Estorninho preto
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Rui Dias Pereira- Número de Mensagens : 1754
Re: Estorninho preto
Estorninho-preto
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:Estorninho-preto
Corrigido.
Thanks
Gonçalo Elias escreveu:Estorninho-preto
Confesso que tenho algumas dúvidas neste estorninho.
As orlas das penas das asas parecem (isto porque a posição da ave não permite ver melhor) relativamente largas e de um tom mais creme que branco. As coberturas infracaudais apresentam também orlas relativamente largas. E aqueles laivos esverdeados tão extensos e evidentes na plumagem fazem-me lembrar mais um Sturnus vulgaris em plumagem de transição.
Cumprimentos,
Matthias
A questão que levantas é pertinente Matthias.
Admito que pensei num estorninho-preto um bocado atrasado na muda, mas a verdade é que pode ser um estorninho-malhado muito adiantado (no entanto convém não esquecer que nesta altura a maioria dos estorninhos-malhados apresenta pintas brancas muito grandes, o que não é o caso desta ave).
Admito que pensei num estorninho-preto um bocado atrasado na muda, mas a verdade é que pode ser um estorninho-malhado muito adiantado (no entanto convém não esquecer que nesta altura a maioria dos estorninhos-malhados apresenta pintas brancas muito grandes, o que não é o caso desta ave).
Gonçalo Elias escreveu:A questão que levantas é pertinente Matthias.
Pois a questão do tamanho das “pintas”. Não referi este aspecto porque as pintas não são de facto grandes. Quando elas são grandes tenho em consideração esse aspecto para identificar o estorninho como sendo vulgaris. Quando elas não são tão grandes, tenho em conta outros aspectos para a identificação. Julgo que já tivemos esta discussão das “pintas” e tenho impressão (digo impressão porque não tenho suporte bibliográfico para sustentar o que estou a dizer) que o tamanho destas pode estar relacionado com vários aspectos, nomeadamente o sexo, a idade ou mesmo diferentes fases nas mudas. Na altura terás dito que irias consultar bibliografia para verificar a minha “impressão”.
Junto alguns links com imagens de Sturnus vulgaris em que o tamanho das “pintas” em indivíduos em plumagem de transição (ou com a muda muito avançada) se assemelha às pintas do estorninho da fotografia colocada neste tópico.
http://www.allaboutbirds.org/guide/PHOTO/LARGE/european_starling_9.jpg
http://www.allaboutbirds.org/guide/PHOTO/LARGE/european_starling_12.jpg
http://www.naturfotografie-radloff.de/galerie/voegel/star-sturnus-vulgaris-2.htm
Cumprimentos,
Matthias
Bem, estorninho-malhado.
Ora vejamos: numa visita à Ponta da Erva nesta altura, quantos estorninhos vemos parados em postes? Bem, um número razoável. E quantos desses são pretos? Bom, diria que menos de metade dos que se vêem nos postes. Agora, quantos desses pretos estão a uma distância fotografável e não fogem? Nenhum!
Portanto, o muito mais amigável S. vulgaris ganha!
Ora vejamos: numa visita à Ponta da Erva nesta altura, quantos estorninhos vemos parados em postes? Bem, um número razoável. E quantos desses são pretos? Bom, diria que menos de metade dos que se vêem nos postes. Agora, quantos desses pretos estão a uma distância fotografável e não fogem? Nenhum!
Portanto, o muito mais amigável S. vulgaris ganha!
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
A questão de os estorninhos fugirem não constitui, por si só, um critério de identificação fiável.
De qualquer forma, concordo que este poderá ser um S. vulgaris em "muda adiantada" (confesso que não me lembro se cheguei a consultar a bibliografia, mas vou ver se encontro alguma coisa).
Resta-me pedir desculpa ao Rui pela trapalhada que criei
De qualquer forma, concordo que este poderá ser um S. vulgaris em "muda adiantada" (confesso que não me lembro se cheguei a consultar a bibliografia, mas vou ver se encontro alguma coisa).
Resta-me pedir desculpa ao Rui pela trapalhada que criei
Gonçalo Elias escreveu:A questão de os estorninhos fugirem não constitui, por si só, um critério de identificação fiável.
Mas olha que não é de desprezar, os estorninhos em bandos são notoriamente desconfiados, mas os bandos de estorninhos-malhados podem ser muito confiantes, mais confiantes que os pretos residentes, e isto num parque urbano em que os pretos deveriam ser mais confiantes.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Não digo o contrário, por outro lado em certas áreas residenciais tens estorninhos-pretos que podem ser incrivelmente confiantes.
Não é o caso da Ponta da Erva.... Aqueles bichos são chatos.Gonçalo Elias escreveu:Não digo o contrário, por outro lado em certas áreas residenciais tens estorninhos-pretos que podem ser incrivelmente confiantes.
Acredito, mas uma regra que aprendi há muitos anos é esta: não se deve identificar aves exclusivamente com base em características comportamentais.
O que também não é o caso, Gonçalo. Usei mais essa característica como um clinching factor, até porque em termos de plumagem também me parece um vulgaris.Gonçalo Elias escreveu:Acredito, mas uma regra que aprendi há muitos anos é esta: não se deve identificar aves exclusivamente com base em características comportamentais.
Posso alimentar a conversa e a pesquisa e adicionar mais umas fotos. Ha algum angulo que vos permita perceber melhor alguma caracteristica identificadora?
Gonçalo, qualquer discussão neste forum é motivo de aprendizagem (pelo menos para mim) pelo que nao aceito as tuas desculpas pelo simples facto de nem sequer as teres de fazer. Agradeço, pelo contrário!
Gonçalo, qualquer discussão neste forum é motivo de aprendizagem (pelo menos para mim) pelo que nao aceito as tuas desculpas pelo simples facto de nem sequer as teres de fazer. Agradeço, pelo contrário!
Rui Dias Pereira escreveu:Posso alimentar a conversa e a pesquisa e adicionar mais umas fotos. Ha algum angulo que vos permita perceber melhor alguma caracteristica identificadora?
Uma foto da ave de lado em que seja possível ver as asas seria para provavelmente esclarecedora.
Cumprimentos,
Matthias
Deste "jovem" só mesmo assim.
Sim, mantenho a minha opinião, para mim é um Sturnus vulgaris, Estorninho-malhado.
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos