Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus glaucoides...

5 participantes

Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Larus glaucoides...

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 02, 2009 5:52 pm

Enviaram-me esta foto de uma gaivota que andava ontem (segunda) na foz do Lizandro (Mafra) - poderá ser a mesma ave fotografada pelo António Gonçalves no domingo.

Olhando para a foto chamou-me a atenção o padrão das primárias exteriores e comecei aqui a congeminar que se poderia tratar de uma L. g. kumlieni.

O que vos parece?

Larus glaucoides... Lar-gl10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Re: Larus glaucoides...

Mensagem por Simon Wates Seg Fev 02, 2009 6:38 pm

Pois, acho que sim- parece um clássico! No-entanto as primarias podem ser bastante mais escuras (quase pretas) mas, os tones das primarias são muito variáveis nesta subsp O ohlo é nem sempre escuro em kumlieni, bastantes tem o iris claro como nesta foto. Sei que existem "intergrades" com L.g.glaucoides, mas este ind parece que tem credencias completas.
Estou esperando para ver esta subsp!

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Re: Larus glaucoides...

Mensagem por pedro121 Ter Fev 03, 2009 4:51 am

Boas

Parece-me que é um bom candidato, as primarias são um bom indicio, mas por outro lado o olho.., mas acho que sim, pelo menos não é uma glaucoides tipica
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Re: Larus glaucoides...

Mensagem por Arade Ter Fev 03, 2009 6:34 am

Também foi visto uma em ladeira Beach, Baiona (Pontevedra) - 1/02/2009:

http://www.surfbirds.com/cgi-bin/gallery/display.cgi?gallery=gallery11
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Re: Larus glaucoides...

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 03, 2009 6:36 am

A fim de confirmar as minhas suspeitas sobre a identidade desta ave, enviei as fotos ao Killian Mullarney, que me deu a resposta que abaixo transcrevo:

"Dear Gonçalo,

Thank you for your email. you are absolutely right, this is a perfect example of a Kumlien's Gull, apparently not quite in full adult plumage (the tail seems to have some grey markings) but in every other detail that I can see, adult -like. The perfect Iceland Gull-like shape and proportions, small bill etc indicate it is not a hybrid Herring x Glaucous Gull. The greyness of the wing-tip markings (and the fact that they appear to be restricted to the outer four primaries) eliminates the possibility of it being a Thayer's.

We are experiencing a marked influx of northern gulls in Ireland right now and there have been at least ten Kumlien's Gulls among them, the majority of which are immatures. The appearance of one in Portugal, where any kind of 'Iceland Gull' is rare must be quite exceptional?


Para quem tiver o "Gulls" do Klaus Malling Olsen, sugiro que dê uma olhada, pois tem bastantes fotos interessantes de adultos desta "raça".

Se observarem mais adultos, por favor estejam atentos a todos os pormenores da plumagem.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Re: Larus glaucoides...

Mensagem por Pedro Fernandes Ter Fev 03, 2009 4:40 pm

Pois, também me parece uma kumlieni. Vi disso uma vez, um pouco mais escura que esta, como se ve na foto (a outra ave e' uma smithsonianus).

Larus glaucoides... Larus_11


Abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus glaucoides... Empty Re: Larus glaucoides...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos