Rapina?
+3
Helder Vieira
PNicolau
RuiDanielFerreira
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Rapina?
Boa noite pessoal
Mais uma ajudinha na id desta rapina...
Obrigado
Mais uma ajudinha na id desta rapina...
Obrigado
RuiDanielFerreira- Número de Mensagens : 211
Re: Rapina?
Consegues ampliar as fotos?
Já agora, local e data por favor.
Já agora, local e data por favor.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Alcaria Ruiva (Mértola) no dia 29/04/2014
Obrigado
Obrigado
Parece-me uma calçada...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Paulo Alves escreveu:É uma águia-de-Bonelli (Aquila fasciata) imatura.
Como chegas a essa conclusão, Paulo? Na 1ª foto, de facto, a asa parece mais larga... mas de resto
Ao longo dos anos já vi algumas rapinas com plumagens idênticas a esta, a planar alto, e fico sempre a patinar, inseguro na ID.
A silhueta é compacta, asas largas e peito possante, batendo certo com Bonelli (e tal como diz o Collins, quase faz lembrar um Búteo-vespeiro; a calçada faz lembrar o Milhafre-preto, é mais elegante).
A ave em questão apresenta também as características penas pretas que formarão a barra negra nas coberturas infra-alares e mancha carpal.
A ave em questão apresenta também as características penas pretas que formarão a barra negra nas coberturas infra-alares e mancha carpal.
Sim, concordo com o Paulo, pelas razões dadas, eu quando olhei para as fotos pequenas pensei em juvenil de Imperial...
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Bem, afinal não ando assim tão mal como pensava.
Nas fotos pequenas também ponderei imperial, mas Hélder, a silhueta exclui Calçada e, normalmente, rapinas com mais de 5 dedos começam a ser grandes (sem contar com o milhafre-preto).
Nas fotos pequenas também ponderei imperial, mas Hélder, a silhueta exclui Calçada e, normalmente, rapinas com mais de 5 dedos começam a ser grandes (sem contar com o milhafre-preto).
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Sim, também me inclinei logo para Bonelli imatura. Concordo com o Paulo.
António Matos- Número de Mensagens : 12
Local : Mértola
Obrigado ao Paulo e Pedros pelos comentários.
De facto, dada a unanimidade, alinho por fasciatus. Vocês têm bem mais experiência de campo do que eu, nomeadamente a olhar lá para cima Aliás, desta espécie só observei duas (além das tais que me possam ter deixado dúvidas).
Confesso que o bicho não me pareceu assim tão grande, nem sequer ponderei adalberti. A minha dúvida era entre fasciatus juvenil e pennatus "rufous" (nem clara nem escura)... mas olhando com mais atenção o bicho parece forte, peitudo, robusto, e a asa é larga.
Em relação às penas escuras nas coberturas infra-alares acho que é facilmente confundível numa foto, pois também na tal fase das pennatus as mesmas penas formam uma barra escura. Se não estou em erro, as grandes coberturas infra-alares.
A questão dos "dedos" pode gerar confusão, por uma lado porque a ave (dá ideia) vai a dar gás, não vai a planar. Não é tão fácil contabilizar os dedos. Por outro lado, tanto pennatus como fasciatus apresentam o mesmo número de primárias visíveis, seis.
Tenho de me meter à estrada... não está fácil
De facto, dada a unanimidade, alinho por fasciatus. Vocês têm bem mais experiência de campo do que eu, nomeadamente a olhar lá para cima Aliás, desta espécie só observei duas (além das tais que me possam ter deixado dúvidas).
Confesso que o bicho não me pareceu assim tão grande, nem sequer ponderei adalberti. A minha dúvida era entre fasciatus juvenil e pennatus "rufous" (nem clara nem escura)... mas olhando com mais atenção o bicho parece forte, peitudo, robusto, e a asa é larga.
Em relação às penas escuras nas coberturas infra-alares acho que é facilmente confundível numa foto, pois também na tal fase das pennatus as mesmas penas formam uma barra escura. Se não estou em erro, as grandes coberturas infra-alares.
A questão dos "dedos" pode gerar confusão, por uma lado porque a ave (dá ideia) vai a dar gás, não vai a planar. Não é tão fácil contabilizar os dedos. Por outro lado, tanto pennatus como fasciatus apresentam o mesmo número de primárias visíveis, seis.
Tenho de me meter à estrada... não está fácil
Helder Vieira escreveu:A minha dúvida era entre fasciatus juvenil e pennatus "rufous" (nem clara nem escura)
Eu acho que as pennatus rufous são um mito... só existem na bibliografia mas não na natureza... lol
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Helder Vieira escreveu:A minha dúvida era entre fasciatus juvenil e pennatus "rufous" (nem clara nem escura)
Eu acho que as pennatus rufous são um mito... só existem na bibliografia mas não na natureza... lol
Eh eh, isso já me transcende.
Se a memória não me falha, é o livro do Dick Forsman que refere que a forma intermédia não existe e que os supostos intermédios são na verdade bichos da forma escura com a plumagem ligeiramente mais clara.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Helder Vieira escreveu:
O individuo deslocava-se de Sul para Norte mas muito calmamente e não tenho muita experiência em grandes rapinas mas quando passou por cima de nós estava numa altitude intermédia e dava sensação de ser muito grande.....
Obragado a todos pela ajuda
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos