Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia-calçada fora de época

2 participantes

Ir para baixo

Águia-calçada fora de época Empty Águia-calçada fora de época

Mensagem por João Pereira Dom Fev 01, 2009 2:54 pm

Hoje à tarde estava eu no terraço da minha casa em Alenquer, quando olhei para a colina em frente e vi uma ave de rapina. Normalmente não seria novidade, pois nessa colina nidifica e reside um casal de Buteo buteo e também um peneireiro (Falco tinnunculus), mas fui vê-la enquanto voava no telescópio, e confirmei que era uma águia-calçada:
-tinha 'landing lights'
-tinha as penas de cobertura brancas e as penas de voo pretas na face inferior das asas
-tinha a cabeça ruiva
-tinha as manchas castanho-claro na face superior das asas
etc... ou seja, uma fase clara de águia-calçada. Pousou durante um tempo mas não o suficiente para a fotografar.

Este registo é muito estranho: será uma residente que já foi registada na pré-época do projecto Chegadas (que já acabou)? Ou será uma das primeiras migradoras do ano a chegar? Question

Entretanto já deve ter começado o próprio Projecto Chegadas, por isso este registo deve ser enviado, certo? Logo no primeiro dia de Fevereiro...... Exclamation scratch

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Águia-calçada fora de época Empty Re: Águia-calçada fora de época

Mensagem por Henk Feith Seg Fev 02, 2009 3:04 pm

Caro João,

As águias-calçadas têm mostrado uma presença residual no inverno, nomeadamente no sul, mas também na tua zona Oeste. A partir de fevereiro é de esperar um influx significativo de aves migradores. A ave que observou poderá ter sido um migrador a caminho dos seus locais de nidificação algures, ou então uma ave que nidifica por aí. O novo atlas mostra a presença da espécie em baixas densidades na zona Oeste.

Sobre o projeto Chegadas: em caso de dúvida, envie semore um registo.

Um grande abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos