Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

+2
PNicolau
Jaime Pires
6 participantes

Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Qui Jan 16, 2014 2:51 pm

Tenho dificuldade em separar das Larus marinus das fuscus .

Esta poderia ser uma marinus (notar a anilha)
Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Rzsk



Esta poderia ser uma fuscus
Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Ed23

Esta não sei..
Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Jgaw



Esta podia ser uma fuscus
Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus 9qdp

Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por PNicolau Qui Jan 16, 2014 4:05 pm

Marinus - enorme, patas rosadas e asas pretas.

As 2 primeiras são fuscus adultas.
Nas 2 últimas... Vou precisar de correcção, mas diria que são michahellis, a primeira de 2o Inv e a outra de 1o.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Sex Jan 17, 2014 12:39 am

Obrigado pela dica Pedro.
Esta poderia ser uma marinus?

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus A6km

Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por L_Almeida Sex Jan 17, 2014 5:22 am

O perfil da cabeça e do bico, não me parecem correctos para Larus marinus, mas o meu conhecimento das gaivotas é , sinceramente, muito limitado ...

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por PNicolau Sex Jan 17, 2014 6:40 am

Não.

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Greater-lesser-black-backed-gulls-1
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Sex Jan 17, 2014 7:13 am

Acho que percebi Pedro. Aqui tens uma fuscus à esquerda e uma marinus à direita. Certo? Ou são as duas marinus? Aqui podemos observar uma diferença no tamanho, na cor das patas, na projecção das primárias (espero estar a dizer bem) mmas não consigo ver diferenças na cabeça ou na cor das asas...
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Sex Jan 17, 2014 7:18 am

E vou dar uma volta nas fotos para tentar descobrir estas diferenças...
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por pedro121 Sex Jan 17, 2014 8:14 am

Jaime Pires escreveu:Acho que percebi Pedro. Aqui tens uma fuscus à esquerda e uma marinus à direita. Certo? Ou são as duas marinus? Aqui podemos observar uma diferença no tamanho, na cor das patas, na projecção das primárias (espero estar a dizer bem) mmas não consigo ver diferenças na cabeça ou na cor das asas...

É como dizes uma marinus e uma fuscus, nota a diferença de tamanho, a marinus é chamada de gaivotão por alguma razão, são muito maiores que as outras espécies, especialmente as fuscus que são normalmente as mais pequenas das gaivotas grandes, a cabeça e especialmente o bico são muito diferentes, o Gaivotão tem um bico muito maior e mais forte, a cor das asas não é diferente em si mesma, mas notas diferenças na cor das primarias pretas com a cor do manto, nas fuscus que cá ocorrem consegue-se ver o manto cinzento a contrastar com as primarias pretas, nos Gaivotões como o manto é quase preto o constaste é menor. mas na realidade são as duas especies de gaivotas grandes mais fáceis de identificar em Portugal, pelo menos os adultos são muito fáceis.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Sex Jan 17, 2014 3:51 pm

Olá Pedro Ramalho
Olhando para o que tu escreveste e juntando igualmente a foto que o Pedro Nicolau colocou fiz uma análise ao resumo de fotos que tenho e conclui que a primeira e melhor forma de identificar as adultas, como tu dizes é a diferença de cor entre o manto e as primárias. As outras diferenças são mais dificeis, sobretudo se a ave estiver numa foto sózinha. Vou tentar no campo percener isso melhor.
Relativamente à cabeça é que ainda não consegui perceber bem a diferença mas irá com tempo.

Do resumo que tenho (retirado do bloco de fotos que fiz) a unica que poderia estar próximo duma marinus adulta é esta foto mas nem as cores do manto e das primarias estão assim tão proximas e o bico não me parece tão grande como devia para tal. Logo deve tratar-se de mais uma fuscus. Tenho de voltar às fotos originais à procura das marinus...

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus 5ld3

Relativamente às outras ( não adulltas e outras espécies) comecei a digerir e irei pedir muitas ajudas nos próximos tempos. Espero que não levem a mal.

Agradeço desde já todo o esforço que provoco...
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por PNicolau Sex Jan 17, 2014 4:18 pm

Bem Jaime, nota que isto de gaivotar é algo extremamente complexo e poucos membros neste fórum estarão aptos para discutir certos indivíduos de primeiro inverno, sendo eu um dos que não estão.

A bíblia deste mundo é o Gulls. Se estiveres interessado, podes dar uma vista olhos em algumas páginas do livro que a Amazon disponibiliza.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Sáb Jan 18, 2014 12:21 am

Pedro
vou colocar isso no meu mapa de aquisições. Mas antes tenho de desbravar o terreno suficiente para o poder usar. Por exemplo aprender a separa as espécies antes de começar a discutir a sua idade ou sexo. Porque da primeira meia hora de observação e fotografia eu ainda não consegui separar mais do que 10/15% das aves fotografadas...
Obrigado
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por paulo dias Sáb Jan 18, 2014 2:57 am

Boas

Como o Pedro disse o Gulls é a bíblia, mas para iniciar poderá ser excessivo (demasiada informação em "tecninglês", mas se pretendes apostar nas gaivotas é uma ferramenta importante). Na net encontras vários sites e docs que são de grande ajuda como por exemplo o Gull Research Organisation, em "tecninglês" e com muitas fotos (que ajuda  a compreender).

Jaime Pires escreveu:Pedro
Por exemplo aprender a separa as espécies antes de começar a discutir a sua idade ou sexo.

No universo das gaivotas a id das espécies passa muitas vezes pela correta identificação da "idade". Dependendo das espécies envolvidas por norma quanto mais jovem maior peso têm na sua correta identificação (espécie) a correta identificação da "idade".

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Helder Vieira Sáb Jan 18, 2014 3:29 am

Jaime Pires escreveu:
Do resumo que tenho (retirado do bloco de fotos que fiz) a unica que poderia estar próximo duma marinus adulta é esta foto mas nem as cores do manto e das primarias estão assim tão proximas e o bico não me parece tão grande como devia para tal. Logo deve tratar-se de mais uma fuscus. Tenho de voltar às fotos originais à procura das marinus...

Exacto, embora as primárias não te vão ajudar na separação fuscus/marinus. Outra coisa importante a ter em atenção nos adultos é a cor das patas. Repara bem na foto que o Pedro Nicolau partilhou  Smile 
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por pedro121 Sáb Jan 18, 2014 4:02 am

Bem, ao contrario dos meus caros colegas laurofilos eu acho o Gulls praticamente inútil para quase todos os observadores, isto apesar de concordar com eles que é de facto a biblia.

Mas num contexto de portugal continental então é de facto dispensável mesmo para os laurofilos, não é um good value for money, e isto porque? porque a maioria das espécies de gaivotas que ocorrem em Portugal podem ser perfeitamente identificadas usando o Collins. Para aquelas em que mais informação é necessaria, e estamos a falar de 3 especies, existem artigos de identificação que são mais úteis que o Gulls.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Jaime Pires Sáb Jan 18, 2014 8:33 am

Não quero gerar controversia embora concorde que ela é a fonte da razão. Quero introduzir-me nas gaivotas mas como se diz no Alentejo "com calma". No entanto não descarto a compra de um bom livro desde que seja realmente uma ajuda. Nesta fase ainda estou muito fresco para isso e não quero perder o focus das outras vaes daqui do Alentejo onde começo a perceber um bocadinho (salvo seja). A seu tempo iremos discutir estas coisas e verei que livro comprar. Para já tenho de olhar para o que há na net e desenvolver o conhecimento elementar sobre as gaivotas..

Helder, o Pedro Nicolau conseguiu colocar a foto que nós gostariamos de fazer. Deixa claro as diferenças. Claro que no campo não é bem assim enquanto não educarmos a nossa vista em relação a esses aspectos e isso não se faz só com livros por melhores que sejam. O Pedro Ramalho acrescentou mais algumas dicas muito interessantes.
E sim, todo este debate tem incrementado exponencialmente o meu entendimento sobre larus..
Da próxima vez que voltar ao sitio já vou olhar para elas com outros olhos e especialmente vou tentar fotografar um Gaivotão (marinus) que eu acho que há por ali.

Agora, voltando "à vaca fria", alguém me confirma se as fotografias da 3ª e 4ª gaivotas são realmente Michahellis.
Tenho muitas fotos de gaivotas dentro de agua e outras a voar (por sinal bem bem bonias) e que requerem também algum treino para começar.

Obrigado mais uma vez
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus Empty Re: Pedido de IDs - Larus fuscus ou marinus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos