Confirmação de id - Pilrito de peito preto
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Confirmação de id - Pilrito de peito preto
Acho que se trata de pilritos de peito preto. Certo? Obrigado desde já.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Re: Confirmação de id - Pilrito de peito preto
A foto é do ano passado. Acho que na altura confundi estes pilritos com borrelhos até porque não imaginava que os houvesse por aqui. Agora até descobrimos, (eu e o Paulo Alves), que havia um grupo razoável de pilritos a pastar aqui em Mora, nuns terrenos onde deitam casca de tomate para o gado...
Jaime Pires escreveu:Agora até descobrimos, (eu e o Paulo Alves), que havia um grupo razoável de pilritos a pastar aqui em Mora, nuns terrenos onde deitam casca de tomate para o gado...
Nesta altura do ano tudo é possível, os bichos em migração param onde for possível, mas não creio que essas aves passem aí o Inverno...
Não te sei dizer. o ano passado nem as via...eheheh. Este ano vou dar mais atenção mas penso que a acontecer só nas albufeiras grandes e talvez fora das zonas normais de observação...
Cumprimentos
Cumprimentos
Jaime Pires escreveu:Não te sei dizer. o ano passado nem as via...eheheh. Este ano vou dar mais atenção mas penso que a acontecer só nas albufeiras grandes e talvez fora das zonas normais de observação...
Cumprimentos
A maioria das limícolas de hábitos estuarinos não ocorre no Inverno em albufeiras interiores, mas são relativamente regulares nesses locais durante as migrações.
As aves em migração surgem muitas vezes fora dos seus habitats preferenciais; como têm de se alimentar, param onde calha; é um pouco como a malta quando vai em viagem, se não houver um restaurante como deve ser tem de ser na base da tasca ou do pique-nique
Sim, compreendo..Dos pilritos nunca me tinha apercebido mas agora olhando para as fotos do ano passado verifico que eles estavam na albufeira de Montargil nesta altura e este ano também já os vimos lá. Os borrelhos vejo aqui (em Mora) o ano inteiro e algumas vezes em grupos de dezena.
Jaime Pires escreveu:Os borrelhos vejo aqui (em Mora) o ano inteiro e algumas vezes em grupos de dezena.
Sim, mas pode não ser sempre a mesma espécie.
Convirá teres presente o estatuto migratório:
- o pequeno é estival nidificante e está presente sobretudo de Março a Setembro (pode ocorrer no Inverno mas quase de certeza em números muito reduzidos)
- o grande é migrador de passagem e possivelmente invernante, deverá ocorrer então sobretudo nas épocas de passagem mas pode ocorrer pontualmente no Inverno
Vou tentar interiorizar essa informação mas tem de ir devagarinho (como se diz no Alentejo). Não te esqueças que, a sério, acabei de entrar no 2º ano de observação..
Jaime Pires escreveu:Vou tentar interiorizar essa informação mas tem de ir devagarinho (como se diz no Alentejo). Não te esqueças que, a sério, acabei de entrar no 2º ano de observação..
Jaime eu sei isso, mas creio que é importante ires tendo noção destas coisas, pois isso vai-te ajudar bué
Já pensaste em criar um calendário com a lista de espécies que observaste em cada mês? Vais começar a reparar que há determinados padrões na ocorrência das espécies, muitas espécies só aparecem em certas épocas do ano. Fica a sugestão
Gonçalo Elias escreveu:Já pensaste em criar um calendário com a lista de espécies que observaste em cada mês? Vais começar a reparar que há determinados padrões na ocorrência das espécies, muitas espécies só aparecem em certas épocas do ano. Fica a sugestão Wink
O ebird é uma boa ferramenta Jaime e assim sempre tens dois em um: o ebird dá-te todo o tipo de informação sobre distribuição/ocorrência/calendários e ao inserires as listas estás a ajudar a ciência
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha