Confirmação de ID - Moleiro pousado na praia
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Confirmação de ID - Moleiro pousado na praia
Caros,
Hoje, dia 08-02-2014, observei entre as 8:20 e as 8:50 um moleiro pousado na Praia da Torre, junto ao Forte de São Julião da Barra, no concelho de Oeiras.
A ave manteve-se a descansar durante a maior parte do tempo, deitada na areia ou mantendo-se de pé, indiferente aos vários surfistas que iam aparecendo na praia. Permitiu inclusivamente uma grande aproximação e a captura de várias fotografias, que seguem abaixo.
Quando por fim levantou voo, voou baixo sobre o mar em direção ao horizonte, não permitindo observar muito mais características.
De acordo com o que observei e por aquilo que se vê nas fotos, penso tratar-se de um moleiro-pequeno Stercorarius parasiticus, mas agradecia confirmação da parte de quem tenha mais experiência com estas aves.
Aquilo que que me leva a identificar a ave como S. parasiticus é o seguinte:
Hoje, dia 08-02-2014, observei entre as 8:20 e as 8:50 um moleiro pousado na Praia da Torre, junto ao Forte de São Julião da Barra, no concelho de Oeiras.
A ave manteve-se a descansar durante a maior parte do tempo, deitada na areia ou mantendo-se de pé, indiferente aos vários surfistas que iam aparecendo na praia. Permitiu inclusivamente uma grande aproximação e a captura de várias fotografias, que seguem abaixo.
Quando por fim levantou voo, voou baixo sobre o mar em direção ao horizonte, não permitindo observar muito mais características.
De acordo com o que observei e por aquilo que se vê nas fotos, penso tratar-se de um moleiro-pequeno Stercorarius parasiticus, mas agradecia confirmação da parte de quem tenha mais experiência com estas aves.
Aquilo que que me leva a identificar a ave como S. parasiticus é o seguinte:
- Tamanho nitidamente mais pequeno do que Larus fuscus e ligeiramente maior do que Larus ridibundus
- Silhueta esguia no geral, com projeção das primárias bastante longa
- Rectrizes centrais (ou o que restava delas) ligeiramente pontiagudas
- Bico aparentemente todo escuro (sem aspecto bicolor notório)
- Pequena mancha clara em redor da base do bico (nomeadamente na parte superior)
Mário Estevens- Número de Mensagens : 123
Local : Almada
Re: Confirmação de ID - Moleiro pousado na praia
Altamente! Alias coitado ta com um bocado de mau aspecto
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Concordo com parasiticus, parece-me uma ave de 2º inverno, que está a fazer muda das primárias mais internas e médias coberturas.
Obrigado Helder.
Fantástico registo, eu nunca vi nenhum por aqui poisado nas areias das praias entre paço de arcos e guincho , o melhor têm sido observações distantes no Cabo Raso
Nunca o viste pousado porque não é suposto..
Este bicho não deve durar muito mais tempo.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Nunca o viste pousado porque não é suposto..
Pedro sim de facto esta ave parece fragilizada mas já vi 2 ou 3 vezes Moleiros Grandes poisados nas praias que me recorde sempre em dias de fortes ventos ou temporais , suponho que não seja assim tão raro.
Amen!
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Quando inicialmente vi a ave pareceu-me logo maltratada, pensei que em resultado do temporal forte, com bastante vento e chuva, que se tinha feito sentir durante a noite e madrugada anteriores.
Como permitiu que me aproximasse bastante, pensei que nem sequer conseguiria levantar voo e que pudesse estar ferida ou completamente exausta.
Mas na verdade, quando a praia começou a ficar mais frequentada por surfistas e me tentei aproximar ainda mais, acabou por levantar voo em direção ao mar, onde ainda foi perseguida brevemente por duas Larus fuscus que, aparentemente, não são grandes apreciadoras de moleiros!
Poderia estar em mau estado, mas mesmo assim ainda conseguiu voar dali para fora!