Mais uma ajuda
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Mais uma ajuda
Bom dia, podem-me ajudar na identificação desta ave?
Obrigado
Obrigado
pnobre- Número de Mensagens : 8
Local : Setubal
Re: Mais uma ajuda
Olá bom dia. É um Phoenicurus ochrurus, tambem conhecido por rabaloura e mais 300 000 outros nomes
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Jorge Saraiva escreveu: tambem conhecido por rabaloura e mais 300 000 outros nomes
exacto, tipo pisco-ferreiro, carvoeiro...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Bem, mas Rabirruivo-preto será, porventura, o nome comum mais correcto.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Bem, mas Rabirruivo-preto será, porventura, o nome comum mais correcto.
Não sei bem dizer o que pode ser considerado "correcto". Ou por outra, "correcto" sob que ponto de vista?
Gonçalo Elias escreveu:Helder Vieira escreveu:Bem, mas Rabirruivo-preto será, porventura, o nome comum mais correcto.
Não sei bem dizer o que pode ser considerado "correcto". Ou por outra, "correcto" sob que ponto de vista?
1- Eu ainda usei a expressão "porventura", para (eventualmente) não ferir susceptibilidades ;
2- Eu prefiro o uso dos nomes científicos, mas se denominarmos a ave pelo nome comum acho bem que, para além dos tais inúmeros sinónimos, se inclua o nome comum, na verdadeira "acepção da palavra" (melhor explicado no ponto 3);
3- Correcto sob que ponto de vista? Sob o ponto de vista bibliográfico p.ex. ("Aves de Portugal", do qual és co-autor, pág. 629), ou pelo que vem no guia Collins (em português), e também pelo que aparece no portal.
Espero ter sido claro. Não tenho nada contra os nomes vernáculos, e neste caso (como noutros) uso habitualmente o (tal!) nome comum, mas aceito, e acredito, que nem sempre o escolhido seja o "mais correcto", objectivamente falando
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Agradeço a explicação. Admito que o post anterior foi uma pequena provocação - mas embora este caso seja mais ou menos pacífico, há outros que porventura não o serão.