ID felosas
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID felosas
Aves vistas em Março, em Queluz.
felosa comum?
??
??
felosa comum??
felosa comum?
??
??
felosa comum??
vilelap- Número de Mensagens : 253
Re: ID felosas
Parecem-me todas Felosinhas, pela data talvez ibericus.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Pela data ainda collybita. E as ibericus não costumam andar, menos ser abundantes, neste tipo de habitat.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Pela data ainda collybita
Atenção, já as ouvi mais do que uma vez em março (2ª quinzena), em salreu. Cá para o norte tenho ideia de serem de facto mais frequentes a partir de abril... mas aí ao sul chegam primeiro
As 2ª e a 3ª parecem ter a lista superciliar muito marcada para ser uma felosinha, quais são as características mais marcantes da felosa ibérica?
Eu sei que as ibericus chegam em Fevereiro, se bem que este ano os primeiros registos publicados foram todos em Março. Aliás, na Lagoa de Albufeira, contei 11 machos a cantar dia 5 de Março. No entanto, isso é habitat típico de nidificação e elas estão lá batidas de Março a Setembro.
Eu digo que estes bichos são collybita porque o habitat, o comportamento (dessas 11 que ouvi vi só duas a cantar alto na árvore) e a abundância de indivíduos indica collybita.
Se garanto que todas são? Não. Pode de facto haver aí um bicho metido no meio, a segunda até me parece bem para ibericus, mas eu não identifico Phylloscopus collybita/ibericus por fotos. Habitat + Data + Vocalização/Canto.
Eu digo que estes bichos são collybita porque o habitat, o comportamento (dessas 11 que ouvi vi só duas a cantar alto na árvore) e a abundância de indivíduos indica collybita.
Se garanto que todas são? Não. Pode de facto haver aí um bicho metido no meio, a segunda até me parece bem para ibericus, mas eu não identifico Phylloscopus collybita/ibericus por fotos. Habitat + Data + Vocalização/Canto.
vilelap escreveu:As 2ª e a 3ª parecem ter a lista superciliar muito marcada para ser uma felosinha, quais são as características mais marcantes da felosa ibérica?
Faz piuuu, ao invés de huit... (isto no que toca ao chamamento, pois o canto é bem diferente).
Existem diferenças muito subtis, em alguns pormenores. Tamanho da asa, um ou outro tom da plumagem, etc. No entanto a identificação pelo canto será a mais simples e eficaz (embora por vezes apareçam uns ibericus a afinar o canto, que quase lembra as collybitta).
Deixo aqui este tópico muito útil.
Devo no entanto dizer que, pessoalmente, em épocas de confusão e se não ouvir o bicho vocalizar, não considero o registo. Mesmo que me pareça bater tudo certo para ibericus.
Devo no entanto dizer que, pessoalmente, em épocas de confusão e se não ouvir o bicho vocalizar, não considero o registo. Mesmo que me pareça bater tudo certo para ibericus.
PNicolau escreveu:mas eu não identifico Phylloscopus collybita/ibericus por fotos. Habitat + Data + Vocalização/Canto.
Faço observação de aves a pouco tempo e ainda tenho alguma dificuldade em diferenciar/identificar as aves pelo som, dai não ter ligado muito ao som que elas estavam a fazer, no entanto o que disseste faz muito sentido PNicolau e numa próxima vez para além da fotografia vou também filmar um pouco para ficar com o registo do som, torna a ID mais fácil e o registo mais completo, obrigado a ambos pelas vossas respostas.
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos