Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eu vi um Cuco...!

5 participantes

Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Carlos Pereira Qui Jul 26, 2007 1:40 pm

Pois é... Foi ontem em Santana. E era um macho adulto de Cuculus canorus.

Estava a trabalhar - ça existe! - quando me passa «aquilo» à frente. Ainda disse: «Um Gavião!»(valeu-me que estava só e ninguém ouviu...), mas depois retomei o bom trilho. O pássaro foi pousar num poste de telefone perto da estação de serviço da Galp(passe a publicidade). A dúvida era se havia algum «americano» muito parecido. Não há(há um asiático),mas acabou por deixar aproximar-se a uma distância que dissipou qualquer dúvida...

Foi o meu primeiro cuco «açoriano». Que andava ele por aqui a fazer, nesta altura, é algo a que não sei responder.
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Carlos Pereira Qui Ago 02, 2007 11:37 am

Afinal incorri em publicidade enganosa. A estação de seviço onde o Cuco foi pousar era da BP. Imperdoável. Mas a espécie observada foi mesmo um Cuco.

De resto, foi hoje, ao passar novamente pelo local, que dei pelo erro. E, já agora acrescento, não voltei a ver o «ladrão»...
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Ago 04, 2007 1:01 pm

Viva Carlos,

Interessante observação, sem dúvida!

Já agora, podes esclarecer como chegaste à conclusão que o cuco era um macho?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Carlos Pereira Seg Ago 06, 2007 4:04 am

Olá Gonçalo,

bem, o que eu vi mesmo, primeiro que tudo foi um «Gavião» macho...

Passado esse infeliz momento a coisa metamorfoseou-se definitivamente em Cuco. Macho porque era cinzento. Embora saiba que também há fêmeas nesses tons...

É claro que, a juntar à minha experiência continental com a espécie, apenas tenho como «bengala» o Collins. Falta-me aqui a imensa biblioteca temática do Mestre Elias(não fosse o excesso de bagagem aérea pago a peso de ouro e os humildes alfarrábios deste escriba chegariam para se «defender»).

Finalmente, acabei por ver a ave pousada durante bastante tempo(fui eu que desisti primeiro). E foi então que consultei o Collins, vis-à-vis com o pássaro em análise. Não cantou, nem tal seria de esperar, no entanto na altura não tive dúvidas de que estava perante um macho adulto.

Um abraço

Carlos
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 06, 2007 4:34 am

Carlos Pereira escreveu:Macho porque era cinzento. Embora saiba que também há fêmeas nesses tons...

Hum...

Segundo sei, regra geral tanto os machos como as fêmeas são cinzentos. E como tal não são distinguíveis visualmente. Ou estarei enganado?

Há de facto uma forma vermelha das fêmeas mas pelo que sei é muito rara (em toda a vida vi duas fêmeas pertencentes a essa forma).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Carlos Pereira Seg Ago 06, 2007 5:17 am

Bem,

não seria tão assertivo ao dizer que a «forma vermelha das fêmeas» é «muito rara». De facto já observei fêmeas dessa cor em diversas ocasiões, curiosamente, sempre a norte do Tejo(talvez por a espécie aí, de modo geral, ser mais comum).

Depois, repito, a minha «bengala» foi o guia de aves do Killian Mullarney, Lars Svensson... E, de facto, segundo este guia, mesmo não havendo um dimorfismo sexual muito evidente, quando ambos os sexos são aves cinzentas, ainda assim, ela existe. Principalmente na zona da garganta até ao peito.

Um abraço

Carlos
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 06, 2007 6:56 am

Olá outra vez,

Carlos Pereira escreveu:Bem,

não seria tão assertivo ao dizer que a «forma vermelha das fêmeas» é «muito rara».

Posso referir que a afirmação de que a forma vermelha é rara não é minha, mas sim do BWP, cujo conteúdo passo a transcrever:

(2) Rufous morph. Rare. Strikingly different, having upperparts rich chestnut, broadly barred black except on rump; face, throat, and breast warm buff, rest of underbody buff-white, all narrowly barred black. Flight-feathers black-brown, prominently barred chestnut. Tail-feathers barred black and chestnut, broadly tipped white. Underwing also tinged buff. bill of adults dark horn, with pale green or yellow base to lower mandible; eye and eyelids bright yellow; legs and feet yellow.

O advérbio "muito" foi pormim adicionado e essa adição introduz porventura um grau não quantificável de rareza; porém, lá que a forma é rara, parece-me uma facto inquestionável, sendo suportado por referências bastante sólidas.

Quanto à identificação das fêmeas cinzentas:

Carlos Pereira escreveu:De facto já observei fêmeas dessa cor em diversas ocasiões, curiosamente, sempre a norte do Tejo(talvez por a espécie aí, de modo geral, ser mais comum).

Depois, repito, a minha «bengala» foi o guia de aves do Killian Mullarney, Lars Svensson... E, de facto, segundo este guia, mesmo não havendo um dimorfismo sexual muito evidente, quando ambos os sexos são aves cinzentas, ainda assim, ela existe. Principalmente na zona da garganta até ao peito.

Não digo que não haja diferenças. O próprio BWP refere isso. Mas o meu amigo apenas referiu que a ave era um macho porque era cinzenta. Não fez referência às alegadas diferenças que agora menciona.

E sobre este assunto permito-me transcrever novamente o conteúdo do BWP:

ADULT FEMALE
(1) Grey morph. Common. Usually differs from male in slightly browner upperparts, indistinctly barred, buff-toned breast, or additional buff-brown, black-barred band round chest and shoulders; some indistinguishable.


Resumindo e baralhando: o próprio Cramp descreve a existência de diferenças mas ao mencionar explicitamente que algumas fêmeas são indistinguíveis dos machos deixa claro que este critério de identificação de sexos não pode ser utilizado com segurança.

Penso eu de que... Cool

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Carlos Pereira Seg Ago 06, 2007 7:51 am

Viva,

bem, se apenas referi o facto de a ave ser cinzenta tal deveu-se a que na altura me pareceu suficiente, até porque não estava a fazer um descrição para um CPR... Mas claro, sou escrupuloso com as minhas observações, e nunca teria a leviandade de afirmar(pelo menos sob tantos olhares) tratar-se de um macho só pela cor. Tive outros critérios em consideração, como já adiantei anteriormente.

Quanto ao Cramp, não tenho desculpa, pois até que tenho aqui o BWP, oferecido por um «velho» amigo(e a quem muito agradeço, esteja ele onde estiver). E o Cramp é o Cramp. Mas lá que já observei fêmeas ruivas em diversas ocasiões isso é um facto inquestionável...

Talvez as fêmeas e os machos sejam muito difíceis de distinguir. E percebo agora que o são de facto em inúmeras ocasiões. Mas nem sempre. Faz isto lembrar-me velhas «pegas» que tive em tempos - e, juro, não quero estender esta discussão - acerca da identificação de sexos e idades de Circaetus gallicus e Pernis apivorus. E a bibliografia com que cada um esgrimia em Sagres(oh nostalgia!).

Um abraço

Carlos
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Arade Qua Ago 08, 2007 10:49 am

Em relação á ocorrência de fêmeas ruivas no Algarve, até ao momento só observei uma, perto do Azinhal (Castro Marim) na Primavera de 2007. Isto no meu ainda relativemente curto período de vida, corresponderá a uma percentagem muito reduzida. A grosso modo, terei observado eventualmente mil cucos! Acho que a ocorrência de exemplares ruivos será de pelo menos 1 em 1000 (isto é apenas um exercício muito, mas mesmo muito, expeculativo).
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 08, 2007 11:19 am

Arade escreveu:A grosso modo, terei observado eventualmente mil cucos!

Tens de aplicar uns descontos:
- todos os que ouviste mas não viste
- todos os machos, uma vez que apenas as fêmeas podem ser ruivas.

Será que já viste efectivamente vistas mais de mil cucas? Cool

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Carlos Pereira Qua Ago 08, 2007 4:04 pm

Bem, sem querer iniciar aqui uma daquelas competições que, segundo as mulheres - é atentar no olhar divertido e piedoso com que nos olham nestes momentos, como quem diz: tão básicos...! -, é tão característica dos «machos», a verdade é que já observei cucas ruivas em diversas ocasiões. Nunca me preocupei muito em quantificar(e agora lamento-o); é até provável que esteja a sublimar, pois sabemos como a memória pode ser traiçoeiramente selectiva consoante as conveniências; no entanto ainda no ano passado, em Junho/Julho, pelas serras do nordeste transmontano, quando pelo sul já quase nada piava a Primavera estava ao rubro por aquelas paragens. E, em variadíssimas ocasiões, observei machos e fêmeas muito animados, perseguindo-se. E vi algumas fêmeas ruivas. Não consigo jurar quantas: podem ter sido uma, duas, três...
É verdade que no Norte de Portugal a espécie é, de modo geral, muito mais comum do que no sul; é também verdade que estive nesses dois meses, todos os dias no campo, e esse facto por si só pesa muito no jogo das probabilidades.

Dito isto, e face ao que já aqui se debateu sobre, não consigo de facto ter muitas certezas de modo a apresentar percentagens. Razão tem aquele meu amigo que enche o seu caderninho de campo com anotações do género: quantos dos chascos-ruivos observados têm ou não mascarilha ou quantas águias-calçadas são de fase escura ou intermédia... Pormenores a que alguns não dão atenção, mas que se podem - nunca se sabe quando - revelar muito úteis.
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Arade Qui Ago 09, 2007 3:28 am

O minha estimativa é meramente especulativa e serve apenas para demonstrar a grande raridade que constitui a observação de fêmeas ruivas na região algarvia.
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 09, 2007 7:14 am

Carlos Pereira escreveu:E, em variadíssimas ocasiões, observei machos e fêmeas muito animados, perseguindo-se. E vi algumas fêmeas ruivas. Não consigo jurar quantas: podem ter sido uma, duas, três...

Daqui se conclui que "algumas" pode significar apenas "uma" Cool

Se calhar o tema do tópico deveria passar a ser "Eu vi uma cuca" Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 24, 2007 7:01 pm

Ó pessoal...
Quando observo um Cuco Cuculus canorus, apenas registo a espécie.
O sexo é apenas um factor a registar quando existe comportamento que assim o identifique.
Sinceramente (confesso) não tenho "pachorra" para estar a tentar definir o sexo de um Cuco quando este não se manifesta.
Quando existe vocalização ou se observa 2 individuos em conjunto, claro que não é difícil definir o sexo, mas quando se observa um exemplar em voo que não diz "nem ai nem ui", dou os parabens pelo "masoquismo" de quem se aventura a tentar definir o sexo do mesmo. Como já referi atrás, não tenho "pachorra"...

Em relação a femeas "acastanhadas", gostaria de mencionar que já tive umas 4 ou 5 observações (não tenho a certeza, mas também não me apetece nada andar a revolver a casa à procura dos livros de campo...) em anos consecutivos.
O que é certo é que desde 1995 não tenho qualquer observação de indivíduos com esse padrão a norte do Tejo ( provavelmente é azar...).
Ora sendo este fenótipo relativamente raro ( presume-se que genéticamente recessivo), o facto de se observar este padrão de côr com alguma assiduidade em determinadas zonas, apenas se pode especular que determinada população estival de Cucos de uma determinada região terá alguma propensão genética para esse tipo de coloração.
Corrijam-me se estiver errado.

PS: Isto partindo do pressuposto que os Cucos adultos e seus descendentes têm alguma fidelidade aos locais de nidificação e/ou natalidade.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 05, 2014 12:47 pm

Repescando este tópico muito mas mesmo muito antigo (tem mais de sete anos)...

Ao vasculhar os meus cadernos de campo encontrei uma observação de uma cuca ruiva no paul do Boquilobo em 2-Ago-1994.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por João Tomás Qua Nov 05, 2014 6:04 pm

Ainda estou à espera do dia em que verei uma cuca ruiva x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Eu vi um Cuco...! Empty Re: Eu vi um Cuco...!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Cuco
» Cuco
» Cuco
» Cuco????
» Cuco

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos