Pedido de ID - Taralhão?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Pedido de ID - Taralhão?
Acho que é um taralhão. Agradeço desde já a disponibilidade..(como diz o Barroqueiro)..
Re: Pedido de ID - Taralhão?
Concordo
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Concordo
Como há duas espécies este penso tratar-se de um Cinzento -Muscicapa striata
Rogerio escreveu:pedro121 escreveu:Concordo
pensava que só se usava Taralhão para o papa-moscas-cinzento, não para o preto, ou estou enganado?
pedro121 escreveu:Rogerio escreveu:pedro121 escreveu:Concordo
pensava que só se usava Taralhão para o papa-moscas-cinzento, não para o preto, ou estou enganado?
Pedro , é provável eu no entanto nunca fiz essa distinção , de facto aprendi a chamar Taralhão aos pretos que são geralmente os mais comuns por aqui .
Eu fiquei um pouco confuso com a conversa! Pedro e Rogerio não estavam a concordar quanto ao facto de o papa-moscas-cinzento ser chamdado de taralhão? Só neste útlimo post do Rogerio é que deixei de estar confuso! Eu também chamo taralhão ao papa-moscas-cinzento (Muscicapa striata)
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
para clarificar, eu no 1º post quando concordei com a id, estava a assumir que Taralhão só há 1 o papa-moscas-cinzento (Muscicapa striata)
Ok! Agora já percebi... desculpem mas eu é que ando com o raciocínio um pouco lento! Obrigado pela clarificação Pedro!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
pedro121 escreveu:para clarificar, eu no 1º post quando concordei com a id, estava a assumir que Taralhão só há 1 o papa-moscas-cinzento (Muscicapa striata)
Pedro , retirando a informação do Aves De Portugal ( Ornotologia do território nacional ) parece-me que estou correcto ou seja as duas espécies têm o nome vulgar de taralhão.
Ou Seja ao Ficedula Hypoleuca ( Papa Moscas Preto ) da-se o nome vulgar de Taralhão ( pag 702 )
Ao Muscicapa stria ( Papa Moscas Cinzento ) dá-se o nome vulgar de Taralhão-Mosqueiro
Rogerio escreveu:
Ou Seja ao Ficedula Hypoleuca ( Papa Moscas Preto ) da-se o nome vulgar de Taralhão ( pag 702 )
Ao Muscicapa stria ( Papa Moscas Cinzento ) dá-se o nome vulgar de Taralhão-Mosqueiro
Ahhh, isso é interessante, como normalmente uso papa-moscas não me tinha dado conta disso, e muito menos do pormenor de Taralhão-Mosqueiro, o que é obviamente uma má escolha já que ambas as espécies comem moscas. Mas tal é estranho, porque eu pensava que nas duas listas de nomes comuns (S&S e Costa et al,) ambas concordavam com papa-mosca-preto para o Ficedula Hypoleuca.
Na versão portuguesa do Collins vem como?
pedro121 escreveu:Rogerio escreveu:
Ahhh, isso é interessante, como normalmente uso papa-moscas não me tinha dado conta disso, e muito menos do pormenor de Taralhão-Mosqueiro, o que é obviamente uma má escolha já que ambas as espécies comem moscas. Mas tal é estranho, porque eu pensava que nas duas listas de nomes comuns (S&S e Costa et al,) ambas concordavam com papa-mosca-preto para o Ficedula Hypoleuca.
Na versão portuguesa do Collins vem como?
Striata- Taralhão Cinzento
Hypoleuca - Papa Moscas
Rogerio escreveu:
Striata- Taralhão Cinzento
Hypoleuca - Papa Moscas
pronto, ficamos por Muscicapa striata para toda a gente ficar contente!!
Este caso só vem demonstrar a necessidade de haver apenas uma lista oficial seguida por todas as publicações...
Obrigado pela colaboração...Então Muscicapa Striata. O que a gente aprende...
Só por causa do nome comum..sem bibliografia nenhuma, na zona de Coimbra o nome Taralhão é usado pelas populações (essencialmente as rurais) tanto para Ficedula como Muscicapa, mas o Ficedula é muito mais comum, e é imediatamente identificado como Taralhão caso seja perguntado a alguém, o Muscicapa já pode ser um pouco mais difícil de chegar a um nome...
Luis Silva- Número de Mensagens : 492