Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Libertação de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla)

2 participantes

Ir para baixo

Libertação de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla) Empty Libertação de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla)

Mensagem por Lúcia Lopes Qua Fev 18, 2009 8:21 am

CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens

O CERVAS vem por este meio informá-los de mais uma acção de devolução à natureza de uma ave recuperada neste centro:

20 de Fevereiro, 6ª feira
Libertação de uma Gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla)
10h00, Praia da Barra, Aveiro (ponto de encontro: junto ao Farol)
(antecedida por uma breve explicação sobre o trabalho desenvolvido no CERVAS e as características desta espécie)
Evento realizado com o apoio do Bionúcleo (Universidade de Aveiro)

Este é um caso de recuperação muito particular já que se trata de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla) recolhida por um particular no dia 4 de Fevereiro em Vide (Seia), por se encontrar muito debilitada. Trata-se de uma espécie quase exclusivamente marinha que não nidifica em Portugal (apenas passando ao largo da nossa costa) pelo que, para ser detectada neste local, eventualmente terá procurado abrigo contra o mau tempo subindo um rio, acabando assim por chegar à Serra da Estrela.
Concluído o processo de recuperação realizado neste centro, com o apoio do Parque Ecológico de Gouveia, é agora chegado o momento de devolver esta ave à Natureza.
Esta acção decorrerá no próximo dia 20 de Fevereiro, 6ª feira, pelas 10h00 na Praia da Barra. Este foi o local escolhido por ser adequado para a espécie, pela maior proximidade geográfica ao local onde a ave foi encontrada e recuperada e também pela possibilidade de divulgação e educação ambiental junto da Universidade de Aveiro e de outras entidades e população locais.


Após a libertação, irá também ser realizada uma saída para observação de aves marinhas e aquáticas, naquela zona e arredores (inclusivé Dunas de S. Jacinto). A entrada é livre. Os participantes são aconselhados a levar calçado e roupa confortáveis, binóculos e guia de aves e merenda para almoçar no campo.

Caso possam estar presentes neste evento, agradecemos a confirmação para este contacto ou através do nº 962714492.

--------------------------------------------------------------------------------------

PRÓXIMAS ACTIVIDADES:

Saída de campo para observação de aves - As Aves da Cidade: Gouveia, 21 de Fevereiro de 2009 (http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/115/DETID/3/default.aspx)

Curso de Medicina de Aves Selvagens (2ª Edição): Coimbra, 6 a 8 de Março de 2009 (http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/104/DETID/2/default.aspx)

Saída de campo para observação de aves - As Aves da Montanha: Gouveia, 21 de Março de 2009

Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres (7ª Edição): Gouveia e Seia, 27 a 29 de Março de 2009 (http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/114/DETID/1/default.aspx)


-----------------------------------------------

A Equipa do CERVAS


--
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.[u]

Lúcia Lopes

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libertação de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla) Empty Re: Libertação de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Fev 20, 2009 3:39 am



Ecologistas devolvem gaivota à natureza

De uma espécie que raramente aparece junto à costa, esta ave é hoje libertada na praia da Barra. Foi apanhada débil, mas já está recuperada

O CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) devolve, hoje, à natureza, uma ave recuperada. A acção tem lugar pelas 10 horas, na praia da Barra (junto ao Farol), contando com o apoio do Bionúcleo da Universidade de Aveiro (UA).
O CERVAS classifica este caso de recuperação como “muito particular”, já que se trata de uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla) recolhida por um particular, no início deste mês, em Vide (Seia), por se encontrar muito debilitada. Trata-se de uma espécie quase exclusivamente marinha, que não nidifica em Portugal (apenas passando ao largo da costa). A explicação do CERVAS para ter sido encontrada neste local é a de que a ave “terá procurado abrigo contra o mau tempo, subindo um rio, acabando por chegar à Serra da Estrela”. Com efeito, os ventos e a forte agitação marítima que assolaram a costa portuguesa serão os responsáveis pela presença massiva, na linha de costa, de espécies cuja distribuição habitual é no mar alto.
Além de centenas de gaivotas-tridáctilas que têm sido observadas sobre a rebentação, pousadas no areal, sobrevoando as dunas ou mesmo sob a forma de cadáveres, outras espécies igualmente raras pescam junto à costa. A dificuldade em obterem alimento e o cansaço estarão entre as causas prováveis destas deslocações até águas mais baixas.
Uma vez recuperada, esta ave está pronta para ser devolvida ao seu habitat natural. De acordo com o CERVAS, a praia da Barra foi o local escolhido para ser libertada, por ser “adequado para a espécie, pela maior proximidade geográfica ao local onde foi encontrada e recuperada e, também, pela possibilidade de divulgação e educação ambiental junto da UA e de outras entidades e população locais”.
Após esta acção, terá lugar uma saída para observação de aves marinhas e aquáticas, na mesma zona e arredores, inclusivamente nas Dunas de S. Jacinto. A entrada é livre e os participantes são aconselhados a levar calçado e roupa confortáveis, binóculos, guia de aves e merenda.


Fonte: http://www.diarioaveiro.pt/main.php?mode=public&template=frontoffice&srvacr=pages_13&id_page=5851
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos