Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IX Censo de Mantas na Madeira a 5 e 6 de abril

Ir para baixo

IX Censo de Mantas na Madeira a 5 e 6 de abril Empty IX Censo de Mantas na Madeira a 5 e 6 de abril

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 21, 2014 8:21 am

IX Censo de Mantas na Madeira a 5 e 6 de abril
Data: 19 de Março de 2014
Fonte: jornaldamadeira.pt

Nos dias 5 e 6 de abril dezenas de voluntários voltam à estrada para mais um censo de mantas no arquipélago da Madeira. Este censo tem como objetivo acompanhar as populações desta espécie de rapina diurna. 0 Censo de Mantas é um projeto coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e depende quase inteiramente do trabalho de voluntários. Apela-se à colaboração de todos os interessados.

O censo decorre em paralelo na Madeira e nos Açores (onde esta ave é conhecida por milhafre) e a recolha de informação é feita por voluntários. A iniciativa integrada em Citizen Science, tem vindo a ser realizada anualmente desde 2006, envolvendo a mobilização de dezenas de voluntários, a quem compete a recolha de dados sobre o avistamento desta ave. Para participar nesta iniciativa não são necessários conhecimentos científicos específicos, bastando conseguir identificar a manta.

O censo apela, por isso, à cidadania ambiental, propondo a participação dos cidadãos num projeto científico que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de mantas existentes na Madeira. De acordo com Cátia Gouveia, coordenadora do censo na Madeira, "nas últimas oito edições deste censo, estiveram envolvidos 118 voluntários, que avistaram 651 mantas nos cerca de 5.000 quilómetros efetuados em 108 percursos".

As mantas, com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, podem ser vistas sozinhas ou em grupo, a voar, pairar, pousadas no solo ou em muros e postes. Esta espécie pode ser observada um pouco por todo a ilha, em zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e mesmo em zonas urbanas.

Embora com um erro inerente a este tipo de dados recolhidos por um grande número de pessoas, as populações desta espécie parecem estáveis quer nos Açores quer na Madeira. “Apela-se à participação de todos os cidadãos que queiram ser cientistas por um dia. Só com essa preciosa ajuda será possível obter estimativas mais fiáveis do número de mantas existente no arquipélago. A SPEA agradece a participação de todos os voluntários e espera contar com todos mais uma vez! Marque já na sua agenda. Participe e divulgue!”, pede a SPEA em comunicado.

http://www.jornaldamadeira.pt/artigos/ix-censo-de-mantas-na-madeira-5-e-6-de-abril
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos