ID Mergulhão
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID Mergulhão
Viva caríssimos!
O Sérgio Esteves alertou-me para a presença no estuário do Cávado (Esposende) de um mergulhão que, entre três T. ruficollis, se destacava pelo maior tamanho e enviou-me as imagens seguintes obtidas no último dia 6:
A grande dimensão também me intrigou, pelo que logo me socorri dos guias cá de casa e dos motores de busca da web para estabelecer comparações. O bico fino que aparece nas fotos do Sérgio não encaixava na morfologia de uma das minhas maiores suspeitas (que propositadamente não vou, para já, identificar). Então, fui rever com a devida atenção as imagens que recolhi em frente ao clube náutico de Ofir na manhã do último dia 5:
(
O bico que vi, agora, nestes crops já me encorajou e, confesso, esta noite fiquei com algumas dificuldades em dormir. Esta manhã nem a chuva incessante me desencorajou e lá consegui umas imagens melhorzitas que já me permitem dirigir-vos a pergunta: O que é isto?
Grato.
Cumprimentos
Jorge
Re: ID Mergulhão
Não será Podilymbus podiceps?
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Em tamanho ele é maior que o tachybaptus. Parece ter a risca no bico também.
Boa!
Boa!
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
pois, pois... a muito esperado.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Ele é mesmo muito grande, eu vi um em 2012 (salvo erro) nos Açores muito perto e bem, mas não tinha ficado com a noção do tamanho, mas este ao lado dos patos reais faz impressão!! É basicamente um mergulhão-pequeno muito grande.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos