Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

+4
P.Caboz
Gonçalo Elias
PNicolau
cardosohelder
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Helder Vieira Qui maio 21, 2015 11:52 am

LuisMM escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Também andava por lá um Ardeola ralloides. Aliás este ano tenho a sensação de que tem havido mais observações desta espécie em Portugal que nos anos anteriores.


No dia 18/05 vi 1 na RNLED (V.N.Gaia), no e-bird é o 1º registo da espécie neste local. E em Abril foi visto outro no estuário do Cávado (e-bird).

Eh pá! E partilhar atempadamente?! Já falei com 2 habitués da reserva e não sabem de nada...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 21, 2015 12:10 pm

Helder Vieira escreveu:
LuisMM escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Também andava por lá um Ardeola ralloides. Aliás este ano tenho a sensação de que tem havido mais observações desta espécie em Portugal que nos anos anteriores.


No dia 18/05 vi 1 na RNLED (V.N.Gaia), no e-bird é o 1º registo da espécie neste local. E em Abril foi visto outro no estuário do Cávado (e-bird).

Eh pá! E partilhar atempadamente?! Já falei com 2 habitués da reserva e não sabem de nada...

ca mau feitio... affraid
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Helder Vieira Qui maio 21, 2015 1:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:
ca mau feitio... affraid

Podes crer!
Já sei que há pessoal mais distraído, menos envolvido na comunidade, não tem acesso (ou não usa) todos os canais de informação, etc etc
No entanto aqui o fórum ainda é dos melhores meios de divulgação, e curiosamente existe um tópico sobre o "estuário do douro/afurada/cabedelo", e curiosamente (a dobrar!) o último a intervir nesse tópico foi precisamente o Luis Wink
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por LuisMM Qui maio 21, 2015 3:12 pm

Helder Vieira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
ca mau feitio... affraid

Podes crer!
Já sei que há pessoal mais distraído, menos envolvido na comunidade, não tem acesso (ou não usa) todos os canais de informação, etc etc
No entanto aqui o fórum ainda é dos melhores meios de divulgação, e curiosamente existe um tópico sobre o "estuário do douro/afurada/cabedelo", e curiosamente (a dobrar!) o último a intervir nesse tópico foi precisamente o Luis Wink

Pensava que o pessoal da reserva sabia disso, pelo que me vou apercebendo eles fazem monitorizações frequentes à passarada que anda por lá.

Mas sendo assim vou avisá-los.
E também actualizar o respectivo tópico aqui do fórum Smile
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb maio 30, 2015 7:39 am

Há dias ao fazer umas pesquisas no e-bird, chamou-me a atenção esta situação curiosa: existe um 'gap' de seis semanas consecutivas (desde 8 de Junho até 23 de Julho) para as quais não existe qualquer informação sobre as aves da Quinta do Lago.

Embora a época do ano não seja a mais interessante para visitar o local, sabe-se lá o que pode aparecer nessa altura? Smile

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 C2p3q
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por LuisMM Sáb maio 30, 2015 8:09 am

Não é caso único:
http://ebird.org/ebird/portugal/GuideMe?cmd=decisionPage&getLocations=hotspots&hotspots=L1826362&yr=all&m=
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por pedro121 Sáb maio 30, 2015 8:16 am

LuisMM escreveu:Não é caso único:
http://ebird.org/ebird/portugal/GuideMe?cmd=decisionPage&getLocations=hotspots&hotspots=L1826362&yr=all&m=

O estuário do Douro é um sitio muito menos visitado do que a Quinta do lago, e os regulares não utilizam o eBird.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 27, 2015 3:33 pm

Hoje na Quinta do Lago vi uma Glareola pratincola. Na altura achei piada porque foi a primeira vez que vi a espécie no local, mas quando cheguei a casa e consultei o e-bird verifiquei que não havia qualquer outro registo da espécie para esta área, pelo que terá sido a primeira observação para o local.

Entretanto o gráfico de barras já está mais composto. Smile

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 29ommq1
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 31, 2018 8:48 am

Hoje estavam pelo menos 4 machos de Jynx (possivelmente 5), a cantar animadamente na Quinta do Lago. As observações foram feitas em locais relativamente distantes uns dos outros, descartando-se assim a possibilidade de repetição. Fiquei com a ideia que o local está actualmente com uma boa densidade de aves desta espécie, presumo que se trate de indivíduos nidificantes.

Na Lagoa de São Lourenço notei muito menos vegetação emergente do que nos anos anteriores, fiquei com a ideia que aquilo levou um grande corte.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Abr 03, 2018 4:32 am

Gonçalo Elias escreveu:Hoje estavam pelo menos 4 machos de Jynx (possivelmente 5), a cantar animadamente na Quinta do Lago. As observações foram feitas em locais relativamente distantes uns dos outros, descartando-se assim a possibilidade de repetição. Fiquei com a ideia que o local está actualmente com uma boa densidade de aves desta espécie, presumo que se trate de indivíduos nidificantes.

Na Lagoa de São Lourenço notei muito menos vegetação emergente do que nos anos anteriores, fiquei com a ideia que aquilo levou um grande corte.

Gonçalo,
passei por lá no domingo e observei pelo menos 2 a cantar animadamente ao despique.
Para além dos Jinx no percurso que fiz (aeroporto - percurso sul - Lagoa São Lourenço - Percurso Norte - Quinta do Ludo área geral - aeroporto) também me chamou a atenção o número de Mergulhão de crista (7-8 ) superior ao alguma tinha observado por lá.
A Lagoa além de ter menos vegetação também está muito cheia.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 08, 2018 10:27 am

Sim, está cheia mas só o nível de água não explica o desaparecimento de tanta vegetação... tenho dificuldade em acreditar que não tenha havido intervenção directa.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Quinta do Lago (Loulé) - Página 2 Empty Re: LOCAL: Quinta do Lago (Loulé)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos