Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Lisboa

+22
jheitor
pedro121
RuiCaratao
Helder Vieira
Simon Wates
thysvalkenburg
Pedro Correia
xavier pita
bginja
barrento
ribeiroa
Margarida Cunha
António A Gonçalves
Morais
paulu
Pedro Marques
Filipe Canário
Alexandre_Leitão
João Pereira
Aquila Adalberti
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
26 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 06, 2010 7:22 am

Hoje por volta das 13h30 ouvi uma toutinegra Sylvia atricapilla a cantar na Av. Elias Garcia, perto do Campo Pequeno. Embora a espécie seja residente e comum na cidade, não é frequente ouvir estas aves a cantar em Dezembro (aliás esta é apenas a segunda vez que ouço o canto desta espécie em Dezembro).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por thysvalkenburg Seg Dez 06, 2010 8:27 am

Olá Gonçalo,

Só a segunda vez?!? Aqui no Algarve estão a cantar continuamente! Oiço mais agora do que na época de reprodução!!

Abraço
Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 06, 2010 9:19 am

Olá Thijs,

É possível que nos Dezembros anteriores eu não tenha frequentado muito as zonas onde elas cantam mas a verdade é que único registo que tenho de uma S. atricapilla a cantar neste mês foi em 31.12.2006 na Nazaré. E olha que desde há 15 anos para cá eu anoto no meu caderno todas as observações de aves em canto Smile

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por thysvalkenburg Seg Dez 06, 2010 9:32 am

Olá Gonçalo,

Aqui nos Algarves é bastante comum, mas também há atricapillas em todo o lado! Só este ano já anilhei umas 1900!!

Abraços
Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 06, 2010 9:37 am

Certo mas nota que a maioria das que anilhas são indivíduos de passagem ou invernantes e essas, tanto quanto sei, não cantam. As únicas que cantam nesta época são as aves residentes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Simon Wates Seg Dez 06, 2010 9:56 am

Gonçalo - parabéns por tuas notas de aves cantando - realmente interessante!

No-entanto estou seguro que S. atricapilla cantam como invernantes. Estão cantando (como diz Thijs) em tudo lado aqui no SW Algarve e em muitos sítios longe das áreas onde nidificam.

Se calhar tem que ver com temperaturas um pouco mais elevadas?
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 06, 2010 10:14 am

Simon e Thijs,

Parece-me importante esclarecer um pormenor: quando falo de "canto" estou a referir-me apenas ao canto territorial dos machos (aquela sequência melodiosa assobiada que dura vários segundos). Não estou a referir-me aos chamamentos ("tac-tac" tipo máquina de escrever e outros sons monossilábicos), que podem ser ouvidos durante todo o ano e também pelas aves invernantes.

Em inglês, canto corresponde ao song; chamamento corresponde ao call.

Peço assim o favor de me confirmarem a que tipo de som se estão a referir.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por thysvalkenburg Seg Dez 06, 2010 10:22 am

Olá Gonçalo,

Estamos a falar do canto (song) mesmo e não do chamamento, e eu também estou seguro que se tratam de individuos que não são nidificantes, porque os sítios onde as oiço não tem a presença de S. atricapilla na época de nidificação.

Abraços
Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Simon Wates Seg Dez 06, 2010 10:35 am

Obrigado Thijs! É isso mesmo! Na maioria dos pontos de escuta que tenho realizado no SW Algarve em Outubro, Novembro e Dezembro oiço eles a cantar - tipo tudilu - putiludedidetu etc...... Embarassed

Abraços

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 06, 2010 11:57 am

Hum, interessante, de facto, pois na zona de Lisboa não ouço a espécie a cantar nos sítios onde é exclusivamente invernante...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Helder Vieira Seg Dez 06, 2010 12:28 pm

Simon Wates escreveu:Obrigado Thijs! É isso mesmo! Na maioria dos pontos de escuta que tenho realizado no SW Algarve em Outubro, Novembro e Dezembro oiço eles a cantar - tipo tudilu - putiludedidetu etc...... Embarassed

Abraços

Simon

lol! lol! lol!
Sorry Simon (Gonçalo e Thijs), couldn't help it!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Simon Wates Seg Dez 06, 2010 1:08 pm

It's a lovely song Helder, lovely.

Happy to make you laugh| jocolor
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Helder Vieira Seg Dez 06, 2010 2:45 pm

Simon Wates escreveu:It's a lovely song Helder, lovely.

Happy to make you laugh| jocolor

Yes Simon, i totally agree with you.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 23, 2011 7:57 am

João Pereira escreveu:Também aconselho a por as Quinta das Conchas e dos Lilases na secção dos "Percursos", como é um dos espaços verdes com maior riqueza em aves de Lisboa. Eu costumo passar por lá e então sei quais são as espécies que mais aparecem.

Na Quinta dos Lilases há os normalíssimos patos-reais, melros, pardais e pombos, e, além disso, os periquitos-de-colar, chapins reais e azuis, pintassilgos, verdilhões e milheirinhas. É uma zona arborizada com vegetação herbácea densa mas com clareiras de tamanho considerável. Já várias vezes vi aqui pombos-torcazes.

A parte central da Quinta das Conchas é a menos interessante, por ter mais perturbação. Mesmo assim, nas árvores maiores costumam aparecer estorninhos-pretos, periquitos-rabijuncos, piscos, felosas e gaios. Nos dias de tempestade, o relvado costuma ficar repleto de gaivotas e também já lá vi uma garça-real. O lago maior tem, além dos patos-reais e alvéolas-brancas, quatro gansos-do-Egipto que lá se instalaram recentemente.

Além destas também há uma parte com estrato arbóreo e arbustivo densos, onde os pombos-torcazes são muito fáceis de ver, os gaios, rolas-turcas, chapins, felosas, trepadeiras, piscos (no Inverno), fringilídeos, toutinegras, melros, carriças são abundantes.
Quer aí quer no descampado que fica entre essa zona florestal e o aeroporto é vulgar estar um peneireiro-comum e muitas andorinhas (quer dos beirais quer das chaminés) e andorinhões. Também há aí fuinhas-dos-juncos e já por uma vez vi águia-de-asa-redonda.

Hoje eu e a Maria Elias demos uma volta pelo jardim da Quinta das Conchas e observámos a maioria das espécies que referes. Destaque para vários tentilhões (espécie pouco frequente em Lisboa, aparece apenas no inverno), um chapim-carvoeiro a cantar e para dois periquitões-de-cabeça-azul (Aratinga acuticaudata) que andavam a fazer muito barulho e voar de um lado para o outro, pousando sobretudo nos grandes eucaliptos (também havia lá um Psittacula krameri)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 26, 2011 4:39 am

O site Aves de Lisboa conta a partir de hoje com uma nova página, dedicada à Quinta das Conchas e dos Lilases.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por RuiCaratao Dom Fev 27, 2011 8:00 am

dois periquitões-de-cabeça-azul (Aratinga acuticaudata) que andavam a fazer muito barulho e voar de um lado para o outro, pousando sobretudo nos grandes eucaliptos (também havia lá um Psittacula krameri)

Será que os bichos ja criam, em Lisboa, Gonçalo????? No dia anterior, ou seja dia 22, vi um bando ruidoso de Conure de cabeça azul no Jardim Campo Mártires da Pátria com 6 aves.

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Fev 27, 2011 11:51 am

RuiCaratao escreveu:
Será que os bichos ja criam, em Lisboa, Gonçalo????? No dia anterior, ou seja dia 22, vi um bando ruidoso de Conure de cabeça azul no Jardim Campo Mártires da Pátria com 6 aves.

i

Boas

Provavelmente, embora todas as fotos que vi na net são de adultos/imaturos mas deve ser interessante ver quem ganha a guerra, o meu palpite é que são os P- de colar são mais e começam a criar mais cedo por outro lado os conures são maiores... vai ser giro, assumindo é claro que os conures conseguem estabelecer-se-
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 27, 2011 12:01 pm

RuiCaratao escreveu:
Será que os bichos ja criam, em Lisboa, Gonçalo????? No dia anterior, ou seja dia 22, vi um bando ruidoso de Conure de cabeça azul no Jardim Campo Mártires da Pátria com 6 aves.

Olá Rui,

No anuário 7, secção sobre exóticas, diz o seguinte:

Comentário: continuam a observar-se indivíduos e pequenos bandos desta espécie; contudo, embora muito provável, uma prova definitiva de reprodução em liberdade não foi ainda obtida.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por RuiCaratao Dom Fev 27, 2011 6:19 pm

Obrigado Gonçalo, a unica informação que tenho sobre esta especie em Portugal é a que consta no guia das exóticas...é pena não haver mais informação sobre as exoticas no avesdeportugal, sobretudo os registos, as aves que vi até podem ser do mesmo bando de 7 observado há já alguns anos atrás e referido no guia.


Pedro121 escreveu:Provavelmente, embora todas as fotos que vi na net são de adultos/imaturos mas deve ser interessante ver quem ganha a guerra, o meu palpite é que são os P- de colar são mais e começam a criar mais cedo por outro lado os conures são maiores... vai ser giro, assumindo é claro que os conures conseguem estabelecer-se-

Não percebi muito bem o que querias dizer com guerra entre eles, mas então não há confirmação da reprodução dos Psittacula????
Sabes se as Arantingas criam em exterior em Portugal e em que altura do ano o fazem, será o mesmo periodo dos Psittaculas....ou seja quais os meses que devemos estar especialmente atentos a comportamentos reprodutores??

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por pedro121 Seg Fev 28, 2011 12:43 am

RuiCaratao escreveu:Não percebi muito bem o que querias dizer com guerra entre eles, mas então não há confirmação da reprodução dos Psittacula????
Sabes se as Arantingas criam em exterior em Portugal e em que altura do ano o fazem, será o mesmo periodo dos Psittaculas....

Guerra pelo ninhos, os locais adequados são limitados e já que ambos ocorrem nos mesmos parques e os krameri começam a criar mais cedo podem ser um factor limitante para a reprodução das conures, estas devem começar a criar em Março, em cativeiro pelo menos o período vai de Março a Julho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por RuiCaratao Seg Fev 28, 2011 5:58 am

Já percebi Pedro, a questão dos ninhos disponiveis... eu é que não fui la muito explicito, mas respondeste ao que eu queria saber. Estava-me a referir à reprodução em exterior mas em cativeiro. Se as aves criam em viveiros exteriores, no nosso clima, não há razão para não terem uma época reprodutiva semelhante nos jardins de Lisboa, certo?
Pode-se esperar essa mesma época reprodutora de Março a julho para os Poicephalus??

Com pouco esforço de observação, por parte do pessoal do forum que vive ou frequenta Lisboa e arredores, talvez se consiga saber mais......o caso dos Poicephalus senegalensis (Periquito da Guiné, ou Massarongo), é talvez mais complicado, são muito elusivos, e não se deixam ver facilmente no meio da folhagem, e quando voam parecem um tiro, mas vocalizam quase sempre e denunciam a sua presença.
De manhã e ao fim da tarde vocalizam imenso, e é talvez a melhor altura para os localizarmos.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por pedro121 Seg Fev 28, 2011 8:21 am

Os Senegais criam muito mais cedo, inicio de janeiro em alguns casos, o facto de criarem tão cedo vai ser provavelmente um problema para eles, para alem de terem menos comida diponivel tambem vão ter problemas com as temperaturas baixas.


ps: tanto as crias dos senegais como dos conures são possíveis de identificar pela cor dos olhos e pela plumagem mais baça quando comparado com os adultos, para alem disso tem um aspecto de "bebe" facilmente reconhecível, um acompanhamento dos bandos a partir de Março pode permitir a detecção de crias e esclarecer o estatuto destas espécies.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por RuiCaratao Seg Fev 28, 2011 10:16 am

Pedro121 escreveu: Os Senegais criam muito mais cedo, inicio de janeiro em alguns casos

Estas a falar de casais mantidos em viveiros de exterior em Portugal, certo???, porque se for indoor, muda o caso de figura, ou não???. Tinha a ideia que a maior parte dos Poicephalus eram mantidos em indoor.

Para alem de acompanhar os bandos seria interessante detectar aves aos pares, possíveis ninhos, e detectar posturas com sucesso ou crias


cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por pedro121 Ter Mar 01, 2011 3:29 am

[quote="RuiCaratao"]
Pedro121 escreveu:
Estas a falar de casais mantidos em viveiros de exterior em Portugal, certo???, porque se for indoor, muda o caso de figura, ou não???. Tinha a ideia que a maior parte dos Poicephalus eram mantidos em indoor.
i

Pois, indor não faço ideia, nem tenho a certesa sobre a epoca de criação dos restantes membro do genero, agora os senegais em outoddor fazem uma postura logo no inicio do ano, alias devem estar agora com crias.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por RuiCaratao Ter Mar 01, 2011 8:30 am

Hummmmm...... scratch Periquitos da Guiné já com crias!!! ok , tenho de ver se os vejo, agora é a altura certa.
Segunda a bibliografia tambem os Psittacula em Inglaterra começam a época reprodutiva em Janeiro.

Deixo aqui um apelo para quiser contribuir com observações (Espécie, nº de aves, local, Hora, direção do voo, etc.), e assim se tentar perceber os movimentos das aves e potenciais locais de nidificação vs alimentação.
Deixo aqui tambem ao Gonçalo a pergunta se seria interessante criar um tópico novo para o registo das observaçoes e discussão das mesmas.

cumps,

Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lisboa - Página 3 Empty Re: LOCAL: Lisboa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos