Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

+25
António A Gonçalves
José Freitas
Helder Vieira
Paulo Alves
dleitao
Georg Schreier
Paulo Belo
conspicillata
Júlio Neto
Francisco Bernardo
thysvalkenburg
Luís Venâncio
scirpaceus
Paulfer
Agostinho Gomes
Paulo Lemos
João Tomás
Carlos Pacheco
VozdoBerço
pedro121
Pedro Lopes Moreira
PNicolau
Luis Silva
cardosohelder
Gonçalo Elias
29 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 2:28 pm

ok vou falar com o Frade para fazer uma primeira divulgação no grupo, isso servirá para testar a potencial adesão.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Seg Jan 05, 2015 2:37 pm

Sou voluntário para cobrir (e, de preferência, ajudar a cobrir) a Ria de Aveiro, onde o trabalho seria mais profícuo se feito por vários. Vou estar atento a este tópico e a torcer para que tudo se consiga organizar.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 05, 2015 6:36 pm

OI! Vi há pouco este link num mural do facebook e achei interessante complicar mais um pouco.

Já observei esta espécie em vôo ou acossada de variados habitats aqui no Litoral Oeste (Peniche-Nazaré) e não só perto de água. O grosso dos movimentos testemunhados, devido a questões de disponibilidade e talvez só por acaso, foram especialmente entre a lagoa e o paul. Considerando que estas não são as únicas zonas por onde se movimenta, e mesmo que as restantes (incluindo entre as 2 zonas apontadas) possam ser apenas locais de passagem ou de menor regularidade, os trajectos onde as observei acabam por ser sobrevoados também e habitualmente por outras espécies associadas ao biotopos em comum (ou análogos).
Alguns trajectos são vulgarmente coincidentes entre certas espécies que se deslocam entre habitats palustres e afins, e estão assim identificados com alguma precisão para algumas espécies nidificantes, talvez menos para as "outras" mas ainda assim o suficiente para me parecer "normal" a observação de uma pesqueira em voo, longe de água... e, aparentemente, desloca(m)-se com alguma regularidade, quiçá várias vezes ao dia e quase sempre depressa. No geral, conforme o clima, tambem as gaivotas, corvos marinhos, garças, “limicolas”, Riparia, etc, usam trajectos mais ou menos definidos (ou digamos os habituais, a diferentes altitudes, etc, conforme espécies ou condições), sendo as garças as aves mais propensas a se deslocarem em linha recta ou "o mais recta possivel" (e raramente se desviam sobre a cidade), e apesar de algumas limicolas ou espécies gaivotas escolherem, as segundas sem parar nos "entretantos", linhas menos rectas sobre varzeas como por exemplo ao longo do Rio da Cal, passando pelos limitrofes da cidade (enquanto outras como a pesqueira e os tartaranhões, garças, corvos marinhos, etc) seguem por linha mais recta, menos selecta por habitat mas ainda assim um tanto selecta, pelos corredores habituais.
Numeros de pesqueira por cá, não faço a minima ideia e nunca soube, em qualquer dos anos passados (pode ser uma ou várias). Noutras espécies, rapinas incluidas, cujos individuos por qualquer razão identifico bem (especialmente se se confinam como nidificantes), terei numeros bem mais aproximados do que no caso grande rapina “aparentemente vistosa e demasiado vista como confinada a imediações de zonas com peixe". Houve tempos em que estive atento em alguns locais, e entre os mesmos, mas sem consegui identificar com elevada precisão os seus movimentos e muito menos os números. Notando também que podem passar grande parte do tempo longe de água, ou até escondidas/pousadas num pinhal ou eucaliptal desolado para descansar(?), nem poderei concluir que se deslocavam se as vejo aé em voo, apesar de alguns trajectos mais "típicos" sugerirem que sim quando a vejo no ar. Ao assistir ao abandono de uma zona em direcção a outra também não me permite conclusão definitiva: quem sabe não mudou de direcção ao perde-la de vista ou voltou para trás? O pior é saber que ficam inactivas, "preguiçosas num poleiro escondido" em certos dias e não se observam (se topadas, apenas por denuncia de gralhas, etc). A conspicuidade parece-me assim também muito variável, não só os movimentos.
Cheguei a ver um exemplar de Pandion sobre as caldas a baixa/média altutide (2x ou 3x o Hotel Cristal Caldas), local onde morava (na altura tinha uma ave na varanda que dava o alarme a cada rapina que cruzasse o horizionte visível.. e lá ia eu a correr Very Happy) talvez estivesse entre deslocações ou a recorrer a correntes térmicas (nem sempre em circulos mas quase, em voo lento com bastantes curvas), ou seguindo as gaivotas que por aqui passam há anos, por diversas razões.
Refira-se que o espaço/tempo a percorrer em linha recta entre Lagoa e S. Martinho é "nada", um instante num vôo decidido. Lembro-me por exemplo dos Perna-longa em 2005, quando perderam o seu nicho habitual na lagoa devido á seca recorrendo ao areeiro junto da ETAR para criarem (sem sucesso nesse ano), deslocando-se regularmente, como "flechas", desse ponto para outros mais a Norte (para se alimentarem?), zonas bem para lá do Paul que me custaram a identificar. Faziam-no tanto de dia como de noite (especialmente durante a noite ouviam-se de passagem), em grupos ou solitariamente, e nem sempre pelo mesmo trajecto. Sozinho, nunca cheguei a perceber o que faziam 24h por dia, e mesmo se tivesse tido ajuda (de pessoas ou de um belo plano), ainda assim acho que não seria fácil perceber tudo. A pesqueira poderá movimentar-se de noite também? (Algumas rapinas como o açor ou buteo são activas de noite, ou ao crepúsculo, já ou ainda bem escuro.
De dia, de um ponto elevado com equipamento optico será mais fácil “contornar” falsos registos de individuos de pandion numa pequena região/habitat, mas decerto não haverá pontos assim TÃO elevados ou equipamentos milagrosos junto a todos os pontos alagados do país e esta ave parece-me (parece) esticar-se em grandes territórios "provisórios" durante a invernada... mais do que a nossa vista ou lentes possam alcançar. Quiçá com ajuda de fotografia ou estreito contacto entre observadores em tempo real e ajuda se por acaso as aves estiverem anilhadas?
Como exemplo de como pode ser difícil, na época passada estive no campo com o Jorge Vicente a partir de um ponto cimeiro sobre um grande vale. Daí pareceu relativamente fácil seguirmos alguns movimentos de uma fêmea açor adulta, fora da época de cria. Subitamente, e num ápice, ela percorreu imensa distancia num par de minutos, sobre campos abertos e "obstáculos" tão imponentes como uma povoação (em pleno trajecto), ao longo de vasto território onde poderiam facilmente inserir-se 2-3 territórios de cria (ou de facto, que não o dela), e sem dúvida coincidir “n” habitats favoráveis para a espécie se sentir segura durante todo o ano (se alguem a visse).
Lá de baixo, quem diria que era a mesma ave? (quem a visse...).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Qua Jan 07, 2015 11:58 am

Decorridos dois dias do lançamento do desafio de contabilizar o número de águias-pesqueiras que invernam em território nacional, já contamos com 27 voluntários, espalhados de norte a sul (sendo o sul o território que ainda precisa de um grande reforço de observadores). Em meu nome e do Gonçalo Elias agradecemos a todas as pessoas que já se voluntariaram para o dia da Águia-pesqueira, que decorrerá no dia 24 deste mês. Por fim, aqui fica o convite para todos aqueles que gostam de ir para o campo observar aves, dos mais experientes aos que ainda estão a começar, de norte a sul, do interior até ao litoral, o mais importante é não faltarem a esta actividade Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Reforços!

Mensagem por Agostinho Gomes Qua Jan 07, 2015 12:35 pm

Vou tentar arranjar reforços para Castro Marim só para ter a certeza que é 1 ou 2 pesqueiras que cá andam. A minha dúvida é que a semana passada, observei a pesqueira em dois pontos diferentes da Reserva de Castro Marim num intervalo de tempo de meia hora... pode ser a mesma, mas também pode não ser
Agostinho Gomes
Agostinho Gomes

Número de Mensagens : 3
Idade : 60
Local : Castro Marim
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Jan 07, 2015 12:36 pm

Eu em princípio também participarei. Quanto ao local, fico à espera de ver a lista dos voluntários já distribuídos e irei para um "buraco". Certamente ficarão muitas áreas potenciais por cobrir.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 07, 2015 12:44 pm

Carlos neste momento a região que está com mais falta de voluntários é o Alentejo (tanto no litoral, especialmente no estuário do Sado, como nas albufeiras de interior).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Paulfer Qua Jan 07, 2015 1:06 pm

Mas já existe lista de voluntários?
Eu tb posso ajudar
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 07, 2015 1:08 pm

Sim o João Tomás (membro deste forum) está a fazer a compilação de voluntários.

Em que zona poderias ajudar Paulo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Paulfer Qua Jan 07, 2015 1:13 pm

O que indicarem:
Ria de Aveiro
Rio Mondego
Barragem da Aguieira
Pateira de Fermentelos
Outro local pela minha zona
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 07, 2015 1:22 pm

Na Ria de Aveiro creio que já há algumas pessoas.

No estuário do Mondego não tenho a certeza, por isso seria uma possibilidade.

Outras hipóteses de sítios (que não sei se costumam ter pesqueiras): lagoas de Quiaios e lagoa + barrinha de Mira.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por scirpaceus Qua Jan 07, 2015 2:20 pm

No dia 19 vou ao Estuário do Mondego fazer as contagens para a Wetlands / ICNF e no dia 20 faço todas as lagoas entre a Figueira da Foz e Vagos e posso registar as observações desta espécie, que aliás, no ambito destas contagens a nivel nacional, são sempre registadas.

Abraço
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 07, 2015 2:35 pm

Olá Paulo,

Eu tenho noção que as observações de Pandion são registadas nas contagens de invernantes, no entanto daquilo que vi nos relatórios os totais parecem-me sempre muito baixos (o que poderá ser um reflexo de estas contagens serem maioritariamente direccionadas a outros grupos de aves, nomeadamente anatídeos e limícolas).

Por curiosidade fui consultar os relatórios de 1994, 1995 e 1996 (os mais recentes que estão disponíveis online), aqui ficam os dados respectivos:


1994:
Minho 1 - Tejo 3 - Sado 2 - Outros 6 ------> TOTAL = 12

1995
Sado 2 - Outros 3 ------> TOTAL = 5

1996
Boquilobo 1 - Tejo 1 - Outros 2 ------> TOTAL = 4


Com base na informação actualmente disponível, estou convencido que chegaremos a valores bastante superiores. Vamos ver Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por scirpaceus Qua Jan 07, 2015 2:39 pm

Acho que estes registos vão passar a ser directamente inscritos no site da Wetlands pelos observadores (era para ser assim este ano, mas sinceramente não faço ideia de quando). Entretanto vou ver se consigo dados mais recentes.

Normalmente no Estuário do Mondego, conforme disse o Luis Silva, observam-se 3 ind, por vezes 4.

Abraço
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 07, 2015 2:43 pm

Se conseguires dados mais recentes agradeço, julgo que não foram publicados, ou estou enganado?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 08, 2015 7:35 am

Há dois dias fui alertado pelo Nuno Barros para a presença de uma águia-pesqueira na ribeira de Aljezur. Hoje numa visita ao local verifiquei que a ave continua por lá.

Tendo em vista o censo do próximo dia 24, este registo é interessante porque põe em evidência que as águias-pesqueiras não invernam apenas nas zonas húmidas de maior dimensão, podendo ocorrer em locais relativamente pequenos, como é o caso deste.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Luís Venâncio Qui Jan 08, 2015 9:59 am

Posso assegurar as albufeiras do Caia e do Abrilongo, ambas no distrito de Portalegre. Na primeira é habitual invernarem 1 ou 2 inds., mas na segunda costumam ocorrer apenas nas migrações.
PS - Grande pincel isto do fórum estar noutro fuso horário!

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Qui Jan 08, 2015 10:12 am

Luís já agora onde fica a Albufeira do Abrilongo? podes colocar aqui no maps sfvr? Para o Caia já estavas apontado Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 08, 2015 10:19 am

Luís Venâncio escreveu:PS - Grande pincel isto do fórum estar noutro fuso horário!

Olá Luís,

podes corrigir isso procedendo da seguinte forma:

1. Na barra superior clicas em perfil
2. No menu que aparece escolhes preferências
3. No fundo da página tens a opção fuso horário, escolhes Lisbon (UTC +00:00)

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Luís Venâncio Sex Jan 09, 2015 5:01 am

João Tomás escreveu:Luís já agora onde fica a Albufeira do Abrilongo? podes colocar aqui no maps sfvr? Para o Caia já estavas apontado Smile

O Abrilongo fica cerca de 9 km a N do Caia, na fronteira com Espanha. OK!  Smile

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Luís Venâncio Sex Jan 09, 2015 5:03 am

Gonçalo Elias escreveu:
Luís Venâncio escreveu:PS - Grande pincel isto do fórum estar noutro fuso horário!

Olá Luís,

podes corrigir isso procedendo da seguinte forma:

1. Na barra superior clicas em perfil
2. No menu que aparece escolhes preferências
3. No fundo da página tens a opção fuso horário, escolhes Lisbon (UTC +00:00)

1 abraço,
Gonçalo

Obrigado, Gonçalo, mas fazer login cada vez que quero dar uma espreitadela para ver se há algo que me interesse também é um pincel... Very Happy

Abraço, Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 09, 2015 5:12 am

Luís Venâncio escreveu:
Obrigado, Gonçalo, mas fazer login cada vez que quero dar uma espreitadela para ver se há algo que me interesse também é um pincel... Very Happy

Abraço, Luis

Não é necessário fazer login para ler o forum.

Pelo que percebo, a questão que levantas é que se não fizeres login a hora está "errada", é isso?

De qualquer forma, eu nunca faço login, porque activei a opção de login automático, assim de cada vez que abro o forum já estou logado Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por pedro121 Sex Jan 09, 2015 5:14 am

Gonçalo Elias escreveu:
De qualquer forma, eu nunca faço login, porque activei a opção de login automático, assim de cada vez que abro o forum já estou logado Smile

Sim, eu também.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Luís Venâncio Sex Jan 09, 2015 9:07 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pelo que percebo, a questão que levantas é que se não fizeres login a hora está "errada", é isso?

Sim, é essa a questão. Não queria memorizar a password no trabalho e faz-me "espécie" a hora ser outra que não a "nossa", mas tá-se bem! Vamos contar pesqueiras, milhafres-reais e grous, tudo no mesmo fim-de-semana!
Abraços, Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 09, 2015 9:17 am

Pois, quando não se está logado a hora 'default' é outra, imagino que seja programada pelos servidores onde o forum está alojado, mas essa não é possível alterar...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? - Página 2 Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos