Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

The Birds of Siberia

Ir para baixo

The Birds of Siberia Empty The Birds of Siberia

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 03, 2014 10:45 am

The Birds of Siberia

Li este livro há muitos anos. É uma leitura fantástica, que descreve a viagem exploratória, escrita na primeira pessoa, do naturalista inglês Henry Seebohm em 1875, em direcção à Sibéria, mais concretamente ao vale do rio Pechora. O objectivo da expedição era o de descobrir os territórios de nidificação de seis espécies de aves aquáticas, que eram comuns no Reino Unido fora da época de nidificação, mas que nessa época ninguém sabia onde nidificavam (presumia-se que fosse no Árctico mas não havia informações concretas).

As espécies eram: Pluvialis squatarola, Calidris minuta, Calidris alba, Calidris ferruginea, Calidris canutus e Cygnus bewickii.

A exploração foi um sucesso, tendo o explorador conseguido descobrir os territórios de nidificação de 5 das 6 espécies referidas (só faltou o Calidris canutus).

Deixo aqui o link para uma versão que se encontra online: https://archive.org/stream/birdsofsiberiare00seeb#page/n0/mode/2up

Boas leituras Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

The Birds of Siberia Empty Re: The Birds of Siberia

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2020 7:18 am

Recupero este tópico de 2014 para referir que o link que indiquei contém também a descrição da segunda expedição, realizada em 1877, ao vale do rio Yenisei (Sibéria Central).

Entre as muitas espécies que por lá encontrou incluem-se Branta ruficollis, Cygnus bewickii, Grus leucogenarus, Pluvialis fulva, Cuculus saturatus, Bubo scandiacus, Picoides tridactylus, Gallinago media, Anthus gustavi, Motacilla citreola, Prunella montanella, Tarsiger cyanurus, Luscinia calliope, Geokichla sibirica, Phylloscopus borealis, Acrocephalus dumetorum, Carpodactus erythrinus, Emberiza pusilla, Emberiza aureola, Emberiza leucocephalus.

Deixo aqui uma imagem com os principais rios da Rússia, que ajudará a perceber onde ficam os dois rios mencionados (Pechora e Yenisei).

The Birds of Siberia 800px-Russian_rivers
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos