Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID passeriformes

4 participantes

Ir para baixo

ID passeriformes Empty ID passeriformes

Mensagem por JoaoVieira Seg Out 20, 2014 7:48 am

Boas, agradeço mais uma ajudinha para estes (1-Sítio das Hortas, 2 e 3 Lagoa de Óbidos)
ID passeriformes P971310277-4

ID passeriformes P820436567-4

ID passeriformes P972800175-4
JoaoVieira
JoaoVieira

Número de Mensagens : 374
Local : Torres Novas
Data de inscrição : 16/04/2014

http://joaovieira.zenfolio.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Seg Out 20, 2014 8:32 am

1-2 cartaxo
3 Escrevedeira femea
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 20, 2014 8:36 am

só para não haver ambiguidades: o 3 é uma escrevedeira-de-garganta-preta
(eu sei que há uma lista de nomes que lhe chama simplesmente "escrevedeira", mas como esta palavra também designa um nome genérico para qualquer Emberiza, acho que é preferível especificar) Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por PNicolau Seg Out 20, 2014 10:39 am

Só 'Escrevedeira' é no mínimo parvo, na minha óptica, até porque não é a escrevedeira mais comum.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Seg Out 20, 2014 1:19 pm

PNicolau escreveu:Só 'Escrevedeira' é no mínimo parvo, na minha óptica, até porque não é a escrevedeira mais comum.

Não é? Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 20, 2014 1:27 pm

pedro121 escreveu:Não é? Smile Smile

Depende das regiões. No terço norte do país norte a E. cia é incomparavelmente mais comum.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Seg Out 20, 2014 2:44 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Depende das regiões. No terço norte do país norte a E. cia é incomparavelmente mais comum.

Ahhh, mas a Emberiza cia é conhecida por Cia, logo não vejo a relevância (e sim eu já sei o que vão dizer, é apenas uma pequena provocação), a ave mais comum que é normalmente conhecida como referida como escrevedeira é a Emberiza cirlus.

De qualquer modo a "escrevedeira" mais comum em portugal não é a E. cia nem a E. cirlus mas a E. calandra que nunca é tratada como escrevedeira... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 20, 2014 2:53 pm

Entendo o raciocínio, então agora vamos aplicar esse princípio a outros grupos de aves a ver o que acontece:

  • Anas platyrhynchos - é o "pato" mais comum em Portugal (os outros anatídeos ou são menos comuns, ou são conhecidos por outros nomes), logo não faz sentido chamar-lhe pato-real, deverá ser apenas "pato".

  • Calidris alpina - é o pilrito mais comum em Portugal, por maioria de razão o nome comum poderá ser "pilrito" sem qualquer qualificativo

  • Buteo buteo - é a águia mais comum de Portugal (as outras rapinas ou não são águias ou não são comuns), por isso que tal passar a chamar-se "águia"?

  • Anthus pratensis - claramente a petinha mais comum de Portugal, para quê estar a chamar-lhe "dos prados"? Passa a ser "petinha" que chega muito bem.


Podia dar mais exemplos, mas creio que estes ilustram bem a questão. Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Seg Out 20, 2014 3:04 pm

Gonçalo Elias escreveu:
[*]Buteo buteo - é a águia mais comum de Portugal (as outras rapinas ou não são águias ou não são comuns), por isso que tal passar a chamar-se "águia"?

Bem, porque é que é uma águia? não combina, Buteo buteo não tem simplesmente perfil para águia, é uma rapina demasiado beira de estrada. Very Happy Very Happy

"Anas platyrhynchos - é o "pato" mais comum em Portugal (os outros anatídeos ou são menos comuns, ou são conhecidos por outros nomes), logo não faz sentido chamar-lhe pato-real, deverá ser apenas "pato"."

Bem, por alguma razão nos países de lingua inglesa é Mallard e não duck qualquer coisa.


Repara que eu não estou contra a cirlus ser escrevedeira-de-garganta-preta, mas em Portugal só 3 espécies são referidas normalmente como escrevedeiras, e 2 delas tem uma distribuição localizada, não me parece bem que a mais comum das 3 seja a que tenha o nome mais longo e que ainda por cima é mal aplicado, já que a cor da garganta preta é só nos machos e qual é mesmo a cor da garganta dos machos de escrevedeira-dos-caniços?? Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por PNicolau Seg Out 20, 2014 4:01 pm

Trigueirão é a escrevedeira mais comum, como referes. E como sabes os juvenis por vezes levantam problemas, e são tratados também como escrevedeiras ("está ali uma escrevedeira juvenil").

Dizeres em Montalegre 'está ali uma escrevedeira' é confuso, no mínimo, já que ocorrem pelo menos 4 spp (e talvez todas?).
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 21, 2014 1:29 am

pedro121 escreveu:Bem, porque é que é uma águia? não combina, Buteo buteo não tem simplesmente perfil para águia, é uma rapina demasiado beira de estrada. Very Happy Very Happy

Então "águia" não serve mas "águia-d'asa-redonda" já serve?  Very Happy

pedro121 escreveu:Bem, por alguma razão nos países de lingua inglesa é Mallard e não duck qualquer coisa.

Eu concordaria contigo se os outros patos em inglaterra fossem "duck". Acontece que os ingleses têm nomes diferentes (sem duck) para quase todos os patos: Gadwall, Teal, Wigeon, Mallard, Pintail, Shoveler, Garganey, Goldeneye, Scoter, Scaup (acho que só o Tufted Duck se safa com "duck"). Por isso, o facto de o pato-real ser "Mallard" não significa rigorosamente nada relativamente à sua abundância.

pedro121 escreveu:Repara que eu não estou contra a cirlus ser escrevedeira-de-garganta-preta, mas em Portugal só 3 espécies são referidas normalmente como escrevedeiras, e 2 delas tem uma distribuição localizada, não me parece bem que a mais comum das 3 seja a que tenha o nome mais longo

O "pilrito-de-peito-preto" é o mais comum do grupo e no entanto é o que tem um dos nomes mais longos. Porque não simplesmente "pilrito" (considerando que o peito nem sequer é preto?)

pedro121 escreveu:e que ainda por cima é mal aplicado, já que a cor da garganta preta é só nos machos e qual é mesmo a cor da garganta dos machos de escrevedeira-dos-caniços?? Very Happy Very Happy

Bem, se vamos falar de nomes mal aplicados tenho uma palavrinha para ti: gaivota-de-patas-amarelas Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Ter Out 21, 2014 1:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
O "pilrito-de-peito-preto" é o mais comum do grupo e no entanto é o que tem um dos nomes mais longos. Porque não simplesmente "pilrito" (considerando que o peito nem sequer é preto?)

Não faço ideia, eu normalmente refiro-me a ele por pilrito-comum

pedro121 escreveu:
Bem, se vamos falar de nomes mal aplicados tenho uma palavrinha para ti: gaivota-de-patas-amarelas Laughing

Semi mal aplicado, podemos dizer que o da fuscus é que está incorrecto, deveria ser gaivota-de-patas-amarelas-de-asa-escura Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Ter Out 21, 2014 1:52 am

Gonçalo Elias escreveu:
Então "águia" não serve mas "águia-d'asa-redonda" já serve?  Very Happy

Pois, para mim vai mesmo corrido a Buteo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 21, 2014 2:17 am

pedro121 escreveu:deveria ser gaivota-de-patas-amarelas-de-asa-escura Very Happy Very Happy Very Happy

lol, estiveste bem
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por JoaoVieira Ter Out 21, 2014 2:34 am

Bem, agradeço a auda de todos e só gostava de mais um esclarecimento (a um nível mais básico Smile). É que estou farto de ver cartaxos que se distinguem perfeitamente. Nestes, especialmente o primeiro está bem "disfarçado". Pode ser uma fêmea ou um juvenil(?) mas nesse caso considerando que foi no início de Outubro, eles demoram tanto tempo a ficar com a coloração adulta?
JoaoVieira
JoaoVieira

Número de Mensagens : 374
Local : Torres Novas
Data de inscrição : 16/04/2014

http://joaovieira.zenfolio.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por pedro121 Ter Out 21, 2014 3:23 am

JoaoVieira escreveu:Nestes, especialmente o primeiro está bem "disfarçado". Pode ser uma fêmea ou um juvenil(?) mas nesse caso considerando que foi no início de Outubro, eles demoram tanto tempo a ficar com a coloração adulta?

A 1ª e a 2ª ave são fêmeas, penso que os machos juvenis nesta altura já teriam mudado a pena, não estariam com a cabeça preta, mas já daria para ver o preto na cabeça.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID passeriformes Empty Re: ID passeriformes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos