa na minha opinião não o é verdadeiramente, mas devem faltar terciárias o que nos leva a pensar nesse sentido.
cumps,
Rui
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Bem visto, parecem de facto faltar terciárias o que explicaria a pp longa, o barrado nas infra caudais não sei se é sempre visível numa ave em plumagem de inverno.RuiCaratao escreveu:Falta-lhe o barrado das infra coberturas caudais visível em muitas das fotos, e a projeção longa na minha opinião não o é verdadeiramente, mas devem faltar terciárias o que nos leva a pensar nesse sentido.
Mas teria piada.
Embora haja fotos de solitária em que nada disto é evidente!!!!
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
foto da ave em voo... mas não para muito longe por favor!RuiCaratao escreveu:Embora haja fotos de solitária em que nada disto é evidente!!!!
Olá
Ordens dadas, ordens cumpridas.
Fui até lá e pensei que não ia ver a ave porque aquilo retém a água para a pista de pesca e estavam lá muitos pescadores.
O borrelho e o maçarico das rochas estavam lá e depois de esperar um pouco a ave lá apareceu. E então aí vão as fotos. Provavelmente é um bique bique mas digam de vossa justiça..
Espero que isto ajude...
Ordens dadas, ordens cumpridas.
Fui até lá e pensei que não ia ver a ave porque aquilo retém a água para a pista de pesca e estavam lá muitos pescadores.
O borrelho e o maçarico das rochas estavam lá e depois de esperar um pouco a ave lá apareceu. E então aí vão as fotos. Provavelmente é um bique bique mas digam de vossa justiça..
Espero que isto ajude...
Obrigado pelo esforço, é um bique-bique
Pedro. Eu é que agradeço. Até porque foi um bom exercicio e sempre aprendi mais qualquer coisa... E já percebo porque é tão importante capturar uma foto da ave em vôo.. Pelo menos destas..
Obrigado a todos..
Obrigado a todos..
Sim Jaime, muitas das vezes é fulcral. Por exemplo, quando vejo uma tarambola estranha... Tenho sempre de a ir afugentar para me certificar de que não é nada mais raro. O que vale é que são poucas
Pois foi o caso. Mas curiosamente o Borrelho e o Maçarico das rochas ficaram quietinhos e não se foram embora...
Estes são bem mais assustadiços.