ID de Mergulhões
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID de Mergulhões
Os dois primeiros são de pescoço-preto certo? E os das últimas duas fotos poderá ser um Podiceps auritus?
(Fotos tiradas por Gonçalo Almeida e Miguel Berkemeier)
(Estuário do Sado - 11/09/2014)
(Fotos tiradas por Gonçalo Almeida e Miguel Berkemeier)
(Estuário do Sado - 11/09/2014)
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: ID de Mergulhões
É de referir o facto dos primeiros dois exemplares não terem rigorosamente medo nenhum. Os outros que eventualmente possam tratar-se de Podiceps auritus eram muito mais desconfiados
Miguel porque achas que são auritus?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Todos mergulhões-de-pescoço-preto, auritus é uma mega raridade, logo não é razoável ser encontrado, para alem disso é demasiado cedo eles quando aparecem é normalmente mais tarde.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Era pelo branco por baixo do olho que me parecia excessivo para o mergulhão-de-pescoço-preto, mas já percebi então que é mesmo.Gonçalo Elias escreveu:Miguel porque achas que são auritus?
Mas isso era essencialmente no último exemplar de todos
Obrigado! Só uma questão, é habitual o mergulhão-de-pescoço-preto ter MUITO menos medo do que o pequeno? Quando digo menos medo, está ao ponto de ficar dentro de água na descontração a três metros de três pessoas. Há a teoria de ele aproximar-se da margem para vir pescar, mas é normal ter tão pouco medo como por exemplo um melro da cidade, ou até menos?
O auritus tem branco muito mais acima na face, chegando mesmo à zona atrás do olho.
Quanto à parte do "desconfiado", nota que não se deve identificar aves apenas com base em características comportamentais.
Quanto à parte do "desconfiado", nota que não se deve identificar aves apenas com base em características comportamentais.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Ok.
Sim, claro eu percebo isso. Uma das únicas raridades que vi até hoje, Larus argentatus, não tinha medo nenhum de mim também por exemplo, o que vai contrariar a ideia das raridades serem algo desconfiadas. Mas pergunto é se é normal o mergulhão-de-pescoço-preto ter muito menos medo do ser humano do que o mergulhão-pequeno?
Sim, claro eu percebo isso. Uma das únicas raridades que vi até hoje, Larus argentatus, não tinha medo nenhum de mim também por exemplo, o que vai contrariar a ideia das raridades serem algo desconfiadas. Mas pergunto é se é normal o mergulhão-de-pescoço-preto ter muito menos medo do ser humano do que o mergulhão-pequeno?
Nem todos os P. nigricollis são assim tão confiantes, passando-se o mesmo com os T. ruficollis que podem ser mais confiantes dependendo do local.Miguel Berkemeier escreveu:Ok.
No que toca a raridades serem desconfiadas, isso é uma generalização demasiado grande para se fazer. As gaivotas tendencialmente serão mais confiantes do que patos, por exemplo. Aliás, espécies que não são caçadas nos seus países de origem podem apresentar-se perfeitamente confiantes no nosso.
Por exemplo, no caso dos tordos raros (e não raros), a larga maioria é altamente tímida e fugirá ao primeiro sinal de perigo, quase todos serão caçados intensamente. No entanto, o melro-americano, o Turdus migratorius, pode comportar-se cá como se comporta lá e andar pelos parques como se nada fosse.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Obrigado pela informação!
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos